APAN lança escola de audiovisual negro em parceria com entidade colombiana

Enviado por / FonteTela Viva

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), em parceria com a Manos Visibles, entidade colombiana de audiovisual, lança a primeira escola negra de audiovisual com ações de internacionalização e intercâmbio entre Brasil e Colombia. A FOCO, laboratório de formação e experimentação audiovisual, está com inscrições abertas para sua primeira turma. 

O modelo de formação busca fortalecer a liderança audiovisual para a equidade racial. A escola busca explorar as possibilidades de construção audiovisual que os  países encontram na etnia, descobrindo narrativas mais amplas, com bases estéticas renovadas, com capacidade de diálogo e interação com o público local e global.

A formação virtual, que possui um cronograma de 48 horas de aulas online ao vivo, e um encontro presencial de conclusão, abordará temas como Cinema Africano, processo criativo e comunicação de causa. Com aulas entre 17 de junho e 22 de julho de 2023, a capacitação também inclui atividades e leituras complementares aos conteúdos das aulas.

O comando das aulas ficará a cargo de nomes como Rodrigo Antônio, Viviane Ferreira, Janaina Oliveira, Fábio Rodrigues, Everlane Moraes, Joyce Prado e Tatiana Costa, do Brasil. Salym Fayad, Jhonny Hendrix, David Melo e Eduardo Rencurrell Daiz são os nomes da Colômbia. 

Ao todo, a FOCO formará 30 cineastas do Brasil e da Colômbia com o objetivo de fortalecer uma massa crítica de vanguarda, que crie e posicione novas narrativas audiovisuais de comunidades étnicas no país, América Latina e sua diáspora.

+ sobre o tema

França acolhe exposição dedicada à editora Présence africaine

Fonte: Angola Press -   Paris - A exposição consagrada à...

A reprise de 2006. Agora, como farsa

por Luiz Carlos Azenha   Em 2005 e...

Em parte da elite, saudades de 1964

Depois de José Serra, é a vez do Instituto...

para lembrar

Mostra de cinema apresenta longas ligados à temática racial e feminina

Com direito a debates na UnB, a 1ª Mostra...

Jordan Peele vai gravar seu próximo filme ainda em 2018

Jordan Peele, diretor de Corra!, revelou ao THR que pretende gravar seu...

Filme lésbico do Quênia faz história ao ser exibido em Cannes

No Quênia a homossexualidade pode ser punida com até...
spot_imgspot_img

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

Ó, Paí Ó 2 avança em 15 anos os temas que atravessam a população negra brasileira

“Tenho sempre um frisson quando eu encontro as atrizes e os atores do Bando de Teatro Olodum, porque são de verdade meus primeiros ídolos....

Mostra Internacional do Cinema Negro celebra o griô antirracista Kabengele Munanga

No dia 16 de novembro, às 16 horas, na sala do Cinusp Paulo Emilio, localizada no Centro Cultural Camargo Guarnieri, será exibido o filme Kabengele: o...
-+=