Programação definida para Semana da Consciência Negra em Porto Alegre

Agenda de debates, palestras e shows terá atração do dia 14 até o próximo dia 20

A 22ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre começa no próximo dia 14 e se estende até o dia 20 de novembro. A abertura oficial será às 18h30 com uma solenidade que contará com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade negra do município. Tendo como tema central a juventude, diversos painéis e mesas redondas serão desenvolvidos durante a semana sempre no horário da tarde até o dia 19. A programação cultural também será destaque, com shows e mostras artísticas.

Os debates começam às 14 horas do dia 15, quando representantes do executivo municipal falarão sobre Porto Alegre e a sua população negra. A seguir acontece uma mesa redonda com o tema violência e segurança pública. Na sexta-feira o tema desenvolvido será violência e saúde e no sábado serão tratados assuntos como educação e legislação. Já no domingo a inclusão social e a educação serão discutidos.

Entre os painelistas estão Luizinho Martins, secretário Municipal de Juventude de Porto Alegre; Antonio Carlos Côrtes, advogado; Marilene Leal Paré, pedagoga; Lúcia Regina Pereira do grupo de mulheres negras Maria Mulher; o sociólogo e pró-reitor de gestão da Ufrgs, Cleiton Munhoz de Freitas, delegado de polícia negro; e Osvaldo Ferreira, advogado e pesquisador, além de outras autoridades, intelectuais e representantes da comunidade negra.

Durante todos os dias ocorrerão shows, a partir das 18 horas, no palco montado junto ao Largo Zumbi dos Palmares. Entre as atrações artísticas estão o Coral do Cecune, o cantor Paulo Dionísio, o grupo de dança Brasil Estrangeiro, a banda Flor de Ébano, especializada em samba, entre outros. Serão apresentadas quatro atrações por dia.

A Semana se encerra com a grande marcha estadual Zumbi dos Palmares, dia 20, organizada pelo movimento social negro, para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra. Ela parte do largo Glênio Peres às 16 horas e segue até o Largo Zumbi dos Palmares, onde todos os eventos da semana deverão ocorrer.

 

 

Fonte: Correio do Povo 

+ sobre o tema

Movimento negro no Brasil tem que rumar para nova abolição, afirma ativista

Poeta, escritor e ativista dos mais importantes do movimento...

Reformas estão 20 anos atrasadas, diz compositor

Para Pablo Milanés, irmãos Castro têm de fazer transição...

Do Brasil africano à África brasileira

Em 1963, Alberto da Costa e Silva assistiu a...

para lembrar

Após incidente racista, Hamilton é homenageado na Espanha

Folha: Gazeta Esportiva Barcelona (Espanha) No mesmo local no qual sofreu...

Alguma poesia, por Cidinha da Silva

Escritora comenta as contribuições literárias de “Correntezas e outros estudos marinhos”,...

Winnie Mandela, militante sul-africana contra o apartheid, morre aos 81 anos

Winnie Madikizela-Mandela, militante sul-africana que lutou contra o apartheid,...

“Macacos” faz últimas sessões dias 30 e 31 de outubro

A dramaturgia foi criada a partir do caso do...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=