Projeto reúne acervo digital de poemas afro-brasileiros e africanos

O Projeto Enegrescência, criado no ano de 2014 por escritores baianos, lança mais um acervo digital de escritores afro-brasileiros e africanos.

Por David Alves Gomes Do Catraca Livre 

O Projeto, composto pelos escritores David Gomes, Fábio Cunha, Gonesa Gonçalves e Lidiane Ferreira, tem realizado saraus literários em Salvador/BA, destacando as literaturas negro-brasileiras e africanas, visando a estabelecer um diálogo intercultural com a comunidade baiana, que muitas vezes encontra-se inacessível a obras de autores negro-brasileiros ou africanos justamente pela inexistência ou ineficácia das divulgações institucionais. Com a criação do Blog literário, esses poemas poderão alcançar pessoas de outras localidades. A existência de acervos digitais com essa perspectiva é importante como mais uma estratégia de enunciação desses autores no âmbito virtual, no qual há inúmeras páginas dedicadas à literatura canônica brasileira (composta em sua maioria por homens brancos), e poucas (ou pouco acessadas pelo público em geral) dedicadas às literaturas negra e africanas, excluindo grande parcela de escritores e escritoras afro-brasileiros(as) e africanos(as).

O Blog, que está sendo alimentado constantemente pelo coletivo, possui um Índice de Autores, onde são encontradas obras de escritores brasileiros como Conceição Evaristo,  Luiz Silva Cuti, José Carlos Limeira e Geni Guimarães, e escritores africanos como o angolano Agostinho Neto, os são-tomenses Francisco Tenreiro e Conceição Lima e os moçambicanos Noémia de Souza e José Craveirinha.

O Projeto, entretanto, informa que qualquer escritor que possua um recorte racial em suas escritas, caso seja do seu interesse, poderá enviá-las para o e-mail[email protected]. Após análise dos integrantes, as obras poderão ser publicadas no acervo digital, dando visibilidade a novos escritores.

+ sobre o tema

Festival Cultural da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

Fonte: Articulação Latinaamericana - Abertas inscrições para Festival Cultural...

Lima Barreto é bom remédio para nossa enxaqueca republicana e democrática, diz Lilia Schwarcz

Se estivesse vivo, o escritor Lima Barreto (1881-1922) talvez...

para lembrar

Esta é a 1ª vez em 18 anos que negros dominam a disputa da principal categoria do Grammy

Childish Gambino, Kendrick Lamar, Bruno Mars, Jay-Z ou Lorde? Por Amauri...

Série “Negros da Contracosta” mostra a beleza de Moçambique

Durante quase 400 anos, a ilha foi a capital...
spot_imgspot_img

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=