Professor é preso por ofensas racistas a um estudante em sala de aula na Praia Grande

Um professor foi preso por injúria racial após supostas ofensas a um estudante dentro de uma escola municipal de Praia Grande, no litoral de São Paulo, na tarde desta terça-feira (8). De acordo com familiares do aluno, a situação se repetia com frequência há semanas.

no G1

O caso ocorreu na Escola Municipal Isabel Figueroa Bréfere, no bairro Aviação. A criança de 12 anos, que inicialmente não queria contar aos pais o que acontecia, foi orientada a gravar com o celular quando fosse ofendida novamente pelo professor. Após conseguir o registro, o menino entrou em contato com a família, que acionou a Polícia Militar.

“O professor fazia piada: ‘olha os dentes dele, parece a Torre Eiffel’. Ele humilhava mesmo, dizia que era preto, que tinha que acender a luz para enxergar. Dizia que, para beijar uma menina mais alta, teria que subir na escada, porque era anão”, relata Paulo Sérgio Vieira dos Santos, pai do estudante.

A mãe do jovem, Renata Brindo dos Santos, lembra que antes do filho revelar o que estava sofrendo, reparou mudanças no seu comportamento. “Ele estava agressivo, irritado. Concluí que algo de muito grave estava acontecendo”, conta.

O garoto, então, decidiu explicar aos pais a situação e disse que as ofensas vinham se agravando durante as últimas semanas, e que gostaria de evitar as aulas de Língua Portuguesa, lecionadas pelo docente.

“Eu fiquei louco, transtornado, indignado. Você manda seu filho para a escola, para estudar e aprender, e o professor faz isso com o próprio aluno. E agora ele não quer mais voltar. Fazer isso com meu filho é como enfiar uma faca no meu peito. Não há perdão que anule o que foi feito”, desabafa Paulo Sérgio.

O professor e o aluno foram encaminhados à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do município, que também investiga casos onde crianças e adolescentes são vítimas.

Ofensas ‘comuns’ ao professor
Uma jovem de 12 anos, colega de sala da vítima, também foi à delegacia prestar depoimento contra o docente. Ela relatou que piadas às custas da aparência de estudantes são comuns durante as aulas do professor. “Têm alunos que ele não gosta, e o meu amigo é um deles. As piadas começaram por ele ser baixinho, e agora foram pela cor dele”, diz.

O professor foi autuado em flagrante pelo crime de injúria racial. De acordo com a delegada titular da DDM, Maria Aparecida dos Santos, o crime se diferencia do racismo, pois é direcionado a uma pessoa específica. Ele pagou a fiança estipulada pelas autoridades e responderá ao processo penal em liberdade. “O crime de injúria qualificada decorrente de racismo tem pena de um a três anos de reclusão”, explica a delegada.

Wilson Barbosa, advogado do professor, afirma que não entende o ocorrido com uma injúria. Segundo ele, o próximo passo é o recolhimento de provas para refutar a acusação.

Por meio de nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que a Secretaria de Educação já estava ciente do ocorrido. De acordo com a administração municipal, o caso será encaminhado para a Comissão de Ética, que irá averiguar os fatos e avaliar a conduta do servidor. Caso a ocorrência seja comprovada, o professor responderá por processo disciplinar.

leia também: 

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

Band humilha garis outra vez. Hélio Costa não vai fazer nada ?

Carta aberta à população (do Sindicato dos Garis e...

RACISMO NA ITÁLIA: Berlusconi: “Menos imigrantes igual a menos crimes”

Polémica em Itália após declarações de Silvio Berlusconi. Para...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

‘Escravo’, ‘urubu’: crianças são vítimas de racismo; denúncias passam de 3 mil em escolas estaduais em SP em 2023

Mais de 3 mil denúncias de discriminação em escolas estaduais de São Paulo foram registradas somente em 2023. Os casos aumentaram 500% nos últimos 5...

No Mês da Primeira Infância, é preciso reafirmar o enfrentamento ao racismo desde o começo da vida

Em julho deste ano, a Presidência da República proclamou agosto como o Mês da Primeira Infância para promover ações de conscientização sobre a importância...
-+=