Jovens entram em confronto com polícia no norte da França

Dezenas de carros, um centro de lazer e uma creche foram incendiados

Cerca de 100 jovens franceses entraram em confronto com a polícia durante a noite de segunda-feira (13), atirando contra eles, incendiando carros, um centro de lazer e uma creche na cidade de Amiens, no norte da França, afirmou uma autoridade do governo.

Reforços policiais foram enviados para o local e o ministro do Interior, Manuel Valls, fará uma visita à cidade, onde duas noites de violência foram aparentemente provocadas por tensões devido às revistas aleatórias de moradores.

“Dezesseis policiais ficaram feridos, alguns por balas de chumbo grosso”, disse a autoridade do gabinete da prefeitura da região, Thomas Lavielle.

O governo socialista de Valls já havia indicado a necessidade de policiamento extra no subúrbio de Amiens, onde eclodiu a violência.

As tensões continuaram altas em bairros desfavorecidos da França, onde a baixa perspectiva de emprego, a discriminação racial, o senso generalizado de alienação da maioria da sociedade e a percepção de hostilidade da polícia têm frequentemente contribuído para o aumento da violência.

Semanas de tumultos em 2005, a pior agitação urbana na França em 40 anos, levaram à imposição de um estado de emergência pelo então governo de centro-direita.

A morte de dois jovens atingidos por um carro de polícia provocou a violência em 2007. Mais agitações continuaram em 2010, quanto a polícia atirou e matou um jovem que havia assaltado um cassino.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

“Você não sabe o que é racismo!”

É fácil dizer que o Brasil é uma democracia...

Seminário e lançamento do edital Gestão Escolar para Equidade – Juventude Negra

Seminário e lançamento do edital Gestão Escolar para Equidade...

Racismo humilha e mata

Joilson de Jesus era um menino franzino, aparentava bem...

A discriminação acontece em qualquer lugar

Este domingo, 20 de novembro é comemorado o Dia...

para lembrar

O genocídio da juventude negra no Brasil

A morte sistemática de jovens negros no Brasil é...

Palestina acusa Romney de comentários racistas e odiosos

Os palestinianos acusaram o candidato republicano à presidência...
spot_imgspot_img

Novo Selo de Igualdade Racial será lançado para incentivar diversidade nas empresas, anuncia Anielle Franco

O governo federal planeja introduzir, até o final do ano, um "Selo de Igualdade Racial" destinado a reconhecer empresas públicas e privadas que implementam...

Professora denuncia aluno por injúria racial após estudante escrever ‘preto não é gente’ em folha de papel

Uma professora denunciou um estudante de 14 anos à polícia após ele escrever "preto não é gente" em uma folha de papel, em uma...

5 por dia: Bahia lidera ranking de mortes em ações policiais no primeiro quadrimestre

Enquanto a localização de lideranças criminosas aumentou na Bahia no início de 2024, a letalidade das ações policiais também registrou crescimento. De acordo com o Ministério...
-+=