Guest Post »

Quase 70% das mulheres que sofrem violência doméstica em SP são agredidas pelo parceiro, diz pesquisa

As mulheres são as principais vítimas de violência doméstica no Brasil. Segundo levantamento da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgado nesta segunda-feira (14), elas representam 75% dos agredidos. Em 67,8% dos casos, as mulheres são agredidas pelo próprio parceiro (marido, companheiro ou namorado). E em 70,8%, dentro de casa.

Fonte: UOL Notícias –

Além disso, em quase 13% dos casos, o agressor é uma pessoa conhecida da vítima.

Em apenas 18,2% dos casos, a violência aconteceu na rua e em 19,3% foi cometida por desconhecidos. Os demais relatos de violência tiveram como local os bares, escolas e estabelecimentos comerciais.

 

A principal forma de violência relatada é a agressão física (59%), seguida pela violência psicológica (18%), pela auto-infligida (13%) e pela sexual (5%).

 

“Mulheres agredidas física ou sexualmente tendem a desenvolver sintomas como estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e distúrbios alimentares”, afirmou em nota Vilma Pinheiro, responsável pela Divisão de Acidentes e Violências da Secretaria.

 

A pesquisa se baseou em 1.286 casos de violência registrados nos serviços públicos de saúde do Estado entre janeiro e maio deste ano. As vítimas tinham entre 20 e 39 anos.

Matéria original

Related posts