PORTO ALEGRE: Semana da Consciência Negra na ótica dos Lanceiros Negros Contemporâneos

Fonte:Piquete Laceiros Negros Contêmporaneos

 

 

A realização do Acampamento da Consciência Negra e da Cavalgada da Consciência Negra em sua 7ª edição já é um evento tradicional que está inserido na grande programação da Semana da Consciência Negra que ocorre no mês de novembro na cidade de Porto Alegre.

No Parque Estância da Harmonia, local onde ocorre o Acampamento da Consciência Negra acontecem inúmeras atividades educativas e culturais como palestras, exibição de filmes, espetáculos de música e dança, voltadas para crianças, estudantes e população em geral.

A Cavalgada da Consciência Negra é o grande evento de encerramento da programação. Essa cavalgada sai do Parque Estância da Harmonia e percorre aproximadamente 20 quilômetros pelas ruas de Porto Alegre, em um roteiro que privilegia os locais onde o negro esteve presente na história dessa cidade como o Largo da Forca, Pelourinho, Igreja das Dores, Mercado Público, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Colônia Africana, Praça Carlos Santos, etc.

Utilizando um sistema de convites, garantindo a representação de cavalarianos negros que sempre estiveram presentes na construção da cultura gaúcha, em inúmeras atividades campeiras nas estâncias do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, a Cavalgada da Consciência Negra é um evento aberto também a participação de cavalarianos de outras etnias.

O Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos, é formado por negros que se identificam com o gauchismo, não necessariamente com o tradicionalismo, que é uma construção da sociedade moderna mais recente, 1948, mas com aquela cultura gaúcha que foi construída desde o início do século XV, por espanhóis, pelos povos nativos, por portugueses e também por negros.

O Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos respeita os negros que expressam sua negritude usando o cabelo rastafari ou ainda a colorida bata tipo africana, os que curtem ou não um “reggae”, jamaicano, um samba ou um pagode, participam do movimento hip-hop, ou praticam a capoeira, ou ainda procuram a sua identidade em outras matrizes culturais africana, baiana, mas também quer ser respeitado como negros gaúchos ou gaúchos negros, visto que acreditamos que tudo o que foi construído neste estado tem o braço e a participação do negro, inclusive essa cultura gauchesca que se impõe hegemonicamente no Rio Grande do Sul.

 

 

Matéria Original:

+ sobre o tema

Governo, organizações e quilombolas se unem em defesa do Decreto n°4887/2003

Por Daiane Souza Quilombolas, órgãos públicos e instituições de todo...

Quilombolas deixam sede do Incra após passarem noite no local

Órgão se comprometeu a retomar diálogo sobre desapropriações no...

Seminário Educação 2011 marca o Ano Internacional do Afrodescendente

Evento com quase 3 mil inscritos vai até quarta-feira...

Consciência Negra programação Mato Grosso do Sul 2011

05/11 Feira da Agricultura Familiar de Furnas dos...

para lembrar

spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=