Guiné Bissau e Angola reforçam cooperação em esfera militar

Luanda, 5 set (Prensa Latina) O Chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Guiné Bissau, António Indjai, manifestou hoje aqui que sua presença em Angola persegue o reforço da cooperação no ramo militar entre ambos países africanos.


Indjai, quem realiza uma visita de cinco dias, indicou que a colaboração bilateral inclui principalmente os setores da defesa e segurança, no âmbito de uma reforma e renovação que implementará o Exército guineano em seu seio.

Em aras da consolidação da paz no pequeno Estado do oeste da África, Angola poderia contribuir ao desenvolvimento de alguns projetos na área de formação de quadros, sublinhou.

Tal aproximação ocorre, depois de um levantamento de militares na Guiné Bissau, ocorrida em abril deste ano, que teve como desenlace a detenção e afastamento do poder do Chefe das Forças Armadas, almirante José Zamora Induta.

Zamora Induta, encontra-se ainda enclausurado em um quartel militar, e segundo Indjai, está sujeito a um processo judicial pelo Ministério Público baixo suspeitas de estar envolvido em tráfico de drogas.

Como resultado dessa violenta ação, repudiada pela comunidade internacional, o premiê, Carlos Gomes Júnior, foi apressado e libertado com antecedência.

Sobre a proposta da Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) de criar uma força conjunta para contribuir à estabilidade da Guiné Bissau, Indjai assegurou que os militares em seu país não decidem à repeito.

O poder político e o parlamento guineano são os que têm concorrência nesse assunto, expressou.

À frente de uma delegação do Exército, Indjai ressaltou os históricos laços amistosos existentes entre Guiné Bissau e Angola, forjados entre os independentistas Amilcar Cabral e Agostinho Neto.

Durante sua estância em Angola, a comitiva visitante sustentará encontros com responsáveis pelo Exército angolano e do Ministério de Defesa, e visitará unidades e escolas militares.

 

 

Fonte: PrensaLatina

+ sobre o tema

A palavra herdada dos pais africanos

Quatro volumes dedicados à literatura nacional afrodescendente e oito...

Neil deGrasse Tyson: Sociedade Secular e seus inimigos

Durante um encontro científico intitulado "Sociedade Secular e seus inimigos", em...

Mutirão vai regularizar situação de ganeses no país

Alex Rodrigues Governo federal vai criar força-tarefa para agilizar a...

Escola flutuante em favela africana ganha prêmio de design

Uma exposição no Museu do Design de Londres reúne...

para lembrar

Livro reúne produção artística de 13 povos da África

No recém-lançado 'África em Artes', o estudioso Renato Araújo...

União Africana atribui crise a instituições financeiras

Fonte: Lusa Agência de Portugal Luanda, 25 mai (Lusa)...

Os africanos que lutaram na Segunda Guerra

O 70º aniversário da Segunda Guerra Mundial está...

África derrapa nos gramados, mas surpreende na segurança e nas estradas

Por: Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer Depois...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=