Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

Enviado por / FonteTerra

Amanda Gorman tem apenas 22 anos e uma importante missão: ler um poema original na posse de Joe Biden, nesta quarta-feira, 20. Amanda é a mais jovem poeta a participar da posse de um presidente americano, e estará no lugar que já foi ocupado, por exemplo, pela lendária Maya Angelou (1928-2014) – ela leu On the Pulse of Morning quando Bill Clinton assumiu a Casa Branca em 1993, e até ganhou um Grammy de melhor texto recitado por isso.

Amanda, que vai ler The Hill We Climb, poema que dá título ao seu livro que será publicado em setembro, quando também será lançada a obra ilustrada Change Sings, foi criada em Los Angeles, onde sua mãe é professora. Aos 16, foi nomeada poeta juvenil laureada de Los Angeles. Mais tarde, quando já era estudante de sociologia em Harvard, ela se tornou a primeira poeta juvenil laureada nacional.

Ao New York Times, Amanda Gorman disse: “No meu poema, não vou de forma alguma encobrir o que vimos nas últimas semanas e, ouso dizer, nos últimos anos. Mas o que eu realmente aspiro fazer no poema é ser capaz de usar minhas palavras para imaginar uma maneira pela qual nosso país ainda pode se unir e ainda pode se curar “.

Em entrevista, ela contou que a equipe de Biden pediu apenas que ela destacasse, em seu texto, a necessidade de unir o país e que não fizesse nenhum tipo de ataque a Donald Trump, que está deixando a Casa Branca.

Poeta ativista, que escreve sobre a diáspora negra, o feminismo, injustiças sociais e questões de raça, ela nasceu prematura, teve um problema na fala na infância, o que a fez demorar para aprender a ler, e tem uma irmã gêmea. A dificuldade em se comunicar a aproximou da poesia, e ela encontrou nos versos a sua forma de expressão.

Artistas como Bruce Springsteen, Lady Gaga e J-Lo, entre outros, também se apresentam na posse de Joe Biden nesta quarta, 20.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação...

“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, diz Macaé Evaristo

Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos...

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro...

para lembrar

Cidades do Brasil e do mundo terão atos contra Bolsonaro no dia 29

O movimento de mulheres contra o candidato Jair Bolsonaro...

Incentivados pelas mães, adolescentes abraçam o ativismo

Em 2015, depois de ser intimidada por um homem...

Ano de 2012 – O medo sem causa

por Sérgio Martins para o Portal Geledés O que...

Mais pobres trabalham o dobro para pagar impostos

Fonte: Destak Jornal Ipea mostra que 20 dias de...

Anielle confirma a ministros ter sido vítima de assédio de Silvio Almeida

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi ouvida por colegas ministros no Palácio do Planalto nesta sexta (6). Ela confirmou que foi vítima...

Chefe da ONU reforça a necessidade de ação global contra o racismo em homenagem ao Dia Internacional da Ascendência Africana

No Dia Internacional da Pessoas de Ascendência Africana, comemorado em 31 de agosto, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez...

Nota à imprensa – Denúncias de assédio no governo federal

O Ministério das Mulheres reafirma que a prática de qualquer tipo de violência e assédio contra a mulher é inadmissível e não condiz com...
-+=