Porto Velho – Prefeitura participa de videoconferência do Senado sobre igualdade de gênero e raça

A Prefeitura de Porto Velho participou da mesa redonda “Dialogando sobre Gênero e Raça nas Instituições Públicas” realizada pelo Senado na última quinta-feira, 22. A palestra foi por meio de uma vídeoconferência no auditório do Interlegis, comunidade virtual do Poder Legislativo. Em Rondônia, a transmissão foi na Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa e, além da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), também participaram os representantes do Governo do Estado.

Por Joel Elias

O evento foi aberto pela 1ª vice-presidente da Casa, Marta Suplicy (PT-SP), junto com a diretora-geral Dóris Peixoto e da secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra. A secretária-adjunta da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, e professora titular do Departamento de Sociologia da UnB, Lourdes Maria Bandeira, apresentou o tema a “A perspectiva da Transversalidade de Gênero e Raça nas Políticas Públicas”.

Em seguida, o assessor especial da Secretaria de Igualdade Racial e doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Edson Cardoso, expôs o tema “Diversidade e Pluralismo: a Importância do Enfrentamento ao Racismo”. O evento encerrou com o tema “Racismo Institucional”, apresentado pela secretária de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal, Josefina Serra dos Santos.

No evento, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, expôs as ações desenvolvidas pelo município para o enfrentamento à desigualdade de raça e gênero, na capital de Rondônia, como a criação do Conselho Municipal Negro e as atividades alusivas ao “Dia de Zumbi” e também se colocou à disposição do Grupo de Trabalho criado pelo Senado para tratar da questão, além de aderir o programa de equidade de gênero, de iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o “Pró-Equidade de Gênero e de Raça” tem o objetivo de analisar a estrutura funcional da Casa.

A coordenadoria também lembrou do “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é em memória do Massacre de Shaperville, na cidade de Joanesburgo, África do Sul, ocorrido em 21 de março de 1960, durante uma manifestação da população negra contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Mesmo a manifestação sendo pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

Comissão da Mulher na Câmara Municipal de SP é formada apenas por homens

A comissão responsável por discutir políticas públicas para as mulheres na Câmara Municipal de São Paulo é formada unicamente por homens. A Comissão de...

Empoderamento econômico das mulheres negras é tema de Geledés na ONU

Participam do evento de Geledés a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, a diplomata do Itamaraty, Rafaela Fontes,...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=