Protesto de “bota-fora” de Serra para Paulista com ataques a tucano

 

Manifestantes também fizeram críticas à imprensa, que acusaram por buscar “criminalizar” os grevistas

 

Num protesto de “bota-fora”, marcado para o dia em que José Serra (PSDB) deixou o governo de São Paulo para concorrer à Presidência da República, professores grevistas da rede estadual voltaram ontem à tarde a bloquear a av. Paulista e uma das pistas da rua da Consolação e a atacar Serra.

“Quem trata o professor desta forma não pode governar bem o Brasil”, discursou a presidente da Apeoesp (maior sindicato dos professores estaduais), Maria Izabel Noronha.

O PSDB entrou com uma representação na Justiça Eleitoral contra o sindicato e Maria Izabel, que é filiada ao PT, por causa das declarações de cunho eleitoral que têm sido feitas nos protestos dos professores. “Não me intimido nem me intimidarei. Reafirmo: Serra não será um bom presidente”, respondeu a sindicalista.

Parte dos docentes está em greve desde o dia 8. Eles pedem reajuste salarial de 34,3%. O governo estadual diz que esse aumento comprometeria as contas do Estado e que só negocia após o fim do movimento.

Segundo a Apeoesp, 45 mil pessoas participaram do “bota-fora”. Pelos cálculos da Polícia Militar, foram apenas 3.000.

Por causa do protesto, os motoristas enfrentaram trânsito complicado. Na av. Paulista, o congestionamento na pista sentido Consolação chegou a 2 km. Na av. Rebouças, na pista sentido centro, a 3 km.

Os grevistas decidiram manter a paralisação e convocaram novo protesto na Paulista para a próxima quinta-feira. Segundo os grevistas, mais de 60% dos professores estão parados. Para o governo, as escolas afetadas não passam de 1%.

Os manifestantes também atacaram a imprensa. Suplente do senador Eduardo Suplicy (PT) e um dos líderes do protesto, Carlos Ramiro de Castro acusou a imprensa de criminalizar o movimento grevista.

Ele também criticou o fato de os veículos noticiarem a filiação partidária dos dirigentes sindicais nas reportagens sobre manifestações contra Serra.

“Pergunte aos Frias, pergunte aos Mesquitas, pergunte aos Marinhos, se eles não têm posição político-partidária”, disse, aos gritos, referindo-se aos proprietários da Folha, de “O Estado de S. Paulo” e da Rede Globo, respectivamente.

“Trabalhador não pode, mas o patrãozinho deles [jornalistas] pode [ter filiação partidária]”, disse. Para ele, o movimento tem “independência de qualquer partido político”. (RICARDO WESTIN e BRENO COSTA)

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

 

 

 

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

“Na ditadura tudo era melhor”. Entenda a maior fake news da história do Brasil

O CAPITÃO JAIR BOLSONARO acredita que a ditadura militar foi uma...

Um país à procura de um povo

* Petrônio Souza Gonçalves O Brasil é hoje a...

Sakamoto – PM na USP, Cracolândia e as saudades da ditadura

Um estudante foi agredido por um policial militar, nesta...

1500, o ano que não terminou

Quem chorou por Vitor, o bebê indígena assassinado com...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=