Quase 20 anos após apartheid, África do Sul ainda tem barreiras sociais

Com Nelson Mandela na presidência, país avançou na luta contra o racismo.
Cicatrizes do regime de segregação aparecem nos índices de violência.

 

Até quase 20 anos atrás, a África do Sul vivia sob o apartheid, que durou quatro décadas e deixou marcas profundas no país. Em 1994, Nelson Mandela, o grande protagonista da luta pelo fim do regime de segregação racial, foi eleito presidente. O país conseguiu derrubar as barreiras legais que separavam brancos e negros, mas não a barreira social.

Para o diretor da Royal African Society, havia a expectativa da população e a habilidade do governo em cumpri-las. “O governo não está conseguindo cumprir. Isso cria uma grande lacuna, que é muito perigosa. A próxima geração talvez fique muito mais brava que seus pais, menos contida. Você vai poder ver uma grande instabilidade social por causa dos problemas e da pobreza”, afirma Richard Dowden.
Para analistas, a África do Sul avançou na luta contra o racismo oficial e melhorou as condições de vida de uma pequena parcela da população, mas falhou em prover avanços de quem esperava se beneficiar mais da revolução representada por Mandela. O desemprego afeta 4,5 milhões de pessoas, um quarto da força de trabalho, e o país lidera a lista das nações com grande desigualdade de renda.
Os pobres, negros em sua maioria esmagadora, continuam pobres, muitos vivendo em favelas nas vizinhanças das grandes cidades. “É mais um caso de pessoas que tiveram a determinação e a solidariedade para acabar com o péssimo regime, mas não foram capazes de prestar serviços ao povo. Eles não conseguiram diminuir a distância entre ricos e pobres”, destaca Dowden.

A elite branca e rica do passado ganhou alguns sócios negros, que conseguiram se beneficiar do novo sistema, inclusive do mecanismo de corrupção. O poder na África do Sul pós-Mandela se concentra no partido que chegou ao governo com ele e não deixou mais o comando. Ele tem maioria no legislativo e elegeu dois presidentes: Thabo Mbeki e o atual, Jacob Zuma. No exercício do poder, o ANC (na sigla em inglês) praticou vícios políticos como o clientelismo, o favoritismo, o patrimonalismo, o nepotismo e a corrupção nas altas esferas.

Transição dolorosa, mas pacífica
Em 19 anos, a passagem do apartheid para a democracia foi dolorosa, mas pacífica. Homem que teria todas as razões para ser raivoso e vingativo, Mandela fez questão de trabalhar pelo diálogo e o consenso. Ele é visto como o grande arquiteto da nova nação sul-africana, um feito que não é simples. O país tem 11 línguas oficiais e três capitais: Pretória, sede do executivo; Bloemfontain, do judiciário; e Cidade do Cabo, capital legislativa.

As cicatrizes do antigo regime aparecem nos índices de violência urbana e nas dificuldades de acesso da maioria negra às riquezas do país. Mas, nas universidades sul-africanas, as feridas vão ficando aos poucos para trás. O que antes era exclusividade dos brancos se abre para todas as muitas raças e culturas que formam a África do Sul.

“A reconciliação de diferenças é possível. Acreditar em si mesmo, entender a importância da dignidade humana e, sem dúvida, a força do espírito humano. O real legado tem que ser a habilidade de não apenas conseguir uma transição pacífica, mas também reconciliar interesses e grupos que competem entre si, isso para além da divisão entre brancos e negros”, afirma o economista Michael Kahn, uma das referências no estudo de países emergentes.

Massacre que marcou a luta contra o Apartheid faz 50 anos

 
 

 

Fonte: G1 

+ sobre o tema

Nem falso, nem inócuo. Exemplar

Fonte: Estado de São Paulo - por: Roseli Fischmann*- O discurso...

Mia Couto e seu colar de miçangas incomuns

Escritor moçambicano conta que tece novos mundos substituindo eurocentrismo...

para lembrar

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

10 frases inspiradoras de jovens líderes africanos

Em 2010, o presidente dos EUA Barack Obama inaugurou...

Africana choca público em maratona na França

São Paulo - Não são poucas as campanhas de...

África do Sul pede à Uefa para combater racismo

MIKE COLLETT – REUTERSJOHANNESBURGO - A Uefa deve tomar...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=