Portugal passa a punir empresas por diferença salarial entre homens e mulheres

Nós comemoramos quando a Islândia criou uma lei que multa empresas que pagam menos para mulheres. Agora, Portugal se inspira na iniciativa e também passa a punir a diferença salarial em seu território.

no Hypeness

Mulher pensando com legenda: pensando na quantidade de empresas que vão levar multa...
Só pensando na quantidade de empresas que vão levar multa… Imagem – Hypeness

A lei que obriga as empresas a pagarem a mesma quantia a funcionários que desempenharem as mesmas funções, independente do seu gênero, entrou em vigor na última quinta-feira, 21. Um projeto em andamento no país prevê ainda que sejam estudadas outras medidas de promoção de igualdade de gênero implementadas pela Islândia.

De acordo com a nova legislação portuguesa, os empregadores terão que provar que os salários de homens e mulheres são equiparados. A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) poderá realizar ações de inspeção para verificar que essas medidas estão sendo cumpridas. As empresas que violem essas condições serão multadas.

Mulher pensando na quantidade de empresas que vão levar multa...
Só pensando na quantidade de empresas que vão levar multa… Imagem – Hypeness

A partir de agosto deste ano, uma segunda fase da iniciativa permitirá que trabalhadoras que desconfiem ser vítimas de diferença salarial possam solicitar um parecer à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Um estudo realizado em Portugal aponta que as mulheres ganham em média 18,3% a menos do que os homens, o que representa uma diferença de 225 euros mensais no orçamento feminino. No Brasil, elas ainda ganham menos do que seus colegas do sexo masculino em todos os cargos – no final do mês, funcionários homens levam em média R$ 489 a mais para casa, segundo uma pesquisa de 2017.

+ sobre o tema

A Lei Maria da Penha e as Convenções de Direitos Humanos

1. IntroduçãoA violência doméstica contra a mulher é um...

Descendente da escravidão, trabalho doméstico ainda tem maioria de negras

Por: Roberta Lopes, da Agência Brasil Brasília - Mulheres negras...

“Julho das Pretas” promove seminário Mulher Negra e Empreendedorismo em Salvador (BA)

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) realiza,...

A gigante Formiga no futebol brasileiro

Estamos prestes a presenciar um momento histórico no futebol,...

para lembrar

Como o livro de Michelle Obama impactou 4 mulheres

Obra vendeu 10 milhões de cópias e pode ser...

Mobilizadas, mulheres negras ampliam presença na política

Em meio à triste notícia do expressivo crescimento da bancada...
spot_imgspot_img

LGBTQIA+ reivindicam saúde especializada para longevidade com orgulho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula que um em cada dez brasileiros já chegou aos 65 anos, e que a expectativa...

Câmara aprova criação do Dia Marielle Franco em 14 de março

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa segunda-feira (26), o projeto de Lei (PL) 6366/2019 que institui o Dia Nacional das Defensoras e Defensores de Direitos...

Lei obriga condomínios a denunciar violência doméstica no Rio

Casos de violência doméstica contra mulheres, crianças, idosos e até contra animais cometidos em casas, apartamento ou em áreas comuns de condomínios residenciais e...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.