Políticos ignoram usuários de crack no Brasil, diz pesquisador da Unifesp

Fonte: Marina Novaes

Especialista chama cracolândia de "experiência da legalização" e condena falta de plano

Apontado como um dos principais especialistas sobre o consumo de crack no Brasil, o médico e pesquisador da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Ronaldo Laranjeira é também um dos maiores críticos às políticas públicas de combate às drogas promovidas pelos governos brasileiros.

Para o médico, que conversou nesta sexta (7) com o R7 durante o 1º Simpósio Sul-Americano de Políticas sobre Drogas, que acontece em Belo Horizonte, a ausência de um plano para enfrentar a disseminação do crack no país é "apartidária" e se deve em grande parte pela falta de articulação política que os usuários de drogas têm, justamente por estarem debilitados.

– A população de usuários de drogas não se articula politicamente. […] E não é uma questão de motivação, mas é que às vezes ele [o dependente químico] teve um dano cerebral.

O psiquiatra lembra a importância da pressão social sobre os governantes quando a Aids começou a se expandir no país, na década de 80.

– Quando a Aids surgiu no Brasil, houve uma forte articulação política. Hoje o país é, talvez, o único a fornecer o coquetel de tratamento aos portadores da doença.

Cracolândia

Para Laranjeiras, a "incapacidade" do setor público em se posicionar sobre o uso de drogas é o que faz com que ainda existam "cracolândias" no país, onde o uso do crack é praticamente livre.

O médico, porém, alerta para o perigo na existência desses "bolsões de consumo do crack" nas cidades. Logo ao acompanhar alguns dos primeiros anos do consumo de crack em São Paulo, entre 1994 e 1996, ele descobriu que, em apenas dois anos, 13% dos usuários morreram.

– A cracolândia de São Paulo [localizada na região central da capital paulista] é a verdadeira experiência da legalização das drogas, colocada na prática. […] Que outra doença mata tanto?

Para o psiquiatra, que coordena a Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool em Drogas), embora existam diversas frentes de combate às drogas, falta uma política linear para pautar todos esses núcleos de enfrentamento. Isso, entretanto, custa caro. Ele questiona, porém, o que custaria mais caro aos cofres públicos: tratar, ou não, os usuários?

Estimativa feita com base em dados do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apresentado na última quarta (5) à Câmara dos Deputados revelou que o número de usuários de crack no Brasil está em torno de 1,2 milhão. O dado foi divulgado no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack.

Fonte: R7

+ sobre o tema

Átila Roque e a defesa dos direitos humanos no Brasil

O historiador e diretor-executivo da Anistia Internacional no Brasil,...

Ideli sobre redução da Maioridade: “Perdemos o primeiro Round”

"É uma batalha longa e difícil da qual perdemos...

Nojo de imigrantes pobres? Saiba que isso tem cura

Recebi a doce postagem abaixo em minha página no...

para lembrar

Carta de Salvador: Manifesto da Associação Juízes para a Democracia

Os membros da Associação Juízes para a Democracia, reunidos...

Crianças têm de ser educadas para uma cultura de tolerância e paz

Posto que as guerras nascem na mente dos homens,...

A favela precisa ser vista e ouvida

A importância de um veículo da envergadura e da...

Colorindo Memórias e Redefinindo Olhares: Ditadura Militar e Racismo no Rio de Janeiro

RELATÓRIO DE PESQUISA COLORINDO MEMÓRIAS E REDEFININDO OLHARES: Ditadura Militar e...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=