Praça dos Orixás e Festa de Iemanjá são reconhecidas como patrimônios imateriais do DF

Registro foi aprovado por conselho extinto nos anos 1980 e reativado há cerca de um mês. ‘Importância transcende segmentos da população que praticam as religiões de matriz africana’, diz subsecretário de Cultura.

por Por Luiza Garonce no  G1

foto- Pedro Ventura:Agência Brasília

Históricas como a construção de Brasília, a Praça dos Orixás – às margens do Lago Paranoá – e a Festa de Iemanjá foram consideradas patrimônios cultuais imateriais do Distrito Federal.

“É o poder público dizendo expressamente que são importantes para a identidade e história de Brasília”, afirmou o subsecretário de Cultura, Gustavo Pacheco, ao G1.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (7) pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF (Condepac), criado e extinto na década de 1980, mas reativado em 14 de novembro por determinação da Lei Orgânica da Cultural (LOC).

O comitê reúne representantes de seis órgãos ligados ao poder público, como as secretarias de Cultura e de Gestão do Território e Habitação, a Agência de Fiscalização (Agefis) e o Arquivo Público, além de 12 membros da sociedade civil.

A importância transcende em muito os segmentos da população que praticam as religiões de matriz africana”, disse o subsecretário. “Os registros de uso do espaço são da década de 1960. Desde então, a Festa de Iemanjá era a grande festa popular do réveillon.”

Para que o espaço e a festa religiosa sejam, efetivamente, registrados como patrimônios cultuais imateriais é preciso que o governador, Rodrigo Rollemberg, assine um decreto autorizando a decisão.

Após a publicação da assinatura no Diário Oficial do DF, a Praça dos Orixás e a Festa de Iemanjá serão incluídas no Livro dos Lugares e no Livro das Celebrações – mantidos pela Secretaria de Cultura e que guardam os registros dos patrimônios imateriais de Brasília.

No caso da Praça dos Orixás, o registro não apenas reconhece a importância histórica e cultural do espaço de convivência, lazer e de referência para as culturas afro-brasileiras na capital, mas joga luz sobre a necessidade e a responsabilidade dos órgãos públicos de preservar o patrimônio e promover melhorias.

Em 2016, uma estátua de Oxalá – orixá associado à criação do mundo e da espécie humana – foi incendiada. Na época, representantes de entidades ligadas ao candomblé disseram suspeitar de uma ação criminosa.

A Praça dos Orixás é considerada um espaço de referência – prática e simbólica – da cultura negra e africana no Distrito Federal. Popularmente conhecida como “Prainha”, ela foi restaurada e reinaugurada em 2009 com 16 estátuas de orixás feitas pelos artista plástico baiano Tatti Moreno.

“É uma praça pública, espaço de lazer e de importância cultural reconhecida”, afirmou Gustavo Pacheco.

De acordo com o subsecretário, junto com o registro é feito um dossiê que conta a história da praça e da Festa de Iemanjá, e recomenda as iniciativas de salvaguarda: “o que precisa ser feito para que continuem a desempenhar a função de patrimônio”, explicou.

O registro não tem o mesmo significado que um tombamento – aplicado a bens materiais. “Se alguém provoca dano ou modifica um prédio tombado, por exemplo, a estrutura existe uma penalidade jurídica”, explicou Pacheco.

“O registro, porém, é mais um reconhecimento de importância cultural e histórica.” Nada impede, porém, que medidas práticas sejam tomadas e que políticas sejam criadas para a conservação dos patrimônios imateriais.

Entre as ações de manutenção e melhoria indicadas no dossiê estão a instalação de banheiros e lixeiras, serviços de limpeza e manutenção, reforço na iluminação e na segurança, execução de projetos culturais e ações de educação patrimonial, e acomodação de efetivo fixo do Corpo de Bombeiros.

Essas demandas são fruto de 20 anos de debates e discussões, não é uma decisão de governo. Todos os órgãos envolvidos vão receber o dossiê e é importante que a sociedade civil se responsabilize por isso também.”

A aplicação das medidas não é obrigatória, segundo o subsecretário. No entanto, é esperado que os órgãos contribuam com a aplicação, uma vez que a decisão é tomada por representantes da maioria deles.

“Além disso, é uma ferramenta a mais para a população fiscalizar.”

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF (Condepac) foi criado em 1988 e extinto no ano seguinte. As atribuições foram diluídas entre o Conselho de Planejamento – que trata, majoritariamente das dimensões urbanísticas – e o Conselho de Cultura.

Com a promulgação da Lei Orgânica da Cultura (LOC), o conselho foi instituído novamente e passa a concentrar a atribuição de instituir e cuidar do patrimônio público. O comitê é responsável pelo registro, tombamento, fiscalização e proteção de bens culturais – materiais e imateriais.

Do poder público, o grupo tem dez membros da Secretaria de Cultura, de Turismo e de Gestão do Território e Habitação, da Agência de Fiscalização (Agefis), da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa, e do Arquivo Público. O Tribunal de Contas do DF foi convidado, mas declinou a participação.

Já a participação da sociedade civil é maior, com 12 membros selecionados entre cerca de 40 indicações da própria população.

Segundo a Secretaria de Cultura, eles têm notório saber em patrimônio cultural e experiência comprovada nas áreas de antropologia, arquitetura e urbanismo, arqueologia, paleontologia, conservação e restauro de bens culturais, comunidades tradicionais, culturas populares, arte e cultura inclusiva.

+ sobre o tema

Metodologia de ensino voltada para história e cultura africana é desenvolvida em espaços comunitários

Iniciativa: Curso de Educação Popular  Pública ou Privada: Pública Descrição: Diante da falta de...

para lembrar

Negros na Ciência e na Tecnologia

Ciência Negra para a descolonização do saber "Negro é arte,...

Cia. Os Crespos pesquisa levantes negros em “De Brasa e Pólvora”

Espetáculo será apresentado nas ruas de São Paulo de...

Yasmin Thayná, cineasta negra com orgulho

Periférica, filha de empregada doméstica e porteiro, Yasmin Thayná...

Karol Conka fala sobre feminismo e racismo: ‘Preconceito machuca’

Rapper chegou a passar água sanitária nas mãos para...
spot_imgspot_img

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=