Guiné Bissau e Angola reforçam cooperação em esfera militar

Luanda, 5 set (Prensa Latina) O Chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Guiné Bissau, António Indjai, manifestou hoje aqui que sua presença em Angola persegue o reforço da cooperação no ramo militar entre ambos países africanos.


Indjai, quem realiza uma visita de cinco dias, indicou que a colaboração bilateral inclui principalmente os setores da defesa e segurança, no âmbito de uma reforma e renovação que implementará o Exército guineano em seu seio.

Em aras da consolidação da paz no pequeno Estado do oeste da África, Angola poderia contribuir ao desenvolvimento de alguns projetos na área de formação de quadros, sublinhou.

Tal aproximação ocorre, depois de um levantamento de militares na Guiné Bissau, ocorrida em abril deste ano, que teve como desenlace a detenção e afastamento do poder do Chefe das Forças Armadas, almirante José Zamora Induta.

Zamora Induta, encontra-se ainda enclausurado em um quartel militar, e segundo Indjai, está sujeito a um processo judicial pelo Ministério Público baixo suspeitas de estar envolvido em tráfico de drogas.

Como resultado dessa violenta ação, repudiada pela comunidade internacional, o premiê, Carlos Gomes Júnior, foi apressado e libertado com antecedência.

Sobre a proposta da Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) de criar uma força conjunta para contribuir à estabilidade da Guiné Bissau, Indjai assegurou que os militares em seu país não decidem à repeito.

O poder político e o parlamento guineano são os que têm concorrência nesse assunto, expressou.

À frente de uma delegação do Exército, Indjai ressaltou os históricos laços amistosos existentes entre Guiné Bissau e Angola, forjados entre os independentistas Amilcar Cabral e Agostinho Neto.

Durante sua estância em Angola, a comitiva visitante sustentará encontros com responsáveis pelo Exército angolano e do Ministério de Defesa, e visitará unidades e escolas militares.

 

 

Fonte: PrensaLatina

+ sobre o tema

“Black Panther” chega ao Smithsonian no outono..

Sucesso de bilheteira mundial, “Black Panther” conquista agora um...

Imigrantes haitianos fundam associação com o apoio da CSP-Conlutas

Neste domingo, 1º de fevereiro, trabalhadores e trabalhadoras do...

Gloria Maria e Taís Araújo serão as rainhas do Baile de Carnaval da Vogue 2016

Com vocês, as rainhas do Baile de Carnaval da...

Grafiteiros levam arte para muro da Sanasa

O muro totalmente branco da Sociedade de Abastecimento de...

para lembrar

A Cor dos Olhos da Minha Mãe: Conceição Evaristo

A Cor dos Olhos da Minha Mãe Escritora / Poeta...

São Paulo reconhece 4 áreas de quilombos

As comunidades ficam em Eldorado, Iguape e Iporanga e,...

Coronavírus acelera o êxodo urbano na África

Muitos temem a fome caso não abandonem as cidades Por...

Veja os novos livros infantis de Edimilson de Almeida Pereira e Cidinha da Silva

Diz o ditado que Exu matou um pássaro ontem com uma...
spot_imgspot_img

Chico César celebra trinta anos do álbum “Aos Vivos” no Circo Voador, dia 25 de janeiro

O ano era 1995 e Chico César colocava seu excelente álbum de estreia “Aos Vivos” no mundo. Trinta anos depois, o disco, que se...

Ação do CCBB Educativo – Arte e Cultura homenageia a origem negra e indígena da cidade de São Paulo, em seu aniversário de 471 anos

Na data em que a cidade de São Paulo celebra o seu 471º aniversário, dia 25 de janeiro, o programa CCBB Educativo – Arte e Cultura realizará uma...

Pensamento de Milton Santos sobre a questão do negro foi silenciado pela academia

O geógrafo Milton Santos foi um dos maiores pensadores, autor de uma importante obra que tratou de temas como o espaço urbano e as...
-+=