Quatro policiais acusados da morte do menino Juan irão a júri popular

Em decisão na última sexta, Justiça também manteve as prisões preventivas deles

O juiz Márcio Alexandre Pacheco da Silva, da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, decidiu na última sexta-feira (27) que os quatro policiais militares acusados da morte do menino Juan Moraes, 11 anos, em junho do ano passado, irão a juri popular. A data, porém, ainda não foi definida.

Segundo o juiz, “há indícios suficientes de autoria e participação, prova da materialidade, tipicidade e ilicitude da conduta delituosa imputada, inclusive, das qualificadoras, delineadas nas provas orais” para que o caso seja julgado pelo júri popular.

O magistrado também manteve as prisões preventivas de Isaias Souza do Carmo, Edilberto Barros do Nascimento, Ubirani Soares e Rubens da Silva. Eles são acusados da prática de dois homicídios dolosos qualificados pelo motivo torpe e pelo emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas, e duas tentativas de homicídios dolosos, também duplamente qualificados, contra Igor Souza Afonso, Juan Moraes Neves, Wesley Felipe Moraes da Silva e Wanderson dos Santos de Assis.

Quanto às prisões, Silva afirmou estar convencido da “essencialidade” delas. Além disso, explicou que “não houve alteração no quadro fático que propiciou a decretação e manutenção de suas custódias”. E ainda: “elas são asseguradoras do bom curso da instrução processual e garantia da ordem pública”.

Relembre o caso

O menino Juan morreu baleado durante uma operação da PM no bairro Danon, em Nova Iguaçu. De acordo com o depoimento do irmão de Juan, que também foi atingido durante a ação, ele e o menino iam para a casa quando foram surpreendidos pelos tiros. O rapaz contou que, quando foi abordado pelos policiais, eles o confundiram com um traficante e o chamaram de “aviãozinho” do tráfico de drogas. O caso revoltou a família e os moradores da comunidade. O corpo de Juan foi encontrado na beira do rio Botas, em Belford Roxo, também na baixada, dias depois da morte.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

132 anos de abolição: A luta pela nossa liberdade continua…

13 de maio de 2020, hoje faz 132 anos...

Marcelo Paixão: Racismo no Brasil

O professor da UFRJ e um dos principais especialistas...

Green Book: o livro até que pode ser verde, mas o filme é bem branco

  No Oscar 2019, pelo menos quatro dos oito títulos...

Justiça por Igor Melo e Thiago Marques

A cabeleireira Josilene da Silva Souza, 42, teria tido...

para lembrar

Sem a Discussão sobre as Cotas, Como Saberíamos Quem São os Racistas?

por Alex Castro As cotas raciais para o ensino...

Árvores serão amarradas com tecidos em ato contra violência em terreiros

Ação acontece entre a noite de sexta-feira (17) e...

Celebridade é liderança política?

A sociedade brasileira e em particular o movimento negro...

Briga entre skinheads e skatistas em SP

Fonte: G1 -   Cinco pessoas continuam presas...
spot_imgspot_img

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...

Juiz condena alunas do Vera Cruz por racismo contra filha de Samara Felippo

A Justiça de São Paulo decidiu, em primeira instância, pela condenação de duas alunas por ofensas racistas contra a filha da atriz Samara Felippo. O...

Shopping Higienópolis registrou ao menos 5 casos de racismo em 7 anos

O shopping denunciado por uma família após uma abordagem racista contra adolescentes já registrou ao menos outros quatro casos semelhantes nos últimos sete anos. O...
-+=