Americana conquistou medalha no salto em altura nas Olimpíadas de 1948,
em Londres. Alice estava entre as 100 maiores figuras olímpicas da história
Alice Coachman entrou para a história das Olimpíadas em 1948. Durante os Jogos de Londres, o primeiro após a Segunda Guerra Mundial, a americana nascida em Albany, estado da Georgia, tornou-se a primeira mulher negra a conquistar um ouro olímpico. Eternizada na história, Alice faleceu nesta segunda-feira, aos 90 anos. Em abril, a vencedora do salto em altura em Londres sofreu um AVC e desde então sua condição de saúde era precária.
Alice está no Hall da Fama do atletismo norte-americano desde 1975 e foi nomeada em 1996, nas Olimpíadas de Atlanta, como uma das 100 maiores figuras olímpicas da história. Ela também foi precursora na área da publicidade entre os atletas. Em 1952, assinou um contrato de patrocínio com a Coca-Cola, sendo a primeira mulher negra a conseguir tal feito.
Sua medalha olímpica veio aos 24 anos, em sua primeira e única Olimpíadas. Ela venceu a prova do salto em altura com 1,68m como marca, e ganhou a medalha das mãos do Rei George VI. Um ano depois, se aposentou do atletismo. Alice conquistou 34 títulos americanos e foi campeã por 10 anos seguidos.
Fonte: Globo Esporte