quinta-feira, agosto 18, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasProgramação definida para Semana da Consciência Negra em Porto Alegre

Programação definida para Semana da Consciência Negra em Porto Alegre

Agenda de debates, palestras e shows terá atração do dia 14 até o próximo dia 20

A 22ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre começa no próximo dia 14 e se estende até o dia 20 de novembro. A abertura oficial será às 18h30 com uma solenidade que contará com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade negra do município. Tendo como tema central a juventude, diversos painéis e mesas redondas serão desenvolvidos durante a semana sempre no horário da tarde até o dia 19. A programação cultural também será destaque, com shows e mostras artísticas.

Os debates começam às 14 horas do dia 15, quando representantes do executivo municipal falarão sobre Porto Alegre e a sua população negra. A seguir acontece uma mesa redonda com o tema violência e segurança pública. Na sexta-feira o tema desenvolvido será violência e saúde e no sábado serão tratados assuntos como educação e legislação. Já no domingo a inclusão social e a educação serão discutidos.

Entre os painelistas estão Luizinho Martins, secretário Municipal de Juventude de Porto Alegre; Antonio Carlos Côrtes, advogado; Marilene Leal Paré, pedagoga; Lúcia Regina Pereira do grupo de mulheres negras Maria Mulher; o sociólogo e pró-reitor de gestão da Ufrgs, Cleiton Munhoz de Freitas, delegado de polícia negro; e Osvaldo Ferreira, advogado e pesquisador, além de outras autoridades, intelectuais e representantes da comunidade negra.

Durante todos os dias ocorrerão shows, a partir das 18 horas, no palco montado junto ao Largo Zumbi dos Palmares. Entre as atrações artísticas estão o Coral do Cecune, o cantor Paulo Dionísio, o grupo de dança Brasil Estrangeiro, a banda Flor de Ébano, especializada em samba, entre outros. Serão apresentadas quatro atrações por dia.

A Semana se encerra com a grande marcha estadual Zumbi dos Palmares, dia 20, organizada pelo movimento social negro, para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra. Ela parte do largo Glênio Peres às 16 horas e segue até o Largo Zumbi dos Palmares, onde todos os eventos da semana deverão ocorrer.

 

 

Fonte: Correio do Povo 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench