APAN lança escola de audiovisual negro em parceria com entidade colombiana

Enviado por / FonteTela Viva

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), em parceria com a Manos Visibles, entidade colombiana de audiovisual, lança a primeira escola negra de audiovisual com ações de internacionalização e intercâmbio entre Brasil e Colombia. A FOCO, laboratório de formação e experimentação audiovisual, está com inscrições abertas para sua primeira turma. 

O modelo de formação busca fortalecer a liderança audiovisual para a equidade racial. A escola busca explorar as possibilidades de construção audiovisual que os  países encontram na etnia, descobrindo narrativas mais amplas, com bases estéticas renovadas, com capacidade de diálogo e interação com o público local e global.

A formação virtual, que possui um cronograma de 48 horas de aulas online ao vivo, e um encontro presencial de conclusão, abordará temas como Cinema Africano, processo criativo e comunicação de causa. Com aulas entre 17 de junho e 22 de julho de 2023, a capacitação também inclui atividades e leituras complementares aos conteúdos das aulas.

O comando das aulas ficará a cargo de nomes como Rodrigo Antônio, Viviane Ferreira, Janaina Oliveira, Fábio Rodrigues, Everlane Moraes, Joyce Prado e Tatiana Costa, do Brasil. Salym Fayad, Jhonny Hendrix, David Melo e Eduardo Rencurrell Daiz são os nomes da Colômbia. 

Ao todo, a FOCO formará 30 cineastas do Brasil e da Colômbia com o objetivo de fortalecer uma massa crítica de vanguarda, que crie e posicione novas narrativas audiovisuais de comunidades étnicas no país, América Latina e sua diáspora.

+ sobre o tema

“Liberdade de expressão” é como self-service: você come o que lhe convém

Leonardo Sakamoto Liberdade de expressão começa em casa, ou melhor...

Mobilização Nacional pelo Direito de Defesa

Fonte: Ashoka   A Renade (rede nacional de defesa...

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (3) que...

para lembrar

Não há justificativas para que homossexuais sejam impedidos de doar sangue

Quanto vale a vida humana? Depende. Para o Estado...

Aos Direitos Humanos com afinco e afeto

  Este é um bom momento para refletir sobre alguns...

É preciso dar um basta na corrupção no jornalismo

A categoria de jornalista devia se mobilizar num movimento...

Eliminar a discriminação no trabalho é uma das metas do MPT

O alto índice de exclusão racial demonstrado em pesquisas...
spot_imgspot_img

‘Extremamente discriminatório’: como era atendimento médico antes do SUS

Há quase 40 anos, o Brasil tirava do papel o que, hoje, é considerado um dos maiores sistemas de saúde público do mundo, o...

Serrapilheira anuncia edital que prevê R$ 440 mil em apoio a podcasts liderados por pessoas negras e indígenas

O Instituto Serrapilheira lança nesta terça-feira (8) uma nova chamada pública para apoiar podcasts com a ciência na pauta e liderados por pessoas negras ou indígenas....

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (3) que vai incorporar o medicamento deferiprona para o tratamento da sobrecarga de ferro em pacientes com...
-+=