terça-feira, novembro 29, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasProjeto reúne acervo digital de poemas afro-brasileiros e africanos

Projeto reúne acervo digital de poemas afro-brasileiros e africanos

O Projeto Enegrescência, criado no ano de 2014 por escritores baianos, lança mais um acervo digital de escritores afro-brasileiros e africanos.

Por David Alves Gomes Do Catraca Livre 

O Projeto, composto pelos escritores David Gomes, Fábio Cunha, Gonesa Gonçalves e Lidiane Ferreira, tem realizado saraus literários em Salvador/BA, destacando as literaturas negro-brasileiras e africanas, visando a estabelecer um diálogo intercultural com a comunidade baiana, que muitas vezes encontra-se inacessível a obras de autores negro-brasileiros ou africanos justamente pela inexistência ou ineficácia das divulgações institucionais. Com a criação do Blog literário, esses poemas poderão alcançar pessoas de outras localidades. A existência de acervos digitais com essa perspectiva é importante como mais uma estratégia de enunciação desses autores no âmbito virtual, no qual há inúmeras páginas dedicadas à literatura canônica brasileira (composta em sua maioria por homens brancos), e poucas (ou pouco acessadas pelo público em geral) dedicadas às literaturas negra e africanas, excluindo grande parcela de escritores e escritoras afro-brasileiros(as) e africanos(as).

O Blog, que está sendo alimentado constantemente pelo coletivo, possui um Índice de Autores, onde são encontradas obras de escritores brasileiros como Conceição Evaristo,  Luiz Silva Cuti, José Carlos Limeira e Geni Guimarães, e escritores africanos como o angolano Agostinho Neto, os são-tomenses Francisco Tenreiro e Conceição Lima e os moçambicanos Noémia de Souza e José Craveirinha.

O Projeto, entretanto, informa que qualquer escritor que possua um recorte racial em suas escritas, caso seja do seu interesse, poderá enviá-las para o e-mailenegrescencia@gmail.com. Após análise dos integrantes, as obras poderão ser publicadas no acervo digital, dando visibilidade a novos escritores.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench