Proporção de negros, pardos e adolescentes cresce entre mortos pela polícia no Rio

A proporção de negros e pardos entre os mortos pela polícia no Rio cresceu em 2019. Microdados do Instituto de Segurança Pública (ISP), obtidos pelo EXTRA via Lei de Acesso à Informação, revelam que, juntos, negros e pardos representam 78,4% — 342 de um total de 436 — das vítimas de homicídios decorrentes de intervenção policial no primeiro trimestre do ano. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 71,5%. Por outro lado, a proporção de brancos vítimas de homicídios em confrontos caiu de 17,9% para 12,8%.

Por Rafael Soares, do Extra 

Bope matou nove homens numa casa no Fallet em fevereiro Foto: Pilar Olivares / Reuters

Os irmãos Victor Hugo e Roger dos Santos Silva, de 16 e 18 anos, fazem parte dessa estatística. O mais novo é negro, o mais velho, pardo. Os dois foram mortos por PMs do Batalhão de Choque dentro de uma casa no Morro do Fallet, em 8 de fevereiro, junto com outros sete homens. A polícia afirma que o bando estava armado e atacou os agentes. Parentes das vítimas, no entanto, dizem que eles foram executados.

Imagem retirada do site Extra

 

Dois meses antes dos homicídios, Victor Hugo e Roger se mudaram do Fallet. A mãe dos dois queria tirá-los do cotidiano de tiroteios da favela. No entanto, eles ainda passavam os fins de semana com parentes e amigos que ainda moravam lá.

— Eu não sei o que eles estavam fazendo naquela casa. Eles não eram santos. Só o que sei é que, naquele dia, destruíram minha vida. Meu mundo não é mais o mesmo sem meus filhos — afirma a mãe dos dois, que pediu para não ser identificada.

Analisando isoladamente cada grupo, a proporção de negros mortos aumentou de 23% para 27%. Já a de pardos avançou de 48% para 51%. Os dados do ISP também mostram que a porcentagem de adolescentes mortos pela polícia cresceu. No primeiro trimestre de 2018, 1,6% dos mortos tinham até 17 anos. Em 2019, esse índice já chegou a 5%.

Mãe contesta versão

Todos os casos analisados foram registrados por policiais que afirmaram terem sido atacados e, em seguida, revidaram os tiros. Parentes de várias vítimas, entretanto, contestam o relato da polícia e afirmam que seus filhos eram inocentes.

Um desses casos mais recentes aconteceu em 28 julho, quando o frentista Daniel Rangel foi morto por cinco tiros disparados por policiais do Bope no Morro do Estado, em Niterói. A PM alegou que “um criminoso morreu após atirar contra os policiais”. Até hoje, a mãe de Daniel, a diarista Ana Cláudia Rangel, de 42 anos, não se conforma com a versão dos militares.

— Dói muito para uma mãe quando tacham o seu filho como bandido. Ele estava voltando do trabalho, com o uniforme na mochila — lembra Ana Cláudia.

+ sobre o tema

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

para lembrar

O Fantasma do Estado: Genocídio e Necropolítica

Em “The Signature of the Sate”, Veena Das discute...

“Branco sai, Preto Fica” tematiza violência policial e racismo na Ceilândia

Por: Neusa Barbosa A repressão policial a um baile black...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=