Projeto de teatro aborda a temática do preconceito na sala de aula em Manaus

Para esta edição, os atores do projeto apresentarão a peça “A Legião dos Cinco”, escrita pela coordenadora do Núcleo, Guta Rodrigues, que aborda o universo jovem.

Do Dia 24am

Imagem: Aleksandra Pawloff (Courtesy Photo)

A Escola Municipal Joana Vieira, localizada no Km 32 da AM-010, estrada que liga Manaus a Itacoatiara, vai receber, nesta sexta-feira (16), o projeto “Teatro nas Escolas”. A atividade será realizada a partir das 9h, com a proposta de educar e conscientizar os jovens por meio da arte teatral.

Para esta edição, os atores do projeto apresentarão a peça “A Legião dos Cinco”, escrita pela coordenadora do Núcleo, Guta Rodrigues, que aborda o universo jovem. Temas como bullying, preconceito, sexualidade, relação familiar e relação escolar serão colocados em pauta.

A direção é colaborativa do elenco, contando com estagiários estudantes de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Dinne Queiroz, Débora Ohana, Emille Nóbrega, Clayson Charles, Jonathan Antunes e Eduardo Klinsmann integram a equipe de artistas.

O secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Elvys Damasceno, explicou que o projeto consiste em levar todos os meses espetáculos gratuitos para alunos da rede pública de ensino de Manaus e das zonas rurais e ribeirinhas, com peças que abordam as temáticas de saúde, esporte e o universo jovem.

“As apresentações são feitas pelo Núcleo de Teatro da Semjel, com espetáculos teatrais que educam e orientam os jovens para escolhas positivas no caminho a seguir”.

Inclusão e Difusão Cultural

Essa será a primeira vez que aproximadamente 100 estudantes da Escola Municipal Joana Vieira, da zona rural de Manaus, terão contato com a arte teatral.

Segundo o subsecretario de Juventude da Semjel, Rodrigo Guedes, por onde o projeto passa é recebido como novidade e faz a diferença na vida dos jovens.

“Na última apresentação realizada na Escola Fábio Lucena, uma das estudantes disse que sofreu bullying a vida inteira e, após assistir ao espetáculo, afirmou ter encontrado a força que precisava para lutar contra este tipo de preconceito. Isso é gratificante, pois o projeto não só aproxima os jovens da arte, como transforma suas vidas”, afirma Guedes.

No enredo do espetáculo, cinco adolescentes de séries distintas e com personalidades completamente diferentes entre si precisam ficar ficam juntos na sala de detenção do colégio por terem condutas negativas no ambiente escolar. Como não se conhecem e precisam manter contato social, logo surgem os preconceitos e rixas. À medida que se aproximam e expõem suas histórias de vida e familiar, contando com a ajuda de uma professora, vão aprendendo a conviver com as diferenças, dando apoio moral para os problemas um dos outros, passando a encarar o mundo de forma positiva e com mais confiança.

A atriz do Núcleo, Deborah Ohana, considera que a peça foi feita para o jovem se identificar e se reconhecer nos personagens. “O público percebe que as escolhas dos personagens podem também ser as suas, contribuindo para terem mais confiança em si e respeito com a escola e a família”, considera.

O evento será apresentado no turno da manhã, das 9h às 11h. As escolas da rede pública de ensino interessadas em receber o projeto em seu calendário escolar deverão entrar em contato com a Semjel, pelo número 3248-8706.

+ sobre o tema

Enem 2024: quase 10 mil inscritos têm mais de 60 anos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024...

Unilever cria a Escola de Marketing Antirracista para acelerar o impacto na diversidade 

Promover uma transformação significativa nas práticas internas da empresa,...

Como usar as notas do Enem para entrar em faculdades no exterior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em...

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame

Os participantes que faltaram ao primeiro dia de provas...

para lembrar

‘Me sinto um lixo, invisibilizada’, diz estudante que denuncia fraude em cotas na Ufba

“Eu me sinto um lixo, invisibilizada, negligenciada.” As palavras...

Implementar a Lei 10.639 é garantir o direito ao acesso à história

 “Na língua zulu , quando uma pessoa passa pela...

‘Cabelo Ruim?’ volta à escola

Um estímulo ao uso de materiais lúdicos para trabalhar...

10 mil vagas para cursos gratuitos

  Victor Longo, Terminam amanhã , às 11h59, as inscrições para...
spot_imgspot_img

Serrapilheira lança dois novos editais de R$ 8,4 milhões para apoio a jovens cientistas

O Instituto Serrapilheira lança nesta sexta-feira (29) duas novas chamadas públicas de apoio a jovens cientistas do Brasil. O investimento dos editais totaliza R$ 8,4 milhões, a...

Enem 2024: quase 10 mil inscritos têm mais de 60 anos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 tem 9.950 participantes maiores de 60 anos, o que representa 0,23% do total de 4.325.960...

Unilever cria a Escola de Marketing Antirracista para acelerar o impacto na diversidade 

Promover uma transformação significativa nas práticas internas da empresa, com ações cada vez mais afirmativas, ao mesmo tempo em que busca impactar de forma...
-+=