Rio Claro: Veja a programação da Semana da Consciência Negra

A programação em comemoração à Semana da Consciência Negra em Rio Claro começa neste domingo (11) e segue até o final do mês com inúmeras atividades, confira a programação:

Dia 11/11 – 8h – na A.E. Velo Clube Rio-clarense (Rua 3 esquina Avenida 19 – Centro): “Jogo do Preto e Branco”- jogo de futebol, atividade esportiva e cultural.

Dia 12 a 23/11, horário comercial, no Paço Municipal (Rua 3, 945, Centro): Exposição de Telas “Consciência Negra é Arte” – do artista plástico rio-clarense Sebastião Emygdio

Dia 13/11 às 19h30 no Centro Cultural: Abertura Oficial da Semana da Consciência Negra “Políticas de Promoção de Igualdade Racial em Rio Claro: resultados, avanços e expectativas”. Mesa de abertura com autoridades locais, momento cultural e exposição da escolas municipais das Secretaria de Educação.

Dias 14, 15 e 16/11 às 19h no Centro Cultural (Rua 2, 2.880, Vila Operária): “Concurso Garoto e Garota Nery Black Fashion”. Presença do jornalista, publicitário, cartunista e editor-chefe da revista Raça Brasil, Maurício Pestana, e da Equipe da Agência Mega Models.

Dia 17/11 às 9h no Auditório do NAM (Rua 6, 3.265, Santana): Encontro Zumbi e Companheiras. “Mulheres Negras: resistência, sociedade e as relações de gênero”. Palestra e debate-papo com Carmen Faustino- professora, arte-educadora e participante do Coletivo Sarau da Casa, e Lucila Isabel Faustino – psicóloga e educadora social, de São Paulo/SP. Apresentação

cultural, venda de artigos da marca afro Deeanto e encerramento com almoço afro-brasileiro para as/os participantes.

Dia 18/11 às 19h30 no Centro Cultural (Rua 2, 2.880, Vila Operária): Concurso de Beleza Negra Miss e Mister África. Com participação especial das mulheres negras da comunidade no desfile de abertura “Mama África”.

Dia 19/11 às 19h no Patrô/Grasifs (Rua 15 esquina da Avenida 19): Atividade Cultural: “Samba: Raiz e Resistência!” Comunidades tradicionais de samba de Rio Claro e região tocando o melhor da música brasileira.

Dia 20/11 às 10h na Praça/Figueira de São Benedito (Rua 9 esquina da Avenida 13): Ato Cívico com autoridades locais, Coral Municipal e cantora Vera Lúcia Santos, Louvor à Figueira de São Benedito com participação de sacerdotes de religião de matriz africana, apresentações culturais e musicais, DJs, venda e exposição de artesanato, comidas típicas e populares. Apresentação especial dos grupos Cantar da Oxum e Fino Trato.

Dia 24/11 das 10 às 12h no Jardim Público e das 14 às 22h no CSU Niazi Hussni: Encontro Vem Jogar Mais Eu – roda de capoeira, roda de conversa e samba de roda tradicional da Ilha de Itaparica.

Dia 25/11 das 10 às 17h no Centro de Convivência da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade – FEENA: Encontro Vem Jogar Mais Eu – roda de capoeira e samba de roda tradicional da Ilha de Itaparica.

Dia 27/11 às 20h no Arquivo Público Histórico (Rua 6, 3.265, Santana): 48º Bate-Papo Cultural “Sistema de Cotas nas Universidades: lutas e experiências”. Convidado: Milton Barbosa – membro fundador do Movimento Negro Unificado – MNU.

Dia 29/11 das 9 às 12h e das 13 às 16h no Centro de Referência e Atendimento a Mulher (Av. 9, 405, Centro): Oficina de bonecas negras com Lucia Makena com foco nas questões de gênero, etnia e geração de renda.

Durante o Mês da Consciência Negra ocorrerão atividades relativas à data com alunos, reeducandas e clientela dos seguintes locais: CRAS Terra Nova, CRAS Brasília, E.M. Jardim das Palmeiras, E.E. Barão de Piracicaba, Centro de Ressocialização Feminino, Faculdades Claretianas.

 

 

Fonte: Jornal Cidade 

+ sobre o tema

Movimento social prepara carta a Dilma em defesa de negros no governo

Dia 14 de Novembro, véspera do aniversário da Proclamação...

Inscrições abertas para o mapeamento de povos e comunidades tradicionais do Rio de Janeiro

Entidades interessadas em realizar mapeamento socioeconômico e cultural dos...

Homenagem a Marighella: Segunda, no Tuca; será exibido clipe dos Racionais

Nesta segunda-feira 3, às 18 h, será realizado no...

São Paulo reconhece 4 áreas de quilombos

As comunidades ficam em Eldorado, Iguape e Iporanga e,...

para lembrar

Boletim III CONAPIR – Comunidade cigana se vê invisível no país

COMUNICADORAS NEGRAS NAS REDES SOCIAIS Enquanto os negros...

I Chamada para Projetos de Organizações Afro-Brasileiras da Sociedade Civil

O Baobá – Fundo para Equidade Racial (doravante,...

SEPPIR lança Edital para implementação do Sistema de Promoção da Igualdade Racial

  Propostas podem ser inseridas no Siconv até 25 de...
spot_imgspot_img

Racismo, e não classe social, é principal fator de desigualdade para brasileiros

O Brasil é racista. As pessoas pretas são as que mais sofrem racismo. A polícia trata de forma diferente negros e brancos. Essas três...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...
-+=