Organizações denunciam ataque ruralista aos territórios quilombolas

 

As organizações quilombolas e do movimento negro lançaram uma petição on line para arrecadar assinaturas para a “Carta de Porto Alegre”. O documento denuncia o ataque ruralista contra os territórios quilombolas através da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 3239, impetrada pelo DEM; e do PDL 44/2007, do deputado federal Valdir Collato (PMDB – SC).

Ambos os ataques, o primeiro no Supremo Tribunal Federal e o segundo no Congresso Nacional, estão na iminência de serem votados em Brasília. A ADIN questiona o artigo 68, do ato das disposições constitucionais transitórias da constituição federal de 1988, que garante a titulação das terras de quilombo. Já o PDL 44/2007 quer sustar o decreto 4887/2003, que regulamenta procedimentos para demarcação e titulação.

“Essa tentativa ruralista de limar com os direitos das comunidades quilombolas não é recente. Faz parte da estratégia que visa atender os interesses dos grandes latifundiários, grileiros e multinacionais que se apossaram do território quilombola. Essa estratégia, muitas e não raras vezes, também inclui assassinatos a lideranças, ameaças de morte e expulsão de famílias”, disse o deputado Valmir Assunção (PT-BA).

Mobilização

A Carta de Porto Alegre também convoca a sociedade brasileira a realizar a Marcha Quilombola Negra e Popular sobre Brasília no dia 14 de setembro de 2011. Além de ser contra à ADIN e ao PDL, a mobilização visa denunciar os assassinatos e ameaças de morte nas comunidades quilombolas, exibir celeridade na titulação das terras quilombolas, além de reivindicar recursos para a sustentabilidade das comunidades.

A Carta ainda chama à construção de comitês estaduais em defesa dos territórios quilombolas e a construção do 20 de novembro, dia da Consciência Negra, como um dia de luta com eixo na defesa das comunidades quilombolas, em defesa das políticas afirmativas e contra a homofobia e perseguição religiosa.

 

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

para lembrar

FEIRA PRETA

Encontro de cultura, cidadania, educação e economia solidária, a...

Programação afro-alagoana de 11 a 15 de novembro 2010!

UNICEF Na quinta-feira (11.11) às 10h, lideranças do...

Consciência negra: Flavio Jorge fala sobre desafios do governo Dilma no combate ao racismo

  Flávio Jorge Rodrigues da Silva, diretor da Fundação Perseu...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=