Programa infantil Brincando no Baobá celebra o Dia da Consciência Negra

A EBC comemorará o dia da Consciência Negra com muita diversão no especial Brincando no Baobá, especial infantil que vai ao ar no dia 20 de novembro pela TV Brasil ás 14 horas.

Do EBC

O programa leva o nome de uma árvore oriunda do continente africano. Para quem não conhece, o Baobá chega a alcançar alturas de 5 a 25m e é considerada a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.

Além de aprender curiosidades como estas, as crianças vão aprender mais sobre a importância da herança africana na construção da identidade brasileira.

Para isso, vídeos produzidos em diversos estados brasileiros por emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública, mostram como as raízes africanas estão presentes no Brasil. O programa ainda promete mostrar os reflexos das tradições africanas em diferentes expressões artísticas e culturais brasileiras como na música, dança, vestuário, religiosidade, língua, festejos e culinária brasileira.

Como parte da série dos especiais Brincando o Carnaval e Brincando no Arraiá(link), que também foram transmitidos pela TV Brasil, o Brincando no Baobá será apresentado novamente pela atriz e contadora de histórias Suzana Nascimento. Desta vez, Suzana estará acompanhada de Cosme dos Santos que representará o personagem de um griô, figura presente em várias tradições africanas que é responsável pela transmissão oral dos saberes e fazeres ancestrais de uma comunidade.

Direto dos estúdios da TV Brasil no Rio de Janeiro, os dois apresentadores receberão também o grupo Jongo da Serrinha. O grupo cultural, que promove ações integradas entre cultura, arte, memória, e desenvolvimento social, comandará as apresentações musicais no programa.

Além do especial para TV, O Brincando no Baobá terá uma dimensão multiplataforma ganhando vida no rádio e na web.

No rádio, o Brincando no Baobá contará com um repertório musical mais vasto mostrando diversas influências africanas na musicalidade brasileira. O programa será veiculado na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro no dia 21 de novembro às 11h.

Na web, o site do programa traz vídeos exclusivos sobre o especial, brincadeiras, e informações para a criançada aprender mais sobre o continente africano e sua herança de sua riqueza cultural no Brasil.

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

OAB e Ministra estudarão incluir tema da igualdade racial no exame de ordem

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil...

A ministra negra da nova República.

A ministra negra da nova República matéria original de Marcos...

Ministra Luiza Bairros discute parceria com EBC para projetos de valorização da cultura afro-brasileira

Possíveis parcerias terão como propósito a difusão de projetos...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=