Premio Roquette Pinto – Dois Projetos Selecionados do Maranhão

O Projeto ” Dom Cosme – O tutor da liberdade“, programa sobre a história de Negro Cosme no contexto da Guerra da Balaiada foi selecionado no I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos – Prêmio Roquette-Pinto, na categoria rádio-dramaturgia. O projeto do Grêmio Recreativo e Cultural Libertos na Noite, do bairro da Liberdade, tem a Coordenação Geral da atriz e produtora cultural Elizandra Rocha. No Maranhão foi selecionado, ainda, o projeto “Estação era uma vez..” do grupo Xama Teatro, coordenado pela atriz Gisele Vasconcelos na categoria programas infanto-juvenis.Foram selecionados 40 (quarenta) projetos de programas radiofônicos, contendo cada um deles seis horas de conteúdo, distribuídos por todas as regiões brasileiras, nas seguintes categorias: rádio-documentário; rádio-dramaturgia; programas infanto-juvenis; rádio-arte ou experimentações sonoras.A lista dos projetos selecionados no I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos e aptos ao recebimento do prêmio foi divulgada no dia 14 de junho de 2010. A divulgação foi veiculada no site da ARPUB (www.arpub.org.br). Os programas vencedores serão veiculados pelas emissoras públicas associadas à ARPUB e ficarão à disposição para veiculação em rádios não-comerciais. O Prêmio foi uma iniciativa da ARPUB (A Associação das Rádios Públicas do Brasil), realizada pela primeira vez no país e contou com a parceria do Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura e patrocínio da PETROBRAS.Com o objetivo apoiar a produção independente de obras radiofônicas e estimular a diversidade regional na produção de programas, a Comissão de Seleção composta por 8 (oito) membros e constituída por especialistas na atividade radiofônica, designados pela ARPUB e pelo Ministério da Cultura selecionou, na categoria programas infanto-juvenis, o Programa Estação Era Uma Vez, do Grupo Xama Teatro, coordenado pela Prof. Msc. da Universidade Federal do Maranhão Gisele Vasconcelos e pelas atrizes-contadoras Renata Figueiredo e Maria Ethel e na categoria rádiodramaturgia Dom Cosme: O tutor da Liberdade, coordenado pela atriz e produtora cultural Elizandra Rocha. O Grupo Xama Teatro e Grêmio Recreativo e Cultural Libertos dará autorização para a ARPUB veicular o Programa Estação Era uma Vez e Dom Cosme: O tutor da Liberdade em emissoras associadas e emissoras cadastradas, exclusivamente para fins não-comerciais: educacionais, culturais e informativos.

 

Estação Era Uma Vez…

Responsáveis: Grupo Xama Teatro e Rádio Universidade FM
Descrição: O projeto “ESTAÇÃO ERA UMA VEZ” é uma proposta de criação de um programa de rádio voltado para o público infanto-juvenil, contendo 6 horas de duração, divididos em 9 blocos temáticos de histórias narradas, selecionadas do programa “Era uma Vez… As histórias infantis na rádio”, programa veiculado na Rádio Universidade FM desde 2004, uma parceria do Grupo Xama Teatro e Rádio Universidade FM (106,9 Mhz).

Argumento: O programa ESTAÇÃO ERA UMA VEZ concentra-se no imaginário infanto-juvenil unindo literatura e rádio-teatro, trazendo o universo dos contadores e leitores de histórias para o público ouvinte, utilizando vários estilos literários como: lendas, fábulas, contos de fadas, parábolas, mitologia e literatura infantil atual de qualidade. O programa conta com uma trilha sonora que inclui músicas de grandes compositores clássicos, compositores e músicos maranhenses e efeitos sonoros diversos.

“ESTAÇÃO ERA UMA VEZ” é um programa voltado para o público infanto-juvenil, no formato a seguir:

duração: 6 horas
séries ou blocos: 9 blocos temáticos
histórias : 72 histórias com duração de 5min. cada uma
Temas: Conto popular brasileiro; Lendas Indígenas; Contos afro-brasileiros; Lendas Maranhenses; Contos de fadas; Literatura infantil contemporânea; Histórias do Oriente; Histórias de bruxas; mitologia grega;

Ficha Técnica

Direção:Gisele Vasconcelos
Atrizes- Narradoras:Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo e Maria Ethel
Sonoplastia: Marcos Belfort

 

“Dom Cosme – O Tutor da Liberdade”

Justificativa: O Negro Cosme foi uma importante liderança do Movimento Balaiada formado por negros, mestiços e populares, que lutavam contra injustiças, abuso de poder e pela liberdade. Narrar este fato utilizando-se da ludicidade presente na linguagem dramatúrgica e de forma tão direta, propiciada pela linguagem radiofônica, sem perder o compromisso com os estudos e pesquisas históricas, é possibilitar as novas gerações um reencontro com nossa identidade e verdadeira história. Este trabalho comporá mais uma ação para disseminar a versão daqueles que derramaram sangue lutando por justiça e liberdade.

