segunda-feira, setembro 26, 2022
InícioQuestão RacialProjeto turístico Guia Negro percorre monumentos históricos da cultura afro em Salvador

Projeto turístico Guia Negro percorre monumentos históricos da cultura afro em Salvador

Tour passa por 13 pontos da capital baiana e conta narrativas de protagonismo negro.

Fonte: Do G1

Uma caminhada por 13 pontos históricos de Salvador onde o destaque são as narrativas de protagonismo negro. Essa é a ideia do projeto Guia Negro. A tour se chama Caminhada Salvador Negra e passa por diversos pontos do Centro Histórico e bairros vizinhos da capital e dura três horas.

O projeto produz de forma independente conteúdo sobre viagens, cultura negra, afroturismo e black business. Nas ruas de Salvador, o foco é relembrar o passado destacando o protagonismo afro. Monumentos a Zumbi dos Palmares, Nelson Mandela e outras personalidades negras estão na rota.

“Percebemos que muitos lugares haviam sido apagados historicamente e que não era valorizados. Então fazemos esse resgate histórico e passamos por esses lugares, contando as narrativas com foco no protagonismo negro”, diz Guilherme Soares, fundador do projeto Guia Negro.

“Usamos também o projeto como uma forma de trazer protagonismo de histórias que, de certa forma, não são contadas, como quem criou o trio elétrico, a história dos blocos afros”, destaca Heitor Salatiel, outro integrante do projeto.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench