“Vou espernear até terça”, diz Ciro sobre candidatura à Presidência

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE), pré-candidato à Presidência, afirmou que vai “espernear até a manhã da próxima terça-feira (27)” -data em que o partido decidirá seu futuro político.

Em entrevista ao telejornal SBT Brasil nesta sexta-feira (23), Ciro disse que a única força capaz de retirá-lo da disputa presidencial é o seu partido, mas afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT estão pressionando por sua desistência.

 

Lula defende uma disputa polarizada entre o ex-governador José Serra (PSDB) e sua candidata preferida, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT). “Ele está errado. Está popularíssimo, no céu, merecidamente, mas não tem mais ninguém para dizer nada [que o contradiga]. E ele está perdendo a humildade”.

 

O pré-candidato afirmou que seu histórico adversário Serra é mais preparado que Dilma para ser presidente da República e disse que ficou de “cabelo arrepiado” ao ver os passos inciais da primeira campanha eleitoral da petista.

 

Nas pesquisas de intenção de voto mais recentes, Ciro aparece em terceiro lugar, empatado com a senadora Marina Silva (PV-AC). O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) aparece em primeiro lugar, seguido por Dilma Rousseff (PT). “Eles estão usando as pesquisas para me tirar o direito de ser candidato”, disse Ciro.

 

O pré-candidato citou a desistência do ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) como um exemplo de que petistas e tucanos querem uma eleição com candidatos supostamente antagônicos.

 

Ao portal IG, Ciro Gomes já havia sinalizado que desaprovava a atuação do PT e do próprio presidente Lula em relação ao “banho de água fria” sobre sua possível pré-candidatura. O deputado contestou declarações atribuidas a ele na entrevista. “Essa entrevista eu não dei”, disse.

 

Ao ser questionado sobre as críticas feitas pelo deputado, Lula evitou respondê-las, dizendo apenas que “estava mudo”. Já o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, usou a música “Gota d’Água”, de Chico Buarque, que trata sobre o tema mágoa para rebater o ex-ministro de Integração Nacional.

Ciro reafirma que Serra é melhor que Dilma

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Candidatos ignoram combate ao racismo em debates em SP, 2ª capital mais desigual do país

As políticas de combate ao racismo foram praticamente ignoradas até agora...

Direita invisibiliza mulheres, negros e LGBTI+ em seus planos de governo, dizem especialistas

Violências, falta de políticas públicas, dificuldade para acessar direitos...

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios são por ação humana

Apenas uma parte ínfima dos incêndios florestais que se...

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

A campanha eleitoral para prefeitos e vereadores registra até...

para lembrar

HIstoriador Rutger Bregman propõe repartição gratuita de dinheiro e jornada semanal de 15 horas contra desigualdade

O historiador Rutger Bregman. CARLES RIBAS O historiador Rutger Bregman...

Serra: A carnificina das mulheres

Por: Margareth Arilha     As declarações do candidato...

“Fui ameaçada de morte. O medo e a coragem nos alimentaram”. Por Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro: ‘O medo e a coragem nos alimentaram....

PT volta a administrar São Paulo depois de oitos anos

Por: Iolando Lourenço e Marcos Chagas Brasília –...

Vote contra o racismo ambiental e por políticas de adaptação climática antirracista

Eu nasci e cresci em Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo. Periferia rural, longe do centro, repleta de cachoeiras, território indígena,...

‘Uma pessoa negra toma todo dia uma dose de racismo’, diz Macaé Evaristo

A ministra Macaé Evaristo assumiu o Ministério de Direitos Humanos no meio de um trauma, que eclodiu no meio dos movimentos sociais, e ao...

Caso Miguel: STJ suspende ação que condenou ex-patrões a pagarem indenização de R$ 1 milhão à família do menino

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a ação que condenou Sari Corte Real e o ex-prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker, a pagarem uma indenização...
-+=