Potências Negras Summit: evento gratuito e inédito traz debate urgente e aulas online contra a desigualdade racial nas empresas

FONTEProfissas
Imagem: rawpixel.com/nappy.co

Os últimos acontecimentos e o cenário pandêmico escancararam a desigualdade, o preconceito e a violência, muitas vezes velados. Está, mais do que nunca, evidente que precisamos agir. Quando falamos em oportunidades para pessoas negras e brancas, o cenário brasileiro ainda é de um enorme abismo social.

A falta de representatividade nas empresas é, entre outros fatores, um dos motivos para tornar essa disparidade tão grande. Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trabalhadores negros, mesmo quando possuem as mesmas competências, recebem salário até 31% menor do que brancos que ocupam o mesmo cargo.

Por questão social, estratégica, mas principalmente de sobrevivência em se falar sobre o tema, o Summit Potências Negras, realizado por Ana Minuto e Escola Profissas, traz um dia inteiro de aulas e painéis para empoderar a comunidade negra e provocar discussão proativa no mercado.

No dia 30 de março, de 9h às 20h30, serão 10 horas de conteúdo totalmente de graça. Entre palestrantes estão Christiane Silva Pinto, gerente de marketing no Google Brasil, Vitor Martins, especialista em Diversidade e Inclusão no Nubank, Guilherme Peixoto, superintendente de licitações na B3, o líder de estratégias de inclusão na CI&T, Rafael Pimenta, entre outros speakers com representatividade e atuação ativa na causa.

Uma das grandes missões do encontro virtual é mostrar que a diversidade nas empresas vai além de respeitar e aceitar as diferenças.

“É FUNDAMENTAL ENTENDER QUE UMA EQUIPE DIVERSA É MAIS RICA, MELHORA OS RESULTADOS DA EMPRESA E CONTRIBUI PARA O SUCESSO EMPRESARIAL. NO EVENTO, É IMPORTANTE E NECESSÁRIO QUE PARTICIPANTES E PALESTRANTES FORTALEÇAM A IDEIA DE QUE TODES, JUNTES PELA EDUCAÇÃO QUE EMPODERA, FORMAREMOS PROTAGONISTAS E QUEBRAREMOS A BARREIRA DA DESIGUALDADE DE UMA VEZ POR TODAS”, DESTACA VICTOR LAMBERTUCCI, CEO DA ESCOLA PROFISSAS, REALIZADORA DO POTÊNCIAS NEGRAS SUMMIT.

Grandes marcas como a Avon, Ifood, Ambev Tech, Netflix, Zé Delivery, IBM, RD Station, Loft e Ebanx estão comprometidas em mudar essa realidade se juntando ao Potências Negras, empoderando a comunidade negra e combatendo a desigualdade racial no mercado de trabalho.

O Potências Negras Summit conta com o apoio das empresas: Trampos, Distrito, 99jobs, Instituto Guetto, Negras Plurais, Movimento Black Money, Uzoma, On Hub, Bruna Gal Produções, Vitamina Vídeo, Canário Assessoria de Marketing e Lá na Firma.

Cenário atual

Em 2020, diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro se acentuou. É o que mostram dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Economia.

Segundo o IBGE, nos três primeiros meses de pandemia, a taxa de desemprego entre os pretos aumentou em 2,6 pontos percentuais e a dos pardos, 1,4. Já entre os brancos, a alta foi de apenas 0,6 pontos percentuais. A taxa de desemprego entre os pretos ficou em 17,8%, e entre os pardos, em 15,4%. Já a dos brancos foi de 10,4%, 2,9 pontos percentuais abaixo da taxa geral do país, que ficou em 13,3%.

De acordo com pesquisas do Vagas.com, um dos maiores sites de oferta de emprego no país, trabalhadores negros têm participação reduzida em cargos de média e alta gestão. O levantamento aponta que a maioria dos pretos e pardos ocupam posições operacionais (47,6%) e técnicas (11,4%), número superior aos relatados por brancos, indígenas e amarelos. Já a minoria entre negros diz ocupar cargos de diretoria e coordenação: apenas 0,7% têm cargos gerenciais, enquanto entre brancos, indígenas e amarelos, essa proporção é de 2%.

“É INEGÁVEL QUE O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL PRECISA SER COMBATIDO. PARA ISSO, É NECESSÁRIO CONHECER A HISTÓRIA, DESDE AS SUAS BASES ATÉ O TOPO, PARA COMPREENDER COMO ISSO SE REFLETE NA NOSSA SOCIEDADE E NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PESSOAS NEGRAS. ESPERAMOS, COM O EVENTO, PROPOR DISCUSSÕES PROPOSITIVAS SOBRE COMO FORMAR POTÊNCIAS NEGRAS E DAR ACESSO A OPORTUNIDADES REAIS À NOSSA COMUNIDADE”, DESTACA ANA MINUTO, IDEALIZADORA DO EVENTO E MULHER NEGRA, COM 25 ANOS DE CARREIRA DEDICADAS À INCLUSÃO RACIAL.

