Professor é afastado e Ufes abre processo para apurar denúncias de racismo 

Nesta quarta-feira (05), o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, informou que o professor foi afastado do segundo período de Ciências Sociais

da Redação Folha Vitória

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu abrir um processo administrativo para apurar a conduta do professor do Departamento de Economia, acusado de racismo. O processo pode durar até 90 dias.

Nesta quarta-feira (05), o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, informou que o professor foi afastado do segundo período de Ciências Sociais, na qual teria externado posicionamento contrário ao sistema de cotas.

De acordo com o reitor, caso o inquérito confirme as denúncias apresentadas pelos universitários, o professor poderá sofrer até três tipos de sanções: advertência verbal, advertência na ficha de cadastro de professores da universidade, ou exoneração.

Segundo Centoducatte, “o professor está completamente equivocado ao dizer que cotistas não são bons alunos”. Ele também reforçou que a Ufes não admite qualquer tipo de preconceito.

O caso

Na última segunda-feira (03), um professor do Departamento de Economia da Ufes gerou polêmica ao fazer comentários de cunho supostamente racistas durante uma das suas aulas.

De acordo com os relatos de alunos do curso de Ciências Sociais, o professor dirigiu-se aos universitários cotistas, dizendo que “detestaria ser atendido por um médico negro ou advogado negro” e que o nível intelectual da Ufes reduziu-se com a presença de negros cotistas.

Além disso, segundo testemunhas, o professor declarou que tem dificuldades em adaptar sua linguagem culta para explicar os conteúdos a uma “turma incapaz”, onde há alunos cotistas.

Nas redes sociais, alunos, advogados e até outros funcionários da Universidade se mostraram contrários às declarações do docente. Porém, houve quem defendesse o professor.

Na terça-feira (04), o desembargador Willian Silva ofereceu representação criminal ao Ministério Público Federal contra o professor.

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Ufes vai investigar denúncia de fraude no sistema de cotas

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) disse que vai investigar...

Desembargador entra com ação contra professor da Ufes acusado de racismo

O desembargador Willian Silva ofereceu representação criminal ao Ministério...

Ufes está entre as universidades mais ‘generosas’ para cotistas

A Ufes está entre as universidades que mais investem...

UGT/ES participa de Ato contra Racismo Institucional na UFES e lança Nota de Repúdio

“Racistas, racistas, não passarão. A juventude negra vai fazer...
spot_imgspot_img

Cotistas denunciam discriminação na Ufes

Entre os relatos há até separação de turmas para não cotistas Eles superaram o ensino precário das escolas públicas, as dificuldades financeiras e conseguiram ingressar...

Ufes vai investigar denúncia de fraude no sistema de cotas

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) disse que vai investigar as denúncias de fraude no sistema de cotas. Segundo nota publicada nesta quinta-feira (25), foi...

Após denúncia de fraude no sistema de cotas, Ufes recebe primeira edição da Mostra de Cinema Negro

A primeira edição da Mostra de Cinema Negro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) acontece em um momento sintomático. Faz pouco mais de duas semanas...
-+=