Prêmio Nobel renuncia a cargo em universidade britânica após comentários sexistas

Um dos mais laureados cientistas britânicos pediu demissão do cargo de professor honorário que ocupava numa das mais renomadas universidades do mundo após ter feito comentários sexistas sobre o papel desempenhado pelas mulheres na pesquisa científica.

Durante palestra na Conferência Mundial para Jornalistas de Ciências realizada nesta semana na Coreia do Sul, Tim Hunt, ganhador do Prêmio Nobel de medicina e fisiologia de 2001 por seu trabalho sobre a multiplicação das células, falou sobre os “problemas que tinha com as mulheres” na ciência.

O professor da University College London (UCL), disse que mulheres no laboratório, “choram” ao serem criticadas e se “apaixonam” pelos colegas de trabalho.

“Três coisas acontecem quando há mulheres no laboratório: você se apaixona por elas; elas se apaixonam por você e elas choram quando são criticadas.”

Arrependimento

Hunt disse à BBC que estava arrependido de ter dito o que disse, mas confirmou que realmente era isso mesmo que quis dizer.”Eu já me apaixonei por colegas de laboratório e algumas já se apaixonaram por mim e isso acaba atrapalhando o trabalho de pesquisa científica, pois é muito importante que todos estejam no mesmo nível.”

machismo nobel
Para o cientista, ligações amorosas atrapalham o trabalho de pesquisa
O professor disse ainda que “esse tipo de ligação amorosa tornou sua vida bem difícil”.

O bioquímico, que recebeu a comenda de Cavaleiro da Coroa Britânica em 2006, acrescentou que tinha feito os comentários de modo “irônico e bem humorado”, mas que acabaram sendo “interpretados pela plateia como se tivessem sido feitos com grande seriedade”. “Foi algo tolo de se fazer na presença de todos aqueles jornalistas.”

Tim Hunt lamentou que seus comentários possam ter ofendido alguém. “Isto é algo horrível. Essa não foi minha intenção, quis apenas ser honesto.”

A UCL confirmou em nota a demissão do bioquímico acrescentando que os comentários não eram compatíveis com a iniciativa da instituição de promover a igualdade de gêneros. “A UCL foi a primeira universidade inglesa a admitir meninas estudantes e permitir que tivessem os mesmos direitos dos homens.”

+ sobre o tema

Negras e negros estão mais próximos do feminismo do que brancos no Brasil, aponta pesquisa

Datafolha também mostra que quase metade dos homens evangélicos...

Beyoncé usa sampler de discurso feminista de Ronda Rousey em show nos EUA (VÍDEO)

Beyoncé, que comemorou seu 34º aniversário na última sexta-feira,...

Aulas sobre “masculinidade” diminuem índices de violência contra a mulher

Para pesquisadores, meninos devem ser ensinados sobre os aspectos...

para lembrar

E a culpa é da repórter assediada por Biel. Por Nathalí Macedo

Mc Biel reúne o que há de mais asqueroso...

Bancada feminina: Vamos sair da lista da vergonha

A bancada feminina no Congresso reforçou, em várias atividades...

Mulheres quebram barreira do preconceito e fazem grafite nas ruas de Salvador

Cada uma delas tem uma historia diferente, mas o...

Declarações de Richa são desserviço às mulheres

Texto da repórter Amanda Audi: No Gazeta do Povo  Apesar de...
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

Em encontro de Geledés sobre empoderamento econômico em Nova York, organização cobra políticas públicas voltadas às mulheres negras

“Esta é uma oportunidade para debater o impacto das questões cruciais relacionadas à (in)visibilidade da raça, quando falamos em gênero, para refletir sobre pobreza...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=