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    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

    ‘Não tenho muito o que me queixar da vida’, diz a cantora Alaíde Costa

    Agência Brasil/EBC

    Mulheres pretas

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    Argentina, lei sobre o aborto e lições para o Brasil e a América Latina

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      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

      Imagem: Arquivo Pessoal

      “Lutei e provei inocência do meu filho, hoje ajudo mães em penitenciárias”

      Gilmar Bittencourt Santos Silva - Arquivo Pessoal

      Quilombos podem ajudar a mudar o racismo estrutural?

      Arquivo Pessoal

      Governo do Rio sanciona Lei Ágatha, que prioriza investigação de crimes contra crianças e adolescentes

      ilustrações Amanda Favali (@favali_)

      Se os privilegiados estão cansados, imagine os negros

      Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/Redes Sociais DHBF

      Oito corpos são encontrados em Belford Roxo, Baixada Fluminense

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      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

      Pixabay

      Coronavírus expõe o racismo ambiental: negros são o corpo que o Estado secou

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        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

        Divulgação

        Série Oxalaive promove 14 encontros poéticos virtuais

        Regé-Jean Page (Foto: Reprodução/Instagram)

        Quem é Regé-Jean Page, a estrela da série “Bridgerton”?

        Arte por Raquel Batista

        O Movimento Negro Organizado Hoje: Vozes da Coalizão Negra Por Direitos #DesenraizandoRacismo

        Ana Hikari (Reprodução/Insytagram/@ _anahikari)

        Ana Hikari, 1ª protagonista asiática da TV: ‘Passei a vida reduzida a japa’

        Netflix

        Lupin: Série francesa da Netflix quebra recorde na plataforma

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              Professora confecciona bonecas negras e indígenas para combater racismo desde a infância

              06/04/2015
              em Educação, Lei 10639/03 e outras
              Tempo de leitura: 5 min.

               

              Por Thiago Borges no Periferia em Movimento

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              Bonecas negras e indígenas para combater o racismo e gerar identificação desde criança. (Foto: Thiago Borges / Periferia em Movimento)

               

              Carine, uma menina negra de três anos, ficou triste porque uma coleguinha branca da escola disse que seu cabelo era feio.

              Em muitos colégios esse caso poderia passar batido, mas onde a professora Cristiane Palheta dá aula – o Centro de Educação Infantil (CEI) Parque Cocaia, localizado no Grajaú, Extremo Sul de São Paulo.

              “A coleguinha não falou por implicância, e sim porque sentia mesmo isso. Não significa que é racismo, mas a reprodução das referências que se tem”, explica Cristiane.

              A educadora mediou uma conversa entre as duas crianças sobre a beleza de cada uma e envolveu toda a turminha no assunto.

              “É difícil desconstruir isso porque toda o modelo de beleza que se tem é de uma mulher branca, loira, de cabelos longos, e mesmo no ambiente educacional essas questões não são discutidas”, diz Cristiane.

              A falta dessas referências em escolas onde até 80% dos estudantes são negros ou pardos incomodou Cristiane, que começou a confeccionar bonecas pretas e indígenas para gerar identificação entre seus alunos e combater o racismo desde a infância.

              É sobre esse trabalho que vamos falar em mais uma reportagem do “Cultura ao Extremo”, projeto realizado com apoio do programa Agente Comunitário de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que tem o objetivo de mapear e visibilizar as manifestações culturais no Extremo Sul.

              Para saber mais e participar também, clique na imagem abaixo ou responda ao questionário no final da matéria.

              Quem sou eu?

              Cristiane, 30 anos, nasceu em Castanhal (PA), município com 186 mil habitantes. Aos 10 anos, ela e as duas irmãs mais velhas foram trazidas para São Paulo pela mãe, que trabalhava como doméstica para juntar e dinheiro e buscar os filhos deixados com parentes no Norte do País.

              Apesar da origem, foi em São Paulo que Cristiane firmou sua identidade. Com antepassados negros e indígenas, aqui ela não era reconhecida como afrodescente por conta dos cabelos e lábios finos.

              “Porém, até então eu também não me reconhecia como indígena. Grande parte da minha família se parece comigo, mas ninguém sabia direito sobre nossas raízes nem admitia porque até hoje no Pará existe uma imagem ruim do índio. Ninguém quer ser indígena”, explica.

              Também devido à conotação ruim que a imigração dos povos andinos ganhou na cidade, Cristiane muitas vezes era chamada de “boliviana” por conta de sua aparência.

              Muitos questionamentos de Cristiane começaram a ser respondidos em 2004, quando ingressou na faculdade de Pedagogia.

              A experiência nas salas de aula foi essencial para o conhecimento interior de Cristiane, que contou com outro fator importante: a vivência no Extremo Sul de São Paulo.

              Criada na Vila Califórnia, durante a graduação ela encontrou o atual marido Robson Oliveira – mais conhecido como Robsoul, rapper e professor –, com quem se casou um ano antes da formatura e se mudou para o Jardim Shangrilá, no Grajaú.

