PSDB vai processar sindicato dos professores de SP por uso de estrutura sindical em campanha

O PSDB vai entrar com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a Apeoesp (sindicato dos professores de São Paulo) e sua presidente, Maria Izabel Noronha, por contrapropaganda eleitoral. O sindicato, que organiza uma paralisação no Estado, aproveita as manifestações da categoria para incitar palavras de ordem contra o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

 

Na representação, o partido de Serra pede que a Apeoesp e sua dirigente sejam multados por uso eleitoral de palanques para coordenar a greve.

 

Para embasar o pedido de multa à entidade e sua dirigente, a Apeoesp anexou filmes que mostram Noronha perguntando para os professores se Serra será presidente. E, em coro, os manifestantes respondem que não. Em outro filmete, há uma música que diz: “Daqui a pouco tem eleição. No Planalto ele não chega não”.

 

O advogado do partido, Ricardo Penteado, diz que o caso é passível de multa sem prejuízo de uma investigação sobre os recursos sindicais repassados para a Apeoesp.

 

Para a presidente da Apeosp, a ação é uma tentativa de desqualificação da entidade. “Eles podem usar todos instrumentos jurídicos deles, que eu vou usar os meus para me defender”, disse Maria Izabel Noronha.

 

Ela afirmou que não é possível fazer reivindicações sindicais sem criticar o partido que está no governo. “Parece que estou vivendo em um sonho. Não estamos no estado democrático de direito.”

 

Manifestação

 

Na manifestação da semana passada, a sindicalista disse: “Esse senhor não vai ser presidente do Brasil”, afirmou ela. “Se for eleito vai acabar com imagem que Brasil conquistou lá fora.”

 

Ela também convocou os professores a “acabarem com o partido” de Serra: “Estamos aqui para quebrar a espinha dorsal desse partido e desse governador”, disse Bebel, como é conhecida.

 

Ela disse que a categoria deve aproveitar os últimos dias do governo Serra para protestar. Ele deixa o cargo na quarta-feira (31) para disputar a Presidência. “Vamos aproveitar enquanto o governador não sai.”

 

O próximo protesto da Apeoesp foi marcado justamente para a data de saída de Serra do governo. Deve ocorrer às 15h, na avenida Paulista, região central da cidade.

Fonte: Folha Online

+ sobre o tema

Quem é a bispa de Washington Mariann Edgar Budde, que disse a Trump para ter misericórdia com imigrantes e LGBT

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou um culto...

Compromisso com a segurança

A negligência com a segurança pública levou à morte de cerca...

para lembrar

Almeidinha: sem empregada e sem guaraná no voo. Nunca foi tão difícil viver

Foi uma confluência de incidentes. No mesmo dia em...

Na zona leste de SP, um mega despejo à vista

Construção do Parque das Várzeas do Tietê pode desalojar...

Leia íntegra do primeiro pronunciamento da presidente eleita Dilma Rousseff

PRONUNCIAMENTO DE 31 DE OUTUBRO DE 2010 ...

Fátima Oliveira: Chegou meu tempo de morar num ‘loft’

Vida básica e vida simples como opções filosóficas   Por: Fátima...

Meta passa a permitir que usuários classifiquem gays e trans como ‘doentes mentais’

Publicações que associem "doenças mentais" a identidade de gênero ou orientação sexual vão passar a ser permitidas nas redes sociais da Meta a partir...

Brasil flagra mais de 1,6 mil escravizados em 2024, do Rock in Rio à BYD

O Brasil encontrou, pelo menos, 1.684 trabalhadores em condições análogas às de escravo em 2024. O número é menor que os 3.238 resgatados de...

Estudo mostra que Bolsa Família reduziu mortes por tuberculose

O programa federal de transferência de renda Bolsa Família foi determinante para a redução de mais da metade dos casos de mortes por tuberculose...
-+=