Presidente eleito da Costa Rica apresenta gabinete com maioria de mulheres

San José, 26 abr (EFE).- O presidente eleito da Costa Rica, Carlos Alvarado apresentou nesta quinta-feira seu gabinete, integrado por uma histórica maioria de mulheres em destaque para o posto de chanceler para a vice-presidente eleita, Epsy Campbell, primeira mulher a liderar o Ministério das Relações Exteriores do país.

Do Uol

EFE/Jeffrey Arguedas

Alvarado, que assumirá o cargo no próximo dia 8 de maio, afirmou em um evento oficial que “foi uma tarefa árdua” formar este grupo de trabalho “muito talentoso, paritário e multipartidário”.

O líder eleito agradeceu aos ministros designados “o sentido patriótico de levar adiante a esta nação maravilhosa, com esforço e vontade de ter um futuro melhor para aqueles que vivem neste país e as gerações futuras”.

O gabinete é composto por 14 mulheres e 11 homens, o que supera a meta de conseguir uma paridade de gênero e que pela primeira vez na história do país consolida uma maioria de mulheres.

Epsy Campbell, quem será a primeira mulher negra em exercer a vice-presidência em um país da América Latina, por sua vez será a primeira ministra das Relações Exteriores do país.

Foto: Partido Acción Ciudadana (Costa Rica)/Divulgação

Campbell é economista, ex-deputada, reconhecida política do país e ativista pela igualdade de gênero e defesa dos direitos humanos, especialmente pela não discriminação.

Como ministra da Fazenda foi nomeada María del Rocío Aguilar; a economista Edna Camacho como ministra Coordenadora do Conselho Econômico, e Dyala Jimenez será a ministra do Comércio Exterior.

A única ministra que vem do governo de Luis Guillermo Solís, correligionário de Alvarado, é Sylvie Durán no ministério da Cultura e Juventude. .

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Feministas lançam revista feminina gratuita

á centenas de revistas femininas que não são feitas,...

Pergunte a um masculinista

No mundo atual, são poucas as pessoas que desconhecem...

Conheça o coletivo de advogadas que já atendeu centenas de mulheres gratuitamente

Era início de abril quando a advogada baiana Laina...
spot_imgspot_img

Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação

O tempo médio para o início do tratamento de câncer de mama no SUS (Sistema Único de Saúde) é quase o triplo do período previsto pela Lei...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...
-+=