              O interesse por saber mais sobre a ancestralidade e a existência de terras indígenas tão próximas de casa motivaram uma visita de Cristiane à aldeia Tenondé Porã, em Parelheiros. Lá, foi acolhida, se integrou às atividades da comunidade e recebeu um nome guarani: Jaxuka Mirim.

              Foram quase três décadas para Cristiane afirmar sua identidade.

              De volta às salas de aula, onde 80% dos estudantes eram negros e pardos, ela queria diminuir esse processo entre seus alunos.

              Entretanto, como abordar assuntos tão complexos com crianças de até três anos idades em um sistema de ensino que prioriza as referências europeias?

              “O currículo escolar é totalmente eurocentrista, os livros de formação tanto para professores quanto para alunos só trazem pessoas brancas, então não era possível que uma criança construísse uma identidade positiva de sua etnia com base nisso”, diz ela.

              Quem somos nós?

              O Brasil tem duas leis (a 10.639, de 2003, e a 11.645, de 2008), que determinam o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas.

              Entretanto, na prática, a leis ainda não são cumpridas ou se resumem a atividades nos dias do Índio ou da Consciência Negra.

              Segundo a ONG Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), que promove o Prêmio Educar pela Igualdade, os melhores resultados são obtidos em ações individuais de professores como Cristiane.

              Com a falta de brinquedos de referências indígenas ou africanas, a educadora resolveu fazer ela mesma: foram meses assistindo vídeos na internet, pesquisando hábitos e símbolos, e desenhando croquis até confeccionar com retalhos de pano uma bonequinha guarani.

              Quando a boneca ficou pronta, Cristiane levou à Tenondé Porã para receber a aprovação da Jerá Guarani, uma das lideranças femininas da aldeia.

              “Eu não queria me apropriar indevidamente dessas referências. Também tomei cuidado em fazer bonecas indígenas com grafismos específicos de cada povo, nada genérico, porque buscamos justamente combater esses estereótipos”, diz.

              Em 2012, Cristiane levou a boneca para o CEI pela primeira vez. Contou histórias, deixou que as crianças brincassem, mas ainda estava insatisfeita. Com o próprio dinheiro, comprou outros brinquedos guaranis e fez bonecas maiores e pretas, além das indígenas.

              Em 2013, uma colega apresentou a Cristiane as bonecas Abayomi, feitas com pedaços de roupas pelas mães para acalmar os filhos nos navios negreiros durante o translado entre a África e o Brasil, onde serviriam como escravos.

              Desde então, as bonecas passaram a acompanhar histórias sobre princesas e guerreiros africanos, apresentando outros parâmetros para os pequeninos.

              Apesar da aceitação pelas crianças, a professora já enfrentou resistência de pais, responsáveis e educadores de outras escolas. Além disso, sem apoio do poder público, ela depende da doação de retalhos ou tira dinheiro do próprio bolso para comprar os materiais que precisa.

              “Minha maior conquista é trazer uma outra referência para as crianças, que podem escolher uma boneca parecida com elas”, conclui. “As bonecas são um instrumento de luta contra o racismo”. Carine, a menina do começo da matéria, agradece.


              Tudo sobre…
              Cristiane Jaxuka e as bonecas Abayomi
              Região de atuação:
               Extremo Sul de São Paulo
              Linguagens: Artesanato, Oficinas
              Temas abordados: Arte e cultura, Educação, Culturas afrobrasileiras, Culturas indígenas
              Público principal: crianças (nas escolas), jovens e adultos (nas oficinas externas)
              Critérios para participação das oficinas: Nenhum
              Com quem se articula: Artistas locais, Escolas públicas e particulares, Movimentos sociais
              Como se mantém: Recursos próprios
              Maiores dificuldades enfrentadas no dia a dia: Conhecimento sobre gestão e falta de tempo para dedicação ao trabalho
              Contatos: pelo e-mail ([email protected]) ou Facebook

               

              Leia também 

              Bonecas Abayomi: símbolo de resistência, tradição e poder feminino

              Tags: bonecas negrasEducaçãoEducação e Relações Raciaislei 10.639/03
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              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
              • Territórios negros e periféricos no enfrentamento à pandemia da COVID-19: um estudo sobre as ações desenvolvidas na região metropololitana de São Paulo Por compreender a importância das diversas iniciativas realizadas para o enfrentamento da Covid-19, Geledés Instituto da Mulher Negra, Rede Conhecimento Social e um grupo de coletivos e movimentos sociais realizaram uma pesquisa sobre as formas de atuação e enfrentamento à pandemia da COVID-19 protagonizadas pela sociedade civil na região metropolitana de São Paulo, de forma a identificar as experiências, as problemáticas enfrentadas e os desafios para a continuidade das iniciativas. Para saber mais acesse www.geledes.org.br
              • "Enquanto um fenômeno multidimensional da política estadunidense que envolve dinâmicas de classe, gênero e raça, o trumpismo revelou diferentes faces, que na maioria das vezes se materializou em manifestações públicas de homens brancos da classe trabalhadora." Leia o Guest Post de Flávio Thales Ribeiro Francisco em: www.geledes.org.br
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