Protestos por justiça para George Floyd recebem apoio de policiais

Enviado por / FonteUOL

Em meio aos crescentes registros de forte repressão policial aos protestos por justiça a George Floyd, morto na última segunda-feira (25) em Mineápolis, nos Estados Unidos, alguns policiais resolveram participar das manifestações em vez de agir contra elas.

Em Coral Gables, na Flórida, oficiais se ajoelharam (foto acima) durante um ato na cidade, se solidarizando com a luta dos manifestantes.

Um policial também integrou protestos antirracistas no Condado de Camden, em Nova Jersey. “Chef Wysocki na passeata hoje, junto aos cidadãos que servimos, para lembrar e honrar George Floyd. #JuntosSomosMaisFortes #CamdenForte”, diz a publicação feita pela polícia local no Twitter.

À ABC News, Joseph Wysocki disse nunca ter considerado não participar da manifestação. “Não há alternativa. Não podemos impor nossa vontade à comunidade. É a comunidade e a polícia juntas, e é isso que estamos fazendo em Camden”, explicou o oficial.

Houston, no Texas, também registrou a participação de policiais em protestos antirracistas. Na foto abaixo, Art Acevedo, chefe da polícia local, aparece caminhando abraçado a uma manifestante durante um protesto por justiça a Floyd. Assim como as anteriores, a imagem também foi tirada ontem.

30.mai.2020 – Ajoelhados, oficiais se juntam a protesto contra a violência policial e o racismo em Coral Gables, Flórida, nos Estados Unidos
Imagem: Eva Marie Uzcategui/AFP

Entenda o caso George Floyd

Floyd foi morto por um policial na última segunda-feira (25), em Mineápolis, no estado norte-americano de Minnesota. O caso foi gravado e logo viralizou nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o oficial pressionando com o joelho o pescoço de Floyd, que diz “não consigo respirar” repetidas vezes, até ficar inconsciente.

Sua morte se tornou o mais recente símbolo da violência policial contra os cidadãos negros e provocou a maior onda de protestos dos últimos anos nos Estados Unidos. Manifestantes em todo o país gritaram frases como “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”, em tradução livre) e “não consigo respirar”.

As manifestações, que exigem justiça para Floyd e o fim da violência policial contra negros, entraram hoje em seu sexto dia consecutivo. Cerca de 40 cidades já impuseram toques de recolher e 15 estados, além de Washington, DC, ativaram a Guarda Nacional para conter atos de violência e vandalismo.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ato em Copacabana pede justiça por rapaz morto em ação policial

Familiares, amigos, moradores da Cidade de Deus, artistas e apoiadores realizaram um ato, neste sábado (19), pedindo justiça por Thiago Menezes Flausino, 13 anos...

Justiça realiza audiência de instrução do julgamento dos PMs acusados de matar Kathlen Romeu

A Justiça Fluminense marcou para esta segunda-feira (29) uma audiência de instrução e julgamento dos PMs acusados de atirar contra a jovem Kathlen Romeu. Marcos Felipe...

Pesquisa inédita revela que apenas 8,7% dos homicídios envolvendo policiais foram denunciados pelo MP

Em 8 de junho de 2021, um tiro de fuzil no peito matou a designer de interiores Kathlen Romeu, de 24 anos, no Lins...
-+=