terça-feira, julho 5, 2022
InícioQuestão RacialCasos de RacismoTécnico provoca polêmica ao falar de 'típico jogador africano'

Técnico provoca polêmica ao falar de ‘típico jogador africano’

O técnico do Bordeaux, Willy Sagnol, provocou polêmica nesta terça-feira ao citar as supostas qualidades do “típico jogador africano”, ao comentar os desfalques em sua equipe devido à Copa Africana das Nações (CAN).

Do: Yahoo

“O certo é que enquanto eu for treinador do clube, teremos menos jogadores africanos chegando ao Bordeaux, já que não quero atletas que a cada dois anos desapareçam durante dois meses”, afirmou Sagnol em entrevista ao jornal Sud Ouest.

“São critérios que precisamos levar em conta quando contratamos”, disse Sagnol sobre a ausência dos jogadores africanos convocados para a próxima CAN, que deve ocorrer em janeiro e fevereiro de 2015.

Ao assinalar a importância para os clubes franceses dos jogadores da África, o técnico do Bordeaux citou a “vantagem do típico jogador africano, que não é caro, geralmente está preparado para o combate e pode ser qualificado de potente sobre o gramado”.

“Mas o futebol não é apenas isto, o futebol também é técnica, inteligência, disciplina, e isto faz falta (…). Precisamos de nórdicos também. Os nórdicos têm uma boa mentalidade”.

“Um time de futebol é uma mescla, é como a vida, como a França. Temos zagueiros, atacantes, meias, rápidos, grandes, pequenos, técnicos”, concluiu o técnico.

O SOS Racisme denunciou as palavras de Sagnol e pediu “que a Federação Francesa de Futebol, a Liga de Futebol Profissional e o Ministério dos Esportes adotem sanções imediatas à altura da gravidade de tais palavras” e analisa “a possibilidade de apresentar uma denúncia nos próximos dias”.

Artigos Relacionados
-+=