O presidente do Mali, Amadou Toumani Touré, disse quarta-feira em Tripoli, que a integração africana através da edificação dos Estados Unidos de África é incontornável, noticiou hoje (quinta-feira) a Pana.
O estadista maliano manifestou essa posição quando discursava na capital Líbia, durante o segundo fórum destinado aos reis, sultãos, emires, cheiks e líderes tradicionais africanos, que decorre nesse país da África do Norte.
O chefe de Estado maliano, que se exprimia na presença do seu homólogo líbio Muammar Kadhafi, indicou que a integração dos países africanos é uma aspiração das populações do continente.
Lembrou que a Constituição do seu país contêm disposições estipulando que o Mali pode conceder uma parte da sua soberania no quadro da integração africana.
Segundo o estadista, o Mali está pronto, no futuro, a abandonar uma parte da sua soberania, em benefício de um governo africano.
A esse propósito, saudou os esforços empreendidos pelo presidente Muammar Kadhafi, na promoção do processo de união e da realização da integração e da complementaridade entre os paí
De igual modo, felicitou a iniciativa dos organizadores do fórum, estimando que o mesmo rompe com a rotina dos encontros de chefes de Estado.
O presidente Touré saudou o papel preponderante dos líderes tradicionais a nível da governação local e na preservação das tradições e da cultura, lembrando que a história do seu país é rica em reinos tradicionais, que contribuíram para o enriquecimento da civilização mundial.
Fonte: Agola Press