Presidentes e delegações da ALBA aprovarão Declaração de Otavalo

Os presidentes do Equador, Venezuela e Bolívia, o vice-presidente de Cuba, junto a dignatários e delegações dos países da Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América (ALBA) aprovarão hoje aqui a Declaração de Otavalo.

Pela primeira vez, nesta décima cúpula os integrantes da ALBA traçarão o rumo para um processo de integração de indígenas e afrodescendentes em um caminho que proclame a interculturalidade e plurinacionalidade daqueles países com essa característica étnica.

Na reunião em Otavalo com mais de 300 autoridades indígenas e afrodescendentes, reunidos por dois dias no Coliseo Francisco Páez desta cidade andina, a uns 100 quilômetros da capital, debateu-se uma ampla agenda em seu primeiro dia de temas complexos e polêmicos.

Coordenar essas políticas públicas com as aspirações e necessidades dos povos ancestrais da região é, sem dúvidas, uma tarefa difícil pois requer construir um processo de Sumak Kawsay ou Bom Viver, combater o racismo, respeitar a natureza e conservar o patrimônio.

Os delegados da Bolívia, Venezuela, Nicarágua, Equador, Cuba, Antigua e Barbuda, Mancomunidade de Dominica, San Vicente e Las Granadinas, com Guatemala como convidada especial por sua população indígena, iniciarão hoje uma nova etapa, a de realizar o acordado.

A ALBA e o Tratado Comercial dos Povos (TCP) é uma aliança político-estratégica, cujo propósito histórico é unir as capacidades e fortalezas dos países que a integram, para produzir transformações e atingir seu desenvolvimento integral na região.

Responde às realidades e dinâmicas internas e é um espaço chamado a fortalecer graças ao intercâmbio comercial e cultural, e atingir um desenvolvimento baseado nos princípios de complementação, cooperação, solidariedade e respeito à soberania dos países.

Dentro destes países, a integração das nacionalidades e grupos étnicos constitui uma tarefa de vital importância, na aspiração de justiça social inerente aos princípios da ALBA.

Fonte: Prensa Latina

+ sobre o tema

DNA das populações da África é mapeado com riqueza inédita em novo estudo

O DNA das populações da África, continente que é...

Cinco pensadores modernos africanos que tratam de identidade, língua e regionalismo

Esta matéria contém links que levam a outras páginas,...

Em 2020 você vai ouvir muito sobre o Coletivo Abrupto. Então venha conhecê-los!

Coletivo Abrupto entra na cena teatral paulistana para agregar...

para lembrar

O Brasil precisa acertar as contas com os escravizados

Anúncios da época da escravidão mostram por que o...

Literatura e periferia: Avisa que alastrou

  A antropóloga Érica Peçanha do Nascimento, referência dos estudos...

Kiusam Oliveira fala sobre o livro “O mar que banha a Ilha de Goré”

Obra teve inspiração durante a participação do Festival Mundial...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=