Quase 70% das mulheres que sofrem violência doméstica em SP são agredidas pelo parceiro, diz pesquisa

As mulheres são as principais vítimas de violência doméstica no Brasil. Segundo levantamento da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgado nesta segunda-feira (14), elas representam 75% dos agredidos. Em 67,8% dos casos, as mulheres são agredidas pelo próprio parceiro (marido, companheiro ou namorado). E em 70,8%, dentro de casa.

Fonte: UOL Notícias –

Além disso, em quase 13% dos casos, o agressor é uma pessoa conhecida da vítima.

Em apenas 18,2% dos casos, a violência aconteceu na rua e em 19,3% foi cometida por desconhecidos. Os demais relatos de violência tiveram como local os bares, escolas e estabelecimentos comerciais.

 

A principal forma de violência relatada é a agressão física (59%), seguida pela violência psicológica (18%), pela auto-infligida (13%) e pela sexual (5%).

 

“Mulheres agredidas física ou sexualmente tendem a desenvolver sintomas como estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e distúrbios alimentares”, afirmou em nota Vilma Pinheiro, responsável pela Divisão de Acidentes e Violências da Secretaria.

 

A pesquisa se baseou em 1.286 casos de violência registrados nos serviços públicos de saúde do Estado entre janeiro e maio deste ano. As vítimas tinham entre 20 e 39 anos.

Matéria original

+ sobre o tema

O retorno do goleiro Bruno, entre a ressocialização e o cinismo

Atleta condenado pelo assassinato de Eliza Samudio é novamente...

Conectas cobra apuração rígida de mortes provocadas por ação da PM

Operação em Paraisópolis evidencia descaso da segurança pública com...

Pandemia amplia canais para denunciar violência doméstica e buscar ajuda

Entre as consequências mais graves do isolamento social, medida...

para lembrar

spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=