Doações ao Movimento Black Money

No dia do evento, será disponibilizado um QR code em que os participantes poderão fazer doações voluntárias ao Movimento Black Money, direcionadas para o projeto AfreekTech. O MBM é o hub de inovação para inserção e autonomia da comunidade negra na era digital e transformação do ecossistema empreendedor negro.

Conheça os realizadores

A Minuto Consultoria e a Escola Profissas desenvolvem experiências educativas empoderadoras para formar pessoas protagonistas num mundo em constante transformação. Há 25 anos se dedicando à diversidade e inclusão, com foco em questões raciais, a consultora empresarial e de carreiras Ana Minuto atua, há 12 anos, com treinamento e desenvolvimento humano, acumulando 50 mil horas e 1200 coaches atendidos. Além disso, a profissional tem ampla experiência na capacitação de lideranças e vasto repertório em cenários de transformação cultural e digital.

Toda essa bagagem se soma a expertise da Profissas, escola especializada em Habilidades Humanas. Liderada pelo CEO Victor Lambertucci, a empresa empodera pessoas pela educação, trazendo proposta conectada com os novos modelos de ensino aprendizagem e metodologias ativas, como a gamificação. No elenco de professores, estão profissionais de referência do novo mercado, que conectam as aulas com desafios atuais e reais dos negócios.

Em conjunto, Minuto Consultoria e Escola Profissas já potencializaram gigantes como a Organização das Nações Unidas (ONU), Google, Gerdau, LEROY MERLIN, Kraft Heinz, entre outras importantes marcas nacionais e internacionais.

INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO SUMMIT POTÊNCIAS NEGRAS

Data: 30/03/2021

Horário: 9h às 12h30 / 14h30 às 20h30

Inscrições: www.potenciasnegras.com.br

Instagram: http://www.instagram.com/potenciasnegrassummit

Link de transmissão: será enviado por e-mail ou WhatsApp, após a inscrição.

MÓDULO 1 – BLACK POWER

Aula 1 – Trajetória negra no mercado de trabalho: luta, sobrevivência, consciência e celebração do nosso valor, com Arlane Gonçalves – especialista em Diversidade e Inclusão e Top Voice do LinkedIn.

Aula 2 – Reconhecendo, lidando e rompendo com o preconceito estrutural, com Ana Bavon – executiva de Cultura Inclusiva na B4People.

MÓDULO 2 – UNIVERSO CORPORATIVO

Aula 3 – Entendendo o mundo corporativo (jargões, conduta, relações), com Patrícia Santos – CEO e fundadora da EmpregueAfro.

Aula 4 – Carreira, autogestão e protagonismo, com Sonia Lesse, mentora e consultora de carreiras na SL Transformare

MÓDULO 3 – SOFT SKILLS

Aula 5 – Autocuidado e saúde mental, com Samanta Fonseca – psicóloga e psicoterapeuta.

Aula 6 – Gestão do tempo e produtividade, com Caroline Moreira – CEO e fundadora na Negras Plurais.

MÓDULO 4 – “PRONTES” PRO JOGO

Aula 7 – Introdução ao branding pessoal e um papo sobre posicionamento profissional, com Andreza Maia – especialista de atração de talentos na CI&T.

Aula 8 – LinkedIn: você fera na maior rede social profissional do mundo, com Rafael Pimenta, líder de estratégias de inclusão na CI&T.

PAINEL 1 – LIDERANÇA INCLUSIVA

Liderar colocando as pessoas no centro, sem perder de vista a estratégia do negócio. Prepare-se para um novo modelo de liderança.

Speakers: José Marcos da Silva – Diretor da consultoria de capital humano na Deloitte, Lisiane Lemos – Linked In Top Voice e Forber under 30, Elizabete Scheibmayr – CEO na Uzoma Diversidade e Ana Minuto – idealizadora do Potências Negras..

PAINEL 2 – FUTURO DO TRABALHO

Robôs, inovação e Diversidade. Um olhar para as tendências e uma questão central: por que ambientes mais inclusivos e diversos são pré-requisitos para sobrevivência das Cias.

Speakers: Guilherme Peixoto – superintendente de licitações na B3, Milca da Silva, Coordenadora na Aliança Nacional LGBTI+ e convidade surpresa.

PAINEL 3 – POTÊNCIAS NEGRAS

Afinal, como desenvolver potências negras e dar acesso a oportunidades concretas. Aprendizados, desafios e cases do mercado.

Speakers: Vitor Martins – Especialista de Diversidade no NuBank, Christiane Silva Pinto, gerente de marketing no Google Brasil e convidade surpresa.

Fonte: Profissas
-+=
Sair da versão mobile