Quem são as mulheres negras na política?

Na escola e na universidade, junto as colegas costumava mobilizar abaixos assinados e cartas abertas, solicitando ou mesmo reclamando algo que considerava de interesse coletivo.

por Francielle Costacurta  via Guest Post para o Portal Geledés

Esse foi o caminho inicial na carreira política que muitas mulheres ganharam espaço. Porem muitas jovens possuem certa resistência em ascender na pirâmide do poder.

Pois não se identificam com