Técnico provoca polêmica ao falar de ‘típico jogador africano’

O técnico do Bordeaux, Willy Sagnol, provocou polêmica nesta terça-feira ao citar as supostas qualidades do “típico jogador africano”, ao comentar os desfalques em sua equipe devido à Copa Africana das Nações (CAN).

Do: Yahoo

“O certo é que enquanto eu for treinador do clube, teremos menos jogadores africanos chegando ao Bordeaux, já que não quero atletas que a cada dois anos desapareçam durante dois meses”, afirmou Sagnol em entrevista ao jornal Sud Ouest.

“São critérios que precisamos levar em conta quando contratamos”, disse Sagnol sobre a ausência dos jogadores africanos convocados para a próxima CAN, que deve ocorrer em janeiro e fevereiro de 2015.

Ao assinalar a importância para os clubes franceses dos jogadores da África, o técnico do Bordeaux citou a “vantagem do típico jogador africano, que não é caro, geralmente está preparado para o combate e pode ser qualificado de potente sobre o gramado”.

“Mas o futebol não é apenas isto, o futebol também é técnica, inteligência, disciplina, e isto faz falta (…). Precisamos de nórdicos também. Os nórdicos têm uma boa mentalidade”.

“Um time de futebol é uma mescla, é como a vida, como a França. Temos zagueiros, atacantes, meias, rápidos, grandes, pequenos, técnicos”, concluiu o técnico.

O SOS Racisme denunciou as palavras de Sagnol e pediu “que a Federação Francesa de Futebol, a Liga de Futebol Profissional e o Ministério dos Esportes adotem sanções imediatas à altura da gravidade de tais palavras” e analisa “a possibilidade de apresentar uma denúncia nos próximos dias”.

+ sobre o tema

O significado racista e reacionário por trás da mudança da faculdade de direito da UERJ

Há aproximadamente uma semana, fomos surpreendidos com a notícia...

Negar existência colabora com a perpetuação do racismo ao longo dos séculos

Por Tatiana Venancio Há quem diga que não existe discriminação...

Drogar alguém para fazer sexo é estupro, diz Obama sobre Bill Cosby

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se referiu...

Entidades pressionam TSE por participação democrática de negros nas eleições

Representantes do movimento negro protocolaram nesta quinta-feira (6) pedido...

para lembrar

Chega de fingir que é normal. O Racismo Institucional no RH veja o video

Vídeo mostra reações diversas a fotografias quase idênticas, onde...

O Peso da História: A Escravidão e as Cotas

A História ainda é uma bola de ferro que...

Homem negro é baleado na Alemanha em caso de racismo

Suspeito do crime foi encontrado morto em seu veículo....
spot_imgspot_img

Maurício Pestana: escola de negros e o Terceiro Vagão

Em vários artigos já escritos por mim aqui, tenho apontado como o racismo no Brasil utiliza a via da questão econômica e educacional para...

Tragédia no RS apaga pessoas negras e escancara racismo ambiental

No início dos anos 2000, viajei a Mato Grosso do Sul para participar de um evento universitário. Lembro que na época eu causei espanto...

Racismo em escolas de Niterói: após reunião com mãe de dois adolescentes vítimas de insultos, deputada vai oficiar MP, polícia e prefeitura

Após uma reunião com Renata Motta Valadares, mãe de dois adolescentes de Niterói que foram vítimas de racismo em duas diferentes escolas particulares, a deputada estadual...
-+=