As mulheres são as principais vítimas de violência doméstica no Brasil. Segundo levantamento da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgado nesta segunda-feira (14), elas representam 75% dos agredidos. Em 67,8% dos casos, as mulheres são agredidas pelo próprio parceiro (marido, companheiro ou namorado). E em 70,8%, dentro de casa.
Fonte: UOL Notícias –
Além disso, em quase 13% dos casos, o agressor é uma pessoa conhecida da vítima.
Em apenas 18,2% dos casos, a violência aconteceu na rua e em 19,3% foi cometida por desconhecidos. Os demais relatos de violência tiveram como local os bares, escolas e estabelecimentos comerciais.
A principal forma de violência relatada é a agressão física (59%), seguida pela violência psicológica (18%), pela auto-infligida (13%) e pela sexual (5%).
“Mulheres agredidas física ou sexualmente tendem a desenvolver sintomas como estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e distúrbios alimentares”, afirmou em nota Vilma Pinheiro, responsável pela Divisão de Acidentes e Violências da Secretaria.
A pesquisa se baseou em 1.286 casos de violência registrados nos serviços públicos de saúde do Estado entre janeiro e maio deste ano. As vítimas tinham entre 20 e 39 anos.