Rio Claro: Veja a programação da Semana da Consciência Negra

A programação em comemoração à Semana da Consciência Negra em Rio Claro começa neste domingo (11) e segue até o final do mês com inúmeras atividades, confira a programação:

Dia 11/11 – 8h – na A.E. Velo Clube Rio-clarense (Rua 3 esquina Avenida 19 – Centro): “Jogo do Preto e Branco”- jogo de futebol, atividade esportiva e cultural.

Dia 12 a 23/11, horário comercial, no Paço Municipal (Rua 3, 945, Centro): Exposição de Telas “Consciência Negra é Arte” – do artista plástico rio-clarense Sebastião Emygdio

Dia 13/11 às 19h30 no Centro Cultural: Abertura Oficial da Semana da Consciência Negra “Políticas de Promoção de Igualdade Racial em Rio Claro: resultados, avanços e expectativas”. Mesa de abertura com autoridades locais, momento cultural e exposição da escolas municipais das Secretaria de Educação.

Dias 14, 15 e 16/11 às 19h no Centro Cultural (Rua 2, 2.880, Vila Operária): “Concurso Garoto e Garota Nery Black Fashion”. Presença do jornalista, publicitário, cartunista e editor-chefe da revista Raça Brasil, Maurício Pestana, e da Equipe da Agência Mega Models.

Dia 17/11 às 9h no Auditório do NAM (Rua 6, 3.265, Santana): Encontro Zumbi e Companheiras. “Mulheres Negras: resistência, sociedade e as relações de gênero”. Palestra e debate-papo com Carmen Faustino- professora, arte-educadora e participante do Coletivo Sarau da Casa, e Lucila Isabel Faustino – psicóloga e educadora social, de São Paulo/SP. Apresentação

cultural, venda de artigos da marca afro Deeanto e encerramento com almoço afro-brasileiro para as/os participantes.

Dia 18/11 às 19h30 no Centro Cultural (Rua 2, 2.880, Vila Operária): Concurso de Beleza Negra Miss e Mister África. Com participação especial das mulheres negras da comunidade no desfile de abertura “Mama África”.

Dia 19/11 às 19h no Patrô/Grasifs (Rua 15 esquina da Avenida 19): Atividade Cultural: “Samba: Raiz e Resistência!” Comunidades tradicionais de samba de Rio Claro e região tocando o melhor da música brasileira.

Dia 20/11 às 10h na Praça/Figueira de São Benedito (Rua 9 esquina da Avenida 13): Ato Cívico com autoridades locais, Coral Municipal e cantora Vera Lúcia Santos, Louvor à Figueira de São Benedito com participação de sacerdotes de religião de matriz africana, apresentações culturais e musicais, DJs, venda e exposição de artesanato, comidas típicas e populares. Apresentação especial dos grupos Cantar da Oxum e Fino Trato.

Dia 24/11 das 10 às 12h no Jardim Público e das 14 às 22h no CSU Niazi Hussni: Encontro Vem Jogar Mais Eu – roda de capoeira, roda de conversa e samba de roda tradicional da Ilha de Itaparica.

Dia 25/11 das 10 às 17h no Centro de Convivência da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade – FEENA: Encontro Vem Jogar Mais Eu – roda de capoeira e samba de roda tradicional da Ilha de Itaparica.

Dia 27/11 às 20h no Arquivo Público Histórico (Rua 6, 3.265, Santana): 48º Bate-Papo Cultural “Sistema de Cotas nas Universidades: lutas e experiências”. Convidado: Milton Barbosa – membro fundador do Movimento Negro Unificado – MNU.

Dia 29/11 das 9 às 12h e das 13 às 16h no Centro de Referência e Atendimento a Mulher (Av. 9, 405, Centro): Oficina de bonecas negras com Lucia Makena com foco nas questões de gênero, etnia e geração de renda.

Durante o Mês da Consciência Negra ocorrerão atividades relativas à data com alunos, reeducandas e clientela dos seguintes locais: CRAS Terra Nova, CRAS Brasília, E.M. Jardim das Palmeiras, E.E. Barão de Piracicaba, Centro de Ressocialização Feminino, Faculdades Claretianas.

 

 

Fonte: Jornal Cidade 

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

NEN – Estamos de luto, mas na luta.

Faleceu no dia de hoje VICENTE FRANCISCO DO ESPÍRITO...

Organizações denunciam ataque ruralista aos territórios quilombolas

  As organizações quilombolas e do movimento negro lançaram uma...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=