Nós, mulheres da periferia, organização jornalística fundada e gerenciada por mulheres de bairros periféricos da cidade de São Paulo, lança a partir dessa semana o novo design de seu site: www.nosmulheresdaperiferia.com.br.
O layout tem o objetivo de destacar o protagonismo das mulheres negras e das periferias brasileiras nas notícias do dia a dia e pautas atuais e, ao mesmo tempo, apresentar conteúdos aprofundados e cuidadosos, a partir do conceito de produção ‘artesanal’.
O objetivo é que o novo site reflita esse fazer artesanal, com bastante espaço para fotografias e ilustrações, rostos e histórias. A nova identidade acompanha o posicionamento editorial do Nós, que trata de todos os assuntos, com um jeito de ver o mundo a partir da reflexão, análise e histórias de mulheres negras e periféricas.
“Esse site representa mais um passo no amadurecimento da nossa presença dentro do ecossistema de jornalismo brasileiro. Acho que a nossa existência e o jeito que a gente faz jornalismo já é por si só disruptivo e provocador. O site tem a missão de trazer materialidade ao nosso trabalho, ao nosso jeito de produzir notícias”, afirma Regiany Silva, diretora de projetos do Nós, mulheres da periferia.
O portal foi desenvolvido por uma equipe de mulheres: Amanda Gedra, desenvolvedora há mais de dez anos, com foco em projetos de jornalismo de impacto, e desenhado por Paula Carvalho, diretora de arte com passagens por veículos como Revista Claudia, Revista da MTV e Trip. Ambas participaram dos projetos de portais como Gama Revista, Agência Mural, Catraca Livre e Rádio Novelo.
“O novo site é um lugar gostoso de estar! Queremos que seja um espaço aconchegante para as mulheres se enxergarem, conhecerem outras mulheres, aprender, se inspirar”, afirma Mayara Penina, editora e diretora de conteúdos especiais do Nós, mulheres da periferia.
Sobre o Nós mulheres da periferia
O Nós, mulheres da periferia é um site jornalístico dedicado a repercutir a opinião e a história de mulheres negras e periféricas. Tem como compromisso oferecer um outro jeito de ver os acontecimentos no Brasil e no mundo e contribuir para a construção de uma sociedade plural, antirracista e não patricarcal.
Em atividade desde 2014, o objetivo do veículo é democratizar o debate público e aproximá-lo da realidade brasileira, que tem uma população majoritariamente formada por mulheres negras. Seguindo uma linha editorial transparente com suas leitoras e leitores, o fazer jornalístico do Nós, mulheres da periferia é guiado por valores como ética, confiabilidade e independência.
Os conteúdos são atemporais, contextuais e se aprofundam na especialidade, vivência e análise de cada fonte. Nesta lógica, parte de olhares individuais sobre pautas relevantes no espectro nacional e internacional. Mais do que notícias, o que se encontra é um jeito de ver o mundo.