Produção de casamentos foca na cultura afrobrasileira

A  quebra das padronizações são muitas vezes elementos importantes para inovar e trazer a tona discussões sobre as diferenças. Foi assim com a Igbeyawo Casamento Afro, uma startup focada na cultura afro-brasileira.

Do Catraca Livre 

“Criamos essa empresa a partir da experiência da organização do nosso próprio casamento, onde encontramos dificuldades de realizá-lo da forma como sonhávamos: com turbante ao invés de deixar os cabelos lisos, descalços, com um vestido que remetesse a nossa ancestralidade e uma conta de orixá na mão, ao invés de um terço¨, conta Thaisa Calixto dos Santos Barros, 31, educadora e criado da Igbeyawo.

ifa9

Foto: ifa9

 

“Escutei diversas vezes: já que foi assim, por que você não casou em um terreiro? Existe então um modelo de casamento? Existe uma religião dominante? Por que determinados símbolos culturais são aceitáveis nesse rito e outros não? Estou falando de cultura e não só de religião”, diz Thaisa.

ifa12-1024x683

Ifa

Segundo a educadora, a empresa é uma proposta afirmativa frente ao racismo simbólico e procura por meio da esfera social do casamento afirmar e reconhecer a ancestralidade negra brasileira. “Entendendo que essa história nos foi negada e que isso ressoa de diversas formas na vida do homem e da mulher negra”, completa.

Em 2015, estão sendo organizados três casamentos. A empresa também lançou a Igbeyawo Feiras Afro, projeto itinerante que pretende circular cinco capitais brasileiras e assim reunir as diversas faces do afroempreendedorismo num só local com cultura, arte, gastronomia, estética, moda, dança e literatura.

“Nosso objetivo assim é ocupar o mundo dos negócios com a nossa cor e cara, encorajando microempreendedores, artesãos, artistas de todos os tipos a buscarem seu espaço também como fornecedores de casamentos”, diz a educadora.

A sede da primeira versão da feira foi a cidade de Salvador, na Bahia, e a próxima será no Rio de Janeiro, no dia 20 de setembro, no Parque da Bola Rio (estádio do Maracanã) em parceria com a Pegada Forte Produções. “A  cada edição teremos o Prêmio Igbeyawo que irá homenagear os grandes nomes negros (artistas no geral, acadêmicos, intelectuais, parlamentares, entre outros) da contemporaneidade de cada cidade sede da Feira”.

 

 

 

 

 

+ sobre o tema

Mulheres negras enfrentam barreira maior no mercado de tecnologia

O Brasil tem mais negros (56%) e mulheres (52%),...

Marina: Paradoxos

 Há algo perturbador na performance eleitoral de Marina da...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Sobre a solidão da mulher negra

Esse texto é sobre a solidão da mulher negra. Por Albertina...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Mulheres Maravilhosas: Cristiane Sobral

Não me lembro exatamente como entrei em contato com...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=