Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

Enviado por / FonteTerra

Amanda Gorman tem apenas 22 anos e uma importante missão: ler um poema original na posse de Joe Biden, nesta quarta-feira, 20. Amanda é a mais jovem poeta a participar da posse de um presidente americano, e estará no lugar que já foi ocupado, por exemplo, pela lendária Maya Angelou (1928-2014) – ela leu On the Pulse of Morning quando Bill Clinton assumiu a Casa Branca em 1993, e até ganhou um Grammy de melhor texto recitado por isso.

Amanda, que vai ler The Hill We Climb, poema que dá título ao seu livro que será publicado em setembro, quando também será lançada a obra ilustrada Change Sings, foi criada em Los Angeles, onde sua mãe é professora. Aos 16, foi nomeada poeta juvenil laureada de Los Angeles. Mais tarde, quando já era estudante de sociologia em Harvard, ela se tornou a primeira poeta juvenil laureada nacional.

Ao New York Times, Amanda Gorman disse: “No meu poema, não vou de forma alguma encobrir o que vimos nas últimas semanas e, ouso dizer, nos últimos anos. Mas o que eu realmente aspiro fazer no poema é ser capaz de usar minhas palavras para imaginar uma maneira pela qual nosso país ainda pode se unir e ainda pode se curar “.

Em entrevista, ela contou que a equipe de Biden pediu apenas que ela destacasse, em seu texto, a necessidade de unir o país e que não fizesse nenhum tipo de ataque a Donald Trump, que está deixando a Casa Branca.

Poeta ativista, que escreve sobre a diáspora negra, o feminismo, injustiças sociais e questões de raça, ela nasceu prematura, teve um problema na fala na infância, o que a fez demorar para aprender a ler, e tem uma irmã gêmea. A dificuldade em se comunicar a aproximou da poesia, e ela encontrou nos versos a sua forma de expressão.

Artistas como Bruce Springsteen, Lady Gaga e J-Lo, entre outros, também se apresentam na posse de Joe Biden nesta quarta, 20.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Maranhão tem 30 cidades em emergência devido a chuvas

Subiu para 30 o número de cidades que decretaram...

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um...

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

para lembrar

Os cinco escândalos que rondam Obama

Seis meses após o início de seu segundo mandato,...

A Carta de Willie Lynch

QUEM ERA WILLIE LYNCH? Willie Lynch foi um proprietário de...

Entre homens, Dilma tem 10 pontos a mais que Serra, segundo Ibope

A vantagem da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff,...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança e ganham menos que os homens ao desempenhar a mesma função, apesar destes indicadores registrarem...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as raízes africanas do movimento que culminou na queda da ditadura em Portugal. O 25 de abril...

IBGE: número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave em SP cresce 37% em 5 anos e passa de 500 mil famílias

O número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave no estado de São Paulo aumentou 37% em cinco anos, segundo dados do Instituto...
-+=