África

África dos mistérios profundos, da ancestralidade humana, dos eternos desafios, do tráfego negreiro e das guerras de ontem e hoje. Da pujança, da tecnologia, dos recursos minerais infindáveis e da secular cobiça ocidental. Dos grandes líderes Nelson Mandela, Samora Machel, Patrice Lumumba e Winnie Mandela.

Enviado por Maurício Pestana via Guest Post para o Portal Geledés

Um pouco da visão real, sem os estereótipos costumeiros da fome, guerra, atraso e ignorância, como o ocidente costumeiramente insiste em retratá-la, é o que o público pode conferir até o final de agosto na exposição ‘Africa Africans’, no museu Afro Brasil, no parque do Ibirapuera, em São Paulo.

A mostra reúne mais de 20 artistas africanos que moram no continente, assim como alguns que hoje fazem sucesso vivendo em outras partes do mundo e também afrodescendentes de fora da África, mas que se inspiraram na pluralidade estética e social presente na região.

Em um momento em que se discute tanto a questão racial, seja por conta da declaração infeliz do técnico Dunga da seleção brasileira em recente coletiva – “Eu até acho que eu sou afrodescendente de tanto que apanhei e gosto de apanhar” –, ou nos episódios de agressão racial contra a apresentadora Maria Júlia, da TV Globo, reunir esses artistas de vanguarda no maior país negro fora da África é uma iniciativa mais que oportuna, pois reafirma, para aqueles que ainda têm dúvida, a importância e a contribuição cultural deste rico continente para a humanidade.

A definição para esse encontro de história e realidades tão próximas e parecidas é sintetizada na frase de Emanoel Araújo, curador da mostra: “No Brasil, os fios que nos unem ao continente e que, durante muito tempo ficaram esquecidos e escondidos pelo racismo cordial característico da sociedade brasileira, nos impelem a buscar uma África que é, muitas vezes, criada pelo imaginário”.

Se leis no Brasil como a 10.639/03, que obriga o ensino da África e de seus descendentes em nossas escolas, são fundamentais para nos ajudar a entender, respeitar e combater o racismo, a exposição ‘Africa Africans’ é uma importante e essencial contribuição para esse fim.

+ sobre o tema

Barça bate Milan, mas é Ronaldinho Gaúcho quem leva troféu para casa

Na volta ao Camp Nou, craque é ovacionado pela...

Literatura Africana Contemporânea

A literatura africana contemporânea não tem recebido, especialmente...

MODA E ARTE AFRO – Artes Visuais da Bahia

  Washinton José, o Yosh, é apontado como uma das...

A Natureza e seus significados entre adeptos das Religiões Afro-Brasileiras

  As religiões afro-brasileiras são reconhecidas como religiões de matriz...

para lembrar

Oprah Winfrey doa US$12 milhões para museu

Oprah Winfrey fez uma doação de US$12 milhões em apoio...

A cultura das mulheres lutadoras do Senegal

No Senegal, a luta tradicional - uma espécia de...

Morreu o ex-Pantera Negra Herman Wallace, libertado há 3 dias

Herman Wallace, um ex-Pantera Negra preso em condições de...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=