Quando percorremos a América Latina através da sua história, das suas manifestações culturais, sociais, políti

Quando percorremos a América Latina através da sua história, das suas manifestações culturais, sociais, políticas, linguísticas e étnicas, salta imediatamente à vista a componente populacional afro-descendente com um legado evidente na América Latina. No entanto, esta influência e existência geralmente não é reconhecida, não só no âmbito cultural e intelectual mas também nas políticas de estado dirigidas a esta população. No melhor dos casos, o reconhecimento é breve e pouco específico. Esta é a razão pela que falamos da “invisibilidade da população afro-latino-americana” e a razão pela que no PNUD e em outros organismos internacionais trabalhamos para reconhecer esta existência multicultural e étnica dos nossos povos, e para reparar esta brecha e criar pontes de entendimento.

A invisibilidade não só se reduz a variáveis numéricas, estendendo-se também a modos de vida, costumes, ritos, contribuições artísticas, científicas, culturais e ideológicas.

É uma invisibilidade que abrange uma boa parte da nossa sociedade, e identidade. É por isso que no PNUD entendemos que este obstáculo da invisibilidade é um dos principais a ser derrubados.

Assim, as organizações internacionais que colaboram nesta publicação destacam não só a importância deste reconhecimento mas a necessidade de fortalecer as organizações de afro-descendentes como atores sociais e políticos.

Esta investigação surge então a partir deste desígnio, com o objetivo de tornar visível, de procurar, de encontrar e de apoiar as populações afro-descendentes na América Latina, começando pelo estado atual das suas organizações. Quisemos saber quais são as suas atividades, os seus objetivos, o seu relacionamento com o resto do sistema e as suas necessidades. O que apresentamos hoje são os resultados dessa investigação.

Neste âmbito, e como uma iniciativa que responde ao mesmo objetivo de fortalecer a população afrodescendente, outra das atividades empreendidas pelo PNUD e pela SEGIB, com o apoio da União Europeia, é o projeto regional “População Afro-Descendente da América Latina”, cujo objetivo geral é o fortalecimento das organizações da população afro-latino-americana, para assim alcançar o exercício dos seus direitos.1

 

Pensou-se precisamente em realizar a presente investigação quando se estava a conceber o projeto mencionado, com o objetivo de recolher dados sobre a realidade da população afro-descendente, para criar um projeto conforme as necessidades dessa população. Deste modo, os resultados desta investigação que hoje é dada a conhecer foram essenciais na criação do Projeto Regional “População Afro-Descendente da América Latina”.

 

Uma vez mais, através desta investigação é possível verificar que o desenvolvimento desigual nas nossas sociedades é o germe da pobreza. A pobreza na América Latina tem rostos. E tem rosto de mulheres, de indígenas, de crianças, de afro-descendentes, porque a pobreza não afeta todos por igual, e a desigualdade é também protagonista na pobreza que assalta a nossa região. Falamos de pobreza não só em termos socio-económicos, caracterizada pela falta de acesso a níveis mínimos de rendimentos, mas também da impossibilidade de exercer plenamente a cidadania na medida em que não se ostenta a titularidade de direitos sociais e de participação.

É por isso, como disse anteriormente, que nós entendemos o desenvolvimento como um crescimento integrado em termos sociais e sustentável em termos ambientais, que tenda à construção de tecidos sociais que permitam incentivar sociedades mais equitativas. Quando a realidade de uma região é a interculturalidade, a cidadania deve ser forjada na heterogeneidade. Por isso, queremos e devemos tentar construir um projeto comum a partir da diversidade.

 

 

Relatório sobre as organizações negras da America Latina, produzido pelo PNUD e a SEGIB. Pelo que fui informada, o mesmo deve servir de base para o Projeto Regional “Población Afrodescendiente en América Latina” (http://www.afrodescendientes-undp.org ).

 

Leia na integra

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Embaixadores de países africanos participam de atividade em São Francisco do Conde

Com o objetivo de firmar parcerias culturais e educacionais,...

Com China e Brasil, relações Sul-Sul ganham espaço na África

Em 2011, o país asiático ultrapassou os Estados Unidos...

“Mãe coragem” luta pela paz onde os homens falharam

Catherine Samba-Panza, a nova presidente interina, tem um ano...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=