Programa infantil Brincando no Baobá celebra o Dia da Consciência Negra

A EBC comemorará o dia da Consciência Negra com muita diversão no especial Brincando no Baobá, especial infantil que vai ao ar no dia 20 de novembro pela TV Brasil ás 14 horas.

Do EBC

O programa leva o nome de uma árvore oriunda do continente africano. Para quem não conhece, o Baobá chega a alcançar alturas de 5 a 25m e é considerada a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.

Além de aprender curiosidades como estas, as crianças vão aprender mais sobre a importância da herança africana na construção da identidade brasileira.

Para isso, vídeos produzidos em diversos estados brasileiros por emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública, mostram como as raízes africanas estão presentes no Brasil. O programa ainda promete mostrar os reflexos das tradições africanas em diferentes expressões artísticas e culturais brasileiras como na música, dança, vestuário, religiosidade, língua, festejos e culinária brasileira.

Como parte da série dos especiais Brincando o Carnaval e Brincando no Arraiá(link), que também foram transmitidos pela TV Brasil, o Brincando no Baobá será apresentado novamente pela atriz e contadora de histórias Suzana Nascimento. Desta vez, Suzana estará acompanhada de Cosme dos Santos que representará o personagem de um griô, figura presente em várias tradições africanas que é responsável pela transmissão oral dos saberes e fazeres ancestrais de uma comunidade.

Direto dos estúdios da TV Brasil no Rio de Janeiro, os dois apresentadores receberão também o grupo Jongo da Serrinha. O grupo cultural, que promove ações integradas entre cultura, arte, memória, e desenvolvimento social, comandará as apresentações musicais no programa.

Além do especial para TV, O Brincando no Baobá terá uma dimensão multiplataforma ganhando vida no rádio e na web.

No rádio, o Brincando no Baobá contará com um repertório musical mais vasto mostrando diversas influências africanas na musicalidade brasileira. O programa será veiculado na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro no dia 21 de novembro às 11h.

Na web, o site do programa traz vídeos exclusivos sobre o especial, brincadeiras, e informações para a criançada aprender mais sobre o continente africano e sua herança de sua riqueza cultural no Brasil.

+ sobre o tema

SP: estilistas africanos desfilam com 25 negras brasileiras

Como  parte da 39ª edição do São Paulo Fashion...

Pintor nigeriano Joseph Eze, veja a galeria

Joseph Eze Joseph Eze nasceu em 1975. Ele vem de estado...

FSM-BA: íntegra da carta lida na Assembleia de Movimentos Sociais

Veja abaixo a carta lida na abertura da assembleia...

O desafio de ser uma bailarina negra em uma única foto

Todas as bailarinas se comprometem com os rituais das...

para lembrar

spot_imgspot_img

Mel Duarte celebra cinco anos do álbum “Mormaço – entre outras formas de calor” com apresentações gratuitas em São Paulo

A cantora, escritora, poeta, compositora e produtora cultural Mel Duarte, conhecida por sua brilhante performance de "spoken word", celebra o quinto aniversário do seu...

Instituto Tebas celebra 194 anos de nascimento de Luiz Gama com caminhada e exibição de vídeo em São Paulo

 Liberdade ou Morte: histórias que a História não conta é o título da web série composta por sete narrativas (fotográficas, textuais e audiovisuais) que destacam a agência...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...
-+=