Problemas de África devem ser resolvidos pelos africanos – diz Fernando da Piedade

Midrand (Da enviada especial) – O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, considerou hoje, segunda-feira, na cidade de Midrand, Joanesburgo, que os problemas de África devem ser resolvidos pelos africanos e no quadro das suas instituições.

O líder do parlamento angolano teceu tais considerações quando discursava na cerimónia de abertura da II Sessão Ordinária da Terceira Legislatura do Parlamento Pan -Africano, que hoje teve início.

Nesta conformidade, é de opinião que Angola ao assumir, no corrente mês, a presidência do conselho de paz e segurança da União Africana continuará a emprestar o seu “savoir-faire” para a resolução dos conflitos no âmbito da implementação da “Arquitectura de paz e segurança da União Africana”.

Nesta esteira, disse que África hoje é chamada a reagir de forma concertada a uma variedade de desafios e oportunidades que se lhe apresenta face a um sistema internacional imprevisível.

Sendo a paz, prosseguiu, e segurança condições indispensáveis para a prosperidade das populações africanas, aliada à promoção dos direitos humanos e do Estado de direito, “preocupa-nos, sobretudo, a instabilidade política reinante em alguns países mormente na Guiné – Bissau, Côte d’Ivoire, no Mali e na República Democrática do Congo”, referiu.

Assim sendo, afirmou estar convencido que a resolução pacífica dos conflitos passa pela assumpção pelas partes de que os compromissos assumidos devem ser cumpridos em respeito aos princípios da convivência pacífica, convergência de acção, solidariedade e defesa dos interesses nacionais e regionais.

A seu ver, a vontade política não basta “precisamos de elevar a consciência dos nossos povos e unirmo-nos num compromisso solene de defesa dos interesses comuns africanos, preservando o respeito pelas entidades culturais e níveis de desenvolvimento dos estados membros”, frisou.

Leia Também: 

África e suas lutas

Os Africanos: Lutas e Conquistas

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Nasce um novo movimento social nos Estados Unidos

A presença de um amplo leque de sindicatos transformou...

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

Funeral de Chris Lighty reúne estrelas do hip-hop em NY

Diddy, 50 Cent, LL Cool J, Q-Tip, Russell Simmons...

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

Ex-presidente e vocalista da banda U2 se encontraram nesta...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=