Projeto do Geledés é indicado para prêmio de Comunicação

O Projeto de Capacitação de PLPs em Comunicação, Miídia e Advocacy do Geledés – Instituto da Mulher negra foi selecionado como uma das cinco experiências para o Premio Internazionale Comunicazione per il Sociale.

O prêmio faz parte do Festival Internazionale del Giornalismo que acontece de 20 a 25 de abril em Perugia, Italia e que reune anualmente jornalistas e comunicadora>as de vários países em torno de debates, mesas redondas, exibições de filmes e oficinas.

 

Criado com o objetivo de incentivar o crescimento de uma cultura da sociedade da informação o prêmio é destinado a destacar experiências nacionais e internacionais inovadoras a partir dos critérios de originalidade dos conteúdos, a precisão e o rigor na informação e a eficácia comunicativa. Os candidatos são indicados por uma Comissão do Festival.

 

Nilza Iraci, presidenta do Geledés, destacou em sua apresentação o protagonismo das PLPs e sua luta cotidiana contra a exclusão e o sexismo e o racismo, e o impacto positivo de sua atuação junto suas comunidades. Destacou, ainda, que as desigualdades de gênero e raça se refletem no desenvolvimento do acesso e do uso das novas tecnologias de comunicação e informação, em especial para as mulheres negras adultas, e de como o acesso a essas ferramentas pode fazer diferença para a transformação social e pessoal dessas mulheres.

Os jurados, representados por destacadas personalidades destacaram o alto nível das experiências apresentadas, como fundamentais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da democracia.

 

O júri premiou, na categoria internacional a AMARC- ALC (Associação Mundial de Rádios Comunitárias), por seus esforços de mobilização, através das rádios comunitárias, durante os terremotos do Haiti e do Chile.

+ sobre o tema

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

O cabelo dos meninos pretos – por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Algo de sinistro acontecia com os...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

“Pare de reclamar e vá trabalhar”: a PEC 241 e a assistência social

Quem repete a frase acima certamente sabe quantos idosos,...

É só alegria! Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Os dias eram pré-carnavalescos no Rio...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=