Jovens entram em confronto com polícia no norte da França

Dezenas de carros, um centro de lazer e uma creche foram incendiados

Cerca de 100 jovens franceses entraram em confronto com a polícia durante a noite de segunda-feira (13), atirando contra eles, incendiando carros, um centro de lazer e uma creche na cidade de Amiens, no norte da França, afirmou uma autoridade do governo.

Reforços policiais foram enviados para o local e o ministro do Interior, Manuel Valls, fará uma visita à cidade, onde duas noites de violência foram aparentemente provocadas por tensões devido às revistas aleatórias de moradores.

“Dezesseis policiais ficaram feridos, alguns por balas de chumbo grosso”, disse a autoridade do gabinete da prefeitura da região, Thomas Lavielle.

O governo socialista de Valls já havia indicado a necessidade de policiamento extra no subúrbio de Amiens, onde eclodiu a violência.

As tensões continuaram altas em bairros desfavorecidos da França, onde a baixa perspectiva de emprego, a discriminação racial, o senso generalizado de alienação da maioria da sociedade e a percepção de hostilidade da polícia têm frequentemente contribuído para o aumento da violência.

Semanas de tumultos em 2005, a pior agitação urbana na França em 40 anos, levaram à imposição de um estado de emergência pelo então governo de centro-direita.

A morte de dois jovens atingidos por um carro de polícia provocou a violência em 2007. Mais agitações continuaram em 2010, quanto a polícia atirou e matou um jovem que havia assaltado um cassino.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

As cotas como elemento fundante da sociedade

    Desde que, a Universidade Estadual do...

Homens negros relatam casos de racismo ao utilizar máscaras na rua

"Se você continuar falando demais, eu te levo preso,...

Federação Inglesa de futebol anuncia plano contra racismo

LONDRES, 20 dez 2012 (AFP) - O presidente...

Tobias Barreto e a questão racial no Brasil pré-republicano

Por Venceslau Tavares Costa Filho O mês de junho de 1889...
spot_imgspot_img

PM que arremessou homem de ponte na Zona Sul de SP é solto após Justiça conceder habeas corpus

A Justiça concedeu habeas corpus para o policial militar Luan Felipe Alves Pereira, preso por arremessar um jovem de 25 anos de uma ponte na Vila...

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Câmeras da TV Brasil, que realizavam a cobertura da primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol, flagraram na última segunda-feira (31) um ataque racista...

Filme aborda erros judiciais e racismo em reconhecimento fotográfico

Treze processos criminais e cinco anos detido em sistema prisional. A ficha é extensa, mas quem responde por ela é uma pessoa inocente, absolvida...
-+=