“Fortaleza” quilombola recebe registro em cartório do Estado

Por: EDUARDO GERAQUE

A vida no Quilombo de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira, em São Paulo, era muito mais difícil em outros tempos avisa Benedito Alves da Silva, 55, o Ditão.


A luta que acabou encorpada nos anos 80 começa cada vez mais a dar frutos. O registro do quilombo no cartório de imóveis de Eldorado, cidade mais próxima, saiu. Luta que durava 14 anos.

O fim do isolamento geográfico está muito perto de ocorrer. No fim do mês, a tão sonhada ponte que liga o quilombo ao outro lado do rio Ribeira de Iguape, a estradas e cidades, será oficialmente inaugurada.

De um lado, será mais fácil escoar a produção de banana, principal fonte de renda das cem famílias que vivem no quilombo. Mas, de outro, pessoas estranhas à comunidade, formada por 400 “compadres”, podem aparecer com mais frequência.

“Não somos contra a tecnologia, o desenvolvimento. Mas um dos nossos desafios é manter a comunidade assim. Todos se conhecem. As decisões são coletivas”, diz José Rodrigues da Silva, um dos líderes do quilombo.

Liderança que o levou a ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Eldorado.

Ditão, que acaba de voltar da lida no bananal, também é um líder nato. Articulado, costuma representar a comunidade em reuniões em Brasília. Fala fácil de política e das necessidades do povo.

“Nós precisamos de uma política para os quilombos. De técnicos, por exemplo, que ajudem a aumentar a produção”, diz Ditão.
Nascido e criado nas terras ocupadas por seus antepassados, que chegaram lá no século 17 fugidos do garimpo de ouro, o quilombola tem ainda forte na memória os tempos mais difíceis.

“Nos anos 1970, época do regime militar, para cortar qualquer coisa, era um problema. Você poderia ir preso, apanhar”, diz Ditão.
Ele decidiu deixar o quilombo. Trabalhou na construção de estradas, como a rodovia dos Bandeirantes. “Voltava para dar um dinheiro ao meu pai. Produzir era complicado por causa das restrições”, afirma.

SEM RISCOS
Tanto a vida melhorou, seja com o registro das terras que praticamente zera o risco de invasão, seja com as leis que garantem espaço suficiente para a produção, que os jovens de Ivaporunduva saem para estudar. Mas sempre acabam voltando.

“A vida aqui é tranquila. Todos se conhecem. É muito bom”, diz Laudessandro Marinho da Silva, 26 anos, administrador de empresas formado em Itatiba (SP).

 

Ele é um dos diretores da associação. Outros jovens, também educados formalmente, seguiram o mesmo caminho. E voltaram.

 

A eleição para o Prêmio Palmares termina hoje e Alaíde do Feijão é a única do Campo Social que é Mestre em Saberes Populares e Tradicionais. Ela está em 2 lugar com uma diferença de 150 votos.

 

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

Raça e Cor – Eu visto esta camisa! Raça, cor e etnia no SUS

O Projeto Identidade trata da questão de direitos humanos,...

para lembrar

Fejunes compõe grupo que busca conter extermínio de jovens negros

Por: Lívia Francez     Visando a impedir que avance ainda mais...

MPT-RS lança campanha pela igualdade da mulher negra no mercado de trabalho

Porto Alegre (RS), 16/06/2010 - O Ministério Público do...

Bancos liberam linhas de crédito de R$ 1 bi para financiamentos em AL e PE

Os bancos oficiais do governo federal (Caixa Econômica Federal,...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=