Programação especial para comemorar o Dia do Índio neste domingo

O Dia do Índio é comemorado neste domingo. A data foi instituída pelo Presidente Getúlio Vargas, em 1943, após o Primeiro Congresso Interamericano, que aconteceu em 1940, no México.

Por Polyane Marques , do Radioagência Nacional

Para comemorar o dia, cidades de todo o país vão ter uma programação especial.

No Rio de Janeiro, o Museu do Índio da Funai tem uma série de atividades dedicadas à data. Entre elas, histórias da etnia Guarani contadas por grupos de teatro, exibição de filmes dirigidos por índios, oficina de linguagem Guarani, além de exibições de fotografias.

Em São Paulo, a cidade de Bertioga realiza até domingo o Festival de Cultura Indígena, com apresentações de música, esporte, dança e culinária indígena, e a participação de etnias.

Em Brasília, o Memorial dos Povos Indígenas promove a partir deste domingo oficinas de artesanato, linguística, dança e pintura e apresentações de diversas tribos. Alunos indígenas da Universidade de Brasília vão coordenar uma roda de conversa sobre preconceitos na cultura, saúde e educação.

Em Minas Gerais, a capital Belo Horizonte recebe a exposição “Os filhos da Terra”. A exposição pretende estimular o visitante a refletir sobre a cultura indígena e a contribuição para a formação da sociedade brasileira. O evento vai até o dia 27 de junho na Casa de Leitura Lya Botelho.

+ sobre o tema

O vínculo como estratégia de cuidado

Algumas semanas atrás publicamos um texto aqui que tratava...

No Pará, dois mil indígenas cobram direito de usar nome étnico

Projeto do núcleo de direitos humanos do Pará garante...

para lembrar

A Escravidão Indígena

De modo a inserir o índio no processo de...

“É um desafio ser uma negra e índia que se atreve a escrever”, diz Cláudia Canto

Escritora multifacetada que viveu "exílio domiciliar", em Portugal, lança...

Tragédia de índio Galdino, queimado vivo em Brasília, completa 15 anos

Jovens foram condenados a 14 anos de prisão, mas...

As mulheres e o meio ambiente

"A Amazônia é mulher", nos diz a jornalista e ativista ambiental Eliane...
spot_imgspot_img

As mulheres e o meio ambiente

"A Amazônia é mulher", nos diz a jornalista e ativista ambiental Eliane Brum. É nesta perspectiva que nós, da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas, escrevemos este artigo. Como...

Cadê os Yanomami?

em roraima, na região de waikás, uma grupo de 24 indígenas desapareceu na floresta, deixando pra trás a comunidade em chamas. pra onde foram, por quê foram;...

Elâine Souza é a 1ª Miss Brasil indígena: ‘Senti na pele os preconceitos’

Pela primeira vez na história, o concurso Miss Brasil elegeu uma mulher indígena para ocupar o posto mais alto da disputa de beleza. A...
-+=