‘Que a bondade dentro de mim seja sempre maior’, postou jovem jogador antes de morrer

O jovem jogador de futebol Dyogo Costa Xavier de Brito, de 16 anos, morto após uma operação policial na comunidade da Grota, no bairro São Francisco, em Niterói, fez uma publicação nas redes sociais há menos de um mês pedindo proteção e destacando os problemas que cercam a sociedade. “Que a bondade dentro de mim seja sempre maior que toda maldade ao meu redor”, diz o texto postado no perfil de Dyogo com uma foto do jovem na Praia de Itacoatiara, na cidade de Niterói.

Por Diego Amorim, do Extra 

Também nas redes sociais, familiares e amigos do adolescente postam frases de carinho em homenagem ao jogador da base do América. “Vai com Deus, Dyogo! Mais um anjo no céu”, “Nosso Deus está te recebendo de braços abertos” e “Que menino lindo, triste demais” são algumas das mensagens deixadas pelos usuários no perfil de Dyogo.

Uma das últimas publicações de Dyogo na web Foto: Reprodução/Redes Sociais

Familiares de Dyogo estiveram no Instituto Médico Legal de Niterói nesta terça-feira, por volta das 9h, para liberar o corpo e negam que havia confronto no momento do crime. O enterro será às 15h, no Cemitério São Francisco Xavier, Charitas. O corpo deixou o instituto em direção ao velório por volta das 11h desta terça-feira. Amigos e familiares organizam um ato pacífico como protesto pela morte.

— Vamos todos com camisas brancas e sujas de tinta vermelha, simbolizando sangue — conta um primo do jogador, sem se identificar.

No momento em que foi baleado, Dyogo ia para a casa de um amigo na Tijuca, bairro mais próximo à sede do América, clube pelo qual ele jogava nas categorias de base. O sonho do menino era ser jogador de futebol. Segundo Cristóvão Xavier, avô de Dyogo, o neto era um garoto iluminado. A mãe da vítima, a assessora administrativa Josyane Costa, também reforça que o filho era um jovem querido e amado por todos:

— Ele era um garoto muito especial, alegre. Não tenho o que falar — contou a mãe, muito emocionada, na hora de liberar o corpo do filho.

Cristóvão, que cuida do neto desde pequeno, conta que esta noite foi a mais difícil de sua vida. Dyogo morava com os avós paternos e o pai:

— Ele dormia comigo e com a avó dele, vivia jogando as pernas em cima da gente. Nós até falávamos que eram pesadas, brincando com ele. Mas esta noite não teve isso. Passei a noite pensando, toda hora vinham as lembranças. Tiraram o meu neto de mim, infelizmente.

O avô de Dyogo, Cristóvão Xavier, passava pelo local na hora e que decidiu parar e ver se a pessoa que estava baleada era seu neto Foto: Diogo Amorim

Em nota, a Polícia Civil destacou que policiais militares envolvidos na operação que acabou com a morte do rapaz serão chamados para prestar depoimento, assim como familiares de Dyogo. O avô do jovem, o primeiro a chegar no local do crime, foi ouvido nesta segunda-feira na Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI).

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Observatório de Favelas propõe protocolo de atuação de polícia nas comunidades

A organização Observatório de Favelas apresentou hoje proposta...

“O grande medo dos alunos era o caveirão”

Como a lógica de guerra operada pelo Estado...
spot_imgspot_img

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl McIntosh na Casa Ernst Moritz Arndt, uma sucursal do Museu Municipal de Bonn. Quem quer...

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...
-+=