A proteção ao mercado e o crime expresso pela cor

O Brasil, a cada dia que passa, evidencia ainda mais o seu grave e crônico racismo institucional. A proteção ao mercado e o crime expresso pela cor. Os episódios envolvendo crimes políticos e crimes do colarinho branco vem servindo para dar à massa da população uma óbvia e triste mostra disso.

Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil 

No Brasil real, o que se vê é uma crescente onda de justiçamento e clamor por cada vez mais e maior punição. O caso do jovem torturado e tatuado na testa, sem que de fato houvesse efetuado o furto de uma bicicleta, nos faz pensar se o que se execra é o crime ou a pobreza.

O superencarceramento retrata a distorção de uma sociedade e um judiciário que reflete o que há de mais conservador e insensível ao diferente.

Não há nenhuma identificação com a população do Brasil real e isso está muito patente na cor dos e das encarcerados e encarceradas. Reflete-se também na ausência de qualquer tipo de dignidade nos cárceres, pra não falar de presos e presas que nunca foram julgados, de famílias que ficam à míngua e crianças negras e pobres encarceradas com suas mães presas.

Se a dinâmica de proteção ao mercado  financeiro, que não é uma entidade etérea mas um conjunto de pessoas que tomaram decisões que ajudaram a produzir o que estamos vivendo, por parte da força-tarefa da Operação Lava Jato se constituir como fato numa possível delação do ex-ministro Antonio Palocci, teremos ainda mais elementos para afirmar que no Brasil o crime está expresso não na prática do delito, mas na cor da pele e local de moradia.

+ sobre o tema

para lembrar

Os padrões de feminilidade e a mulher negra – Por: Jarid Arraes

Embora o avanço seja lento, as discussões sobre o...

Até sempre, Iyá Beata

No adeus à ialorixá, o que era medo fez-se...

Ministro quer estender todos os direitos trabalhistas às empregadas domésticas

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, pretende propor um...

Jornalista lança mapeamento de escritoras negras da Bahia

O projeto contempla três diferentes produtos: um site, um...
spot_imgspot_img

A luta por uma ministra negra

Nas últimas semanas, parte da militância virtual petista passou a atacar duramente o humorista Gregorio Duvivier por sua defesa da nomeação de uma mulher negra para...

Rotas de Fuga para o Aquilombamento

Quando iniciei meu trabalho atual como fotógrafo negro e de pessoas pretas, pensava em como transmitir textualmente, sinteticamente, aquilo que eu queria passar sobre...

Racismo escancarado

Duas décadas atrás, na esteira da Conferência Mundial contra a Discriminação Racial, em Durban (África do Sul), um conjunto de organizações da sociedade civil,...
-+=