Projeto reúne acervo digital de poemas afro-brasileiros e africanos

O Projeto Enegrescência, criado no ano de 2014 por escritores baianos, lança mais um acervo digital de escritores afro-brasileiros e africanos.

Por David Alves Gomes Do Catraca Livre 

O Projeto, composto pelos escritores David Gomes, Fábio Cunha, Gonesa Gonçalves e Lidiane Ferreira, tem realizado saraus literários em Salvador/BA, destacando as literaturas negro-brasileiras e africanas, visando a estabelecer um diálogo intercultural com a comunidade baiana, que muitas vezes encontra-se inacessível a obras de autores negro-brasileiros ou africanos justamente pela inexistência ou ineficácia das divulgações institucionais. Com a criação do Blog literário, esses poemas poderão alcançar pessoas de outras localidades. A existência de acervos digitais com essa perspectiva é importante como mais uma estratégia de enunciação desses autores no âmbito virtual, no qual há inúmeras páginas dedicadas à literatura canônica brasileira (composta em sua maioria por homens brancos), e poucas (ou pouco acessadas pelo público em geral) dedicadas às literaturas negra e africanas, excluindo grande parcela de escritores e escritoras afro-brasileiros(as) e africanos(as).

O Blog, que está sendo alimentado constantemente pelo coletivo, possui um Índice de Autores, onde são encontradas obras de escritores brasileiros como Conceição Evaristo,  Luiz Silva Cuti, José Carlos Limeira e Geni Guimarães, e escritores africanos como o angolano Agostinho Neto, os são-tomenses Francisco Tenreiro e Conceição Lima e os moçambicanos Noémia de Souza e José Craveirinha.

O Projeto, entretanto, informa que qualquer escritor que possua um recorte racial em suas escritas, caso seja do seu interesse, poderá enviá-las para o e-mail[email protected]. Após análise dos integrantes, as obras poderão ser publicadas no acervo digital, dando visibilidade a novos escritores.

+ sobre o tema

Comunidade quilombola de Cairu (BA) é ameaçada por fazendeiro

Batateira, quilombo situado numa ilha no município de...

Quilombolas poderão comercializar produtos com nota fiscal

Quilombolas do estado do Espírito Santo, certificados pela Fundação...

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

para lembrar

Morre árvore de 200 anos, símbolo da cultura negra em Araxá

Lenda conta que dois escravos foram enforcados na árvore.Depois...

Ao som dos tambores africanos

Novo espaço da cultura negra em Curitiba apresenta oficinas...

Ministras buscam parcerias com estados pela igualdade racial e de gênero

  As possibilidades de parcerias e convênios entre o governo...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=