Guest Post »
Projeto reúne fotografias de negros pelo mundo para desfazer estereótipos sobre estilo

Projeto reúne fotografias de negros pelo mundo para desfazer estereótipos sobre estilo

Shantrelle Lewis não acha que os negros são bem representados quando se trata de moda. Para ela, há muita coisa estereotipada, especialmente o jeito “thug”, com jeans caídos, camisetas largas e correntes brilhantes. Para provar seu ponto, ela criou um projeto que exibe fotografias de estilosos negros de vários países.

Do Hypeness

foto1

Foto: Harness Hamese

O nome do “The Dandy Lion Project” faz referência aos Dândis, homens dos séculos 18 e 19 com um particular senso estético. Nas palavras da curadora da mostra, um ‘Black Dandy’ é “um homem de ascendência africana que assimilou conceitos da alfaiataria europeia, misturando-os às estéticas da África”.

A primeira exibição do projeto aconteceu em um espaço de arte pop no Harlem, em Nova York, no ano de 2010. Desde então, rodou várias galerias dos Estados Unidos e algumas da Holanda. A estreia na Inglaterra acontecerá em outubro, e um livro com as fotos reunidas por Shantrelle deve ser lançado no começo do ano que vem.

sapeurs

Foto: Daniele Tamagni

A idealizadora do projeto conta que viajou bastante por países da Diáspora Africana, aqueles com forte presença de descendentes de africanos, sempre interessada em observar as semelhanças e diferenças nos modos de vida levados por eles. “A cultura negra varia muito de um lugar para o outro, assim como a noção de masculinidade. É tudo muito fluído”.

A Congolese national parades infront of fans during the La Sape competition at Kin Malebo restaurant, in Yeoville, Johannesburg South Africa, 30 May 2009. Sapeur ('Société des Ambiancé et Personnes Elégants') is a movement which dictates its members to wear European haut couture and was started by musician Papa Wemba. It sprang up after Mobutu Seseko's decree that everyone in Congo was expected to dress in African outfits.
Foto © Caroline Kaminju

Para Shantrelle, “está na hora de começarmos a dar atenção às nuances que formam a identidade negra, a tornando muito mais interessante”. Para fazer isso, ela abre espaço para vários artistas jovens exporem seus trabalhos. A maioria das fotografias exibe homens dos Estados Unidos, Congo e África do Sul. Fica a ideia para quem quiser fazer algo parecido no Brasil!

foto4

Foto © Arteh Odjidja

foto5

Foto © Daniele Tamagni

Ignacio Quiles photographed by Rose Callahan at his store QP and Monty in NYC on Nov 11, 2012 - http://qpandmonty.wordpress.com/

Foto © Rose Callahan

foto7

Foto © Allison Janae Hamilton

foto8

Foto © Kia Chenelle

foto9

Foto © Harness Hamese

foto10

Foto © Hanif Abdur-Rahim

foto11

Foto © Alexis Peskine

foto12

Foto © Harness Hamese

foto13

Foto © Russell K. Frederick

57bb2a94170000ae02c74aec

Foto © Radcliffe Roye

Photographs for the fall look book for Rock Avenue Bow Ties by Malcolm Jenkins.

Foto © L. Kasimu Harris

Related posts