Guiné Bissau e Angola reforçam cooperação em esfera militar

Luanda, 5 set (Prensa Latina) O Chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Guiné Bissau, António Indjai, manifestou hoje aqui que sua presença em Angola persegue o reforço da cooperação no ramo militar entre ambos países africanos.


Indjai, quem realiza uma visita de cinco dias, indicou que a colaboração bilateral inclui principalmente os setores da defesa e segurança, no âmbito de uma reforma e renovação que implementará o Exército guineano em seu seio.

Em aras da consolidação da paz no pequeno Estado do oeste da África, Angola poderia contribuir ao desenvolvimento de alguns projetos na área de formação de quadros, sublinhou.

Tal aproximação ocorre, depois de um levantamento de militares na Guiné Bissau, ocorrida em abril deste ano, que teve como desenlace a detenção e afastamento do poder do Chefe das Forças Armadas, almirante José Zamora Induta.

Zamora Induta, encontra-se ainda enclausurado em um quartel militar, e segundo Indjai, está sujeito a um processo judicial pelo Ministério Público baixo suspeitas de estar envolvido em tráfico de drogas.

Como resultado dessa violenta ação, repudiada pela comunidade internacional, o premiê, Carlos Gomes Júnior, foi apressado e libertado com antecedência.

Sobre a proposta da Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) de criar uma força conjunta para contribuir à estabilidade da Guiné Bissau, Indjai assegurou que os militares em seu país não decidem à repeito.

O poder político e o parlamento guineano são os que têm concorrência nesse assunto, expressou.

À frente de uma delegação do Exército, Indjai ressaltou os históricos laços amistosos existentes entre Guiné Bissau e Angola, forjados entre os independentistas Amilcar Cabral e Agostinho Neto.

Durante sua estância em Angola, a comitiva visitante sustentará encontros com responsáveis pelo Exército angolano e do Ministério de Defesa, e visitará unidades e escolas militares.

 

 

Fonte: PrensaLatina

+ sobre o tema

Conheça cinco incríveis adolescentes negros inventores de tecnologia limpa

A preservação do planeta é uma das maiores preocupações...

bolsa família é produto de exportação made in brazil

Governo brasileiro e Banco Mundial se unem para...

Líder do Boko Haram promete vender jovens raptadas na Nigéria

Em vídeo, homem se intitula Abubakar Shekau e diz...

Adolescência: rituais africanos que marcavam os jovens guerreiros

Nossos ancestrais africanos surgem por meio de seus ritos...

para lembrar

Ódio e preconceito: França vive primavera sombria

O país que desenhou os conceitos de Direitos...

Informativo da Casa Branca sobre a Iniciativa de Jovens Líderes Africanos

CASA BRANCAEscritório do Secretário de Imprensa29 de junho de...

25 de Maio, A Luta pela independência de África continua…

Por Ynnamiléh N’Kosi Djonnu via Guest Post para o Portal Geledés Há...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=