Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

Enviado por / FonteTerra

Amanda Gorman tem apenas 22 anos e uma importante missão: ler um poema original na posse de Joe Biden, nesta quarta-feira, 20. Amanda é a mais jovem poeta a participar da posse de um presidente americano, e estará no lugar que já foi ocupado, por exemplo, pela lendária Maya Angelou (1928-2014) – ela leu On the Pulse of Morning quando Bill Clinton assumiu a Casa Branca em 1993, e até ganhou um Grammy de melhor texto recitado por isso.

Amanda, que vai ler The Hill We Climb, poema que dá título ao seu livro que será publicado em setembro, quando também será lançada a obra ilustrada Change Sings, foi criada em Los Angeles, onde sua mãe é professora. Aos 16, foi nomeada poeta juvenil laureada de Los Angeles. Mais tarde, quando já era estudante de sociologia em Harvard, ela se tornou a primeira poeta juvenil laureada nacional.

Ao New York Times, Amanda Gorman disse: “No meu poema, não vou de forma alguma encobrir o que vimos nas últimas semanas e, ouso dizer, nos últimos anos. Mas o que eu realmente aspiro fazer no poema é ser capaz de usar minhas palavras para imaginar uma maneira pela qual nosso país ainda pode se unir e ainda pode se curar “.

Em entrevista, ela contou que a equipe de Biden pediu apenas que ela destacasse, em seu texto, a necessidade de unir o país e que não fizesse nenhum tipo de ataque a Donald Trump, que está deixando a Casa Branca.

Poeta ativista, que escreve sobre a diáspora negra, o feminismo, injustiças sociais e questões de raça, ela nasceu prematura, teve um problema na fala na infância, o que a fez demorar para aprender a ler, e tem uma irmã gêmea. A dificuldade em se comunicar a aproximou da poesia, e ela encontrou nos versos a sua forma de expressão.

Artistas como Bruce Springsteen, Lady Gaga e J-Lo, entre outros, também se apresentam na posse de Joe Biden nesta quarta, 20.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

‘Grito muito, mas quero eco’, diz Elza Soares sobre combate ao racismo

Parece que o fim do mundo está chegando pela...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

15 museus recebem programação especial sobre Direitos Humanos

Espaços recebem debates, oficinas, palestras e apresentações sobre o...

para lembrar

Democrata negro vence na Georgia e enterra a era Trump

O reverendo democrata Raphael Warnock conquistou uma cadeira no...

Luiz Silva, Cuti

GOTA DO QUE NÃO SE ESGOTA do livro Negroesia, 2007 cota...

Ok, cadê o resto?, diz chefe de diversidade de Biden ao ver muitos brancos no Brasil

É difícil para os EUA saírem por aí dando...

Vozes diversas e pretas para marcar o Julho das Pretas, escritoras negras do DF realizam encontro aberto ao público

Romancista. Contista. Poeta. Ensaísta. Cronista. Acadêmica. A produção literária...

Impasse inaceitável

O Direito humanitário internacional agoniza, e o multilateralismo fenece, enquanto ao menos 5 mil pessoas, a maioria civis, já perderam a vida no mais...

Movimento negro brasileiro entrega carta a Lula e Biden dois dias antes de visita à Casa Branca

Organizações do movimento negro brasileiro entregaram uma carta aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden pedindo uma “retomada inclusiva” do Plano de Ação Conjunta Brasil-Estados...

Anielle irá com Lula aos EUA para esforço bilateral contra o racismo

A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fará parte da comitiva oficial de Lula na visita ao presidente dos EUA, Joe Biden, em Washington,...
-+=