Problemas de África devem ser resolvidos pelos africanos – diz Fernando da Piedade

Midrand (Da enviada especial) – O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, considerou hoje, segunda-feira, na cidade de Midrand, Joanesburgo, que os problemas de África devem ser resolvidos pelos africanos e no quadro das suas instituições.

O líder do parlamento angolano teceu tais considerações quando discursava na cerimónia de abertura da II Sessão Ordinária da Terceira Legislatura do Parlamento Pan -Africano, que hoje teve início.

Nesta conformidade, é de opinião que Angola ao assumir, no corrente mês, a presidência do conselho de paz e segurança da União Africana continuará a emprestar o seu “savoir-faire” para a resolução dos conflitos no âmbito da implementação da “Arquitectura de paz e segurança da União Africana”.

Nesta esteira, disse que África hoje é chamada a reagir de forma concertada a uma variedade de desafios e oportunidades que se lhe apresenta face a um sistema internacional imprevisível.

Sendo a paz, prosseguiu, e segurança condições indispensáveis para a prosperidade das populações africanas, aliada à promoção dos direitos humanos e do Estado de direito, “preocupa-nos, sobretudo, a instabilidade política reinante em alguns países mormente na Guiné – Bissau, Côte d’Ivoire, no Mali e na República Democrática do Congo”, referiu.

Assim sendo, afirmou estar convencido que a resolução pacífica dos conflitos passa pela assumpção pelas partes de que os compromissos assumidos devem ser cumpridos em respeito aos princípios da convivência pacífica, convergência de acção, solidariedade e defesa dos interesses nacionais e regionais.

A seu ver, a vontade política não basta “precisamos de elevar a consciência dos nossos povos e unirmo-nos num compromisso solene de defesa dos interesses comuns africanos, preservando o respeito pelas entidades culturais e níveis de desenvolvimento dos estados membros”, frisou.

Leia Também: 

África e suas lutas

Os Africanos: Lutas e Conquistas

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

Cinco pensadores modernos africanos que tratam de identidade, língua e regionalismo

Esta matéria contém links que levam a outras páginas,...

‘Solteira médio’, ganja e mais de 20 passaportes: Glória Maria tem a vida que todo mundo quer

Uma das repórteres mais famosas do Brasil, Glória Maria...

Nelson Maca: “Sou um poeta da literatura negra”

  Nascido na cidade paranaense de Telêmaco Borba,...

Cnbb negra vai a Câmara de Vereadores de Salvador cobrar promessa do Prefeito

Fonte: Lindinalva de Paula     O Fórum de Religiosos de Matrizes...

para lembrar

Homem negro da Carolina do Norte morto há 123 anos recebe funeral

Joshua Halsey assassinado no massacre de negros em novembro...

“O Pai da Rita”, dirigido por Joel Zito Araújo”, estreia nos cinemas dia 19 de maio

Após ser exibido em festivais nacionais como a 45ª...
spot_imgspot_img

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...
-+=