Portugal: SOS Racismo opõe-se categoricamente à nova lei

A organização não-governamental (ONG) SOS Racismo “opõe-se categoricamente” à nova lei de imigração, considerando-a um “retrocesso” na proteção das liberdades e garantias fundamentais.

“O SOS Racismo opõe-se categoricamente a esta lei porque ela é o expoente máximo da discriminação institucional, da estigmatização social e racial, da criminalização e da perseguição dos imigrantes e, porque, também ela não responde ao essencial, ou seja, à regularização de todos os imigrantes indocumentados, e a garantia de igualdade de tratamentos perante a lei para todos, sejam eles cidadãos imigrantes ou nacionais”, pode ler-se num comunicado da SOS Racismo, em resposta à publicação em Diário da República da nova lei da imigração.

De acordo com o texto da nova lei, os estrangeiros a viver em Portugal que tenham sido condenados a penas de prisão acima de um ano não verão a sua autorização de residência renovada.

Segundo o diploma que vai entrar em vigor dentro de 30 dias, a renovação das autorizações de residência temporária e permanente não serão efetuadas caso o cidadão estrangeiro tenha sido condenado em pena de prisão superior a um ano, isolada ou cumulativamente.
No caso das autorizações de residência permanente não podem ser concedidas aos imigrantes que tenham sido condenados nos últimos cinco anos a viver em Portugal.

“Com esta nova lei o que prevalece é a caça ao imigrante irregular, independentemente da sua relação com o país, ou seja, a sua situação familiar, contributiva, se paga ou não impostos e segurança social e o seu tempo de residência. Pior ainda, esta nova lei não se limita a atacar os imigrantes indocumentados. Ela ataca direitos elementares de todos os imigrantes, como sejam o direito à justiça e à defesa, o direito a viver em família, o direito à dignidade e à proteção da privacidade”, acusa a SOS Racismo.

 

Fonte: DN

+ sobre o tema

Médico que chamou técnica de ‘pretinha da senzala’ é condenado

Ele cuspiu e deu tapa na profissional, além de...

Grupo de empresários e lideranças cobra Lira para que nova lei de cotas seja prioridade na Câmara

Um grupo de empresários, intelectuais e lideranças do terceiro...

Vítimas de racismo relatam o preconceito que dói na pele (e coração)

Ivan levou batida de policias militares e Elizabeth foi...

para lembrar

75% das vítimas de homicídio no País são negras, aponta pesquisa

Em sua nova edição, o Atlas da Violência, estudo...

Primeira bebé do ano em Viena é alvo de ataques xenófobos

Às primeiras horas de vida, Asel já era vítima...

Jornal da Santa Sé denuncia racismo na Itália

Cidade do Vaticano, 12 jan (RV) - O jornal...

Camila Pitanga fez um dos melhores comentários sobre o racismo no Rio

A atriz Camila Pitanga postou nesta tarde uma mensagem...
spot_imgspot_img

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...
-+=