Organizações denunciam ataque ruralista aos territórios quilombolas

 

As organizações quilombolas e do movimento negro lançaram uma petição on line para arrecadar assinaturas para a “Carta de Porto Alegre”. O documento denuncia o ataque ruralista contra os territórios quilombolas através da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 3239, impetrada pelo DEM; e do PDL 44/2007, do deputado federal Valdir Collato (PMDB – SC).

Ambos os ataques, o primeiro no Supremo Tribunal Federal e o segundo no Congresso Nacional, estão na iminência de serem votados em Brasília. A ADIN questiona o artigo 68, do ato das disposições constitucionais transitórias da constituição federal de 1988, que garante a titulação das terras de quilombo. Já o PDL 44/2007 quer sustar o decreto 4887/2003, que regulamenta procedimentos para demarcação e titulação.

“Essa tentativa ruralista de limar com os direitos das comunidades quilombolas não é recente. Faz parte da estratégia que visa atender os interesses dos grandes latifundiários, grileiros e multinacionais que se apossaram do território quilombola. Essa estratégia, muitas e não raras vezes, também inclui assassinatos a lideranças, ameaças de morte e expulsão de famílias”, disse o deputado Valmir Assunção (PT-BA).

Mobilização

A Carta de Porto Alegre também convoca a sociedade brasileira a realizar a Marcha Quilombola Negra e Popular sobre Brasília no dia 14 de setembro de 2011. Além de ser contra à ADIN e ao PDL, a mobilização visa denunciar os assassinatos e ameaças de morte nas comunidades quilombolas, exibir celeridade na titulação das terras quilombolas, além de reivindicar recursos para a sustentabilidade das comunidades.

A Carta ainda chama à construção de comitês estaduais em defesa dos territórios quilombolas e a construção do 20 de novembro, dia da Consciência Negra, como um dia de luta com eixo na defesa das comunidades quilombolas, em defesa das políticas afirmativas e contra a homofobia e perseguição religiosa.

 

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Como eu dominei o vento – William Kamkwamba

Para ler por em portuges escolha subtitulos em português Obrigado....

Bombom sobre Dudu: ‘A vida continua’

Adriana Bombom passa por uma nova fase profissional. A...

Michelle Obama gera lucros para o mercado da moda

Michelle Obama é uma das mulheres do cenário político...

África do Sul lança campanha nacional em homenagem a Mandela

Hospitalizado há quase um mês e prestes a completar...

para lembrar

Mandela é homenageado no parlamento sul-africano

Mandela é homenageado no parlamento sul-africano. Zuma afirma que país...

Funeral da bisneta de Mandela

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 91 anos, esteve...

Museu de NY vai retirar estátua de Teddy Roosevelt por simbologia racista

O Museu de História Natural de Nova York anunciou...

Pensávamos que eramos humanos…

Pensávamos que eramos humanos...
spot_imgspot_img

Spcine marca presença no Festival de Cinema de Cannes 2024 com ações especiais

A Spcine participa Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes  2024 e um dos mais renomados e influentes da...

Carnaval 2025: nove das 12 escolas do Grupo Especial vão levar enredos afro para a Avenida

Em 2025, a Marquês de Sapucaí, com suas luzes e cores, será palco de um verdadeiro aquilombamento, termo que hoje define o movimento de...

Cientistas revelam mistério por trás dos antiquíssimos baobás, as árvores da vida

Cientistas afirmam ter resolvido o mistério em torno da origem dos antigos baobás. De acordo com análises de DNA, as árvores teriam surgido pela primeira...
-+=