 

Argumento: Radiodramaturgia que narra a história de Negro Cosme no contexto da Guerra da Balaiada no Maranhão. Em 1838 brota no Maranhão uma revolta popular que toma proporções capazes de abalar a Província do Maranhão e o Império do Brasil. A Guerra da Balaiada, como ficou conhecida esta revolta, nasce no Maranhão e chega ao Piauí e Ceará. Formada por vários líderes e, motivada por questões políticas entre governistas e oposicionistas da época, a Balaiada acabou sendo assumida por vaqueiros e pessoas sem posses em geral, que lutavam contra o recrutamento forçado para as forças militares e contra os desmandos de chefes políticos locais. E por fim, esta revolta foi assumida pelos quilombolas, lutando por uma República sem escravidão.

Dos diversos lideres do movimento um deles foi o mártir, pois representava a luta pela liberdade da população negra e por conta disso, foi enforcado em praça pública, como forma de repressão à novas revoltas de negros. É a trajetória deste mártir que iremos contar. Negro Cosme organizou o quilombo “Lagoa Amarela” e comandava a libertação de escravos nas fazendas. Um líder negro que sabia ler e escrever, e tendo consciência da importância da educação para a verdadeira liberdade, mantinha no quilombo “Lagoa Amarela” uma escola para as crianças, e se intitulava de “Dom Cosme – O Tutor da Liberdade”. Mostraremos a história de Negro Cosme no contexto da Guerra da Balaiada no Maranhão, contando fatos históricos com base na literatura contemporânea daquela que foi a mais importante revolta popular do estado.

Negro Cosme organizou o quilombo “Lagoa Amarela” e comandava a libertação de escravos nas fazendas. Um líder negro que sabia ler e escrever, e tendo consciência da importância da educação para a verdadeira liberdade, mantinha no quilombo “Lagoa Amarela” uma escola para as crianças, e se intitulava de “Dom Cosme – O Tutor da Liberdade”.

 

Realização: O Grêmio Recreativo e Cultural Libertos na Noite, possui, entre outras, três ações continuas e prioritárias na Comunidade da Liberdade, o “Bloco Afro Netos de Nanã”, o “Cacuriá Libertos na Noite” e a “Escola de Capoeira de Angola Filhos de Nanã”. A instituição há onze anos desenvolve ações de construção da cidadania; formação artística profissional; resgate e fortalecimento da identidade étnico-cultural, por meio, de oficinas, seminários, cursos em diversas linguagens artísticas como: música, canto, capoeira, moda, teatro, dança, audiovisual, comunicação entre outros.

Com atividades voltadas para públicos específicos (crianças, jovens, adultos e idosos) do bairro da Liberdade, a instituição realiza interação educativa dos participantes nas atividades com o meio social e ambiental, na perspectiva do reconhecimento da necessidade de legitimação da cultura local, contribuindo para a construção de alternativas de transformação da realidade sócio-cultural da sociedade.

 

FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Elizandra Rocha
Direção Musical e Sonoplastia: Neto de Nanã
Direção de Elenco: Lauande Aires
Roteiro: Elizandra Rocha
Magno Cruz

 

Adaptação das OBRAS LITERÁRIAS:

  • “Negro Cosme e a Guerra da Balaiada” – revista em quadrinho de Magno Cruz
  • “A Guerra da Balaiada” – revista em quadrinho de Iramir Araujo

Fonte: Agência Liberdade

+ sobre o tema

Festival Afro Brasileiro começa com manifestações culturais

  Começou no último sábado (13), a segunda edição do...

Matrículas em creches crescem 26,53% no CE

Por: Thays Lavor A Secretaria de Educação municipal prevê...

para lembrar

Barracão no SESC centro: Sessão Consciência Negra

O Barracão Cine Clube em parceria com o...

Universidade estadual do Maranhão terá cota para índios e negros

  A Universidade Estadual do Maranhão terá de reservar ao...

Morre árvore de 200 anos, símbolo da cultura negra em Araxá

Lenda conta que dois escravos foram enforcados na árvore.Depois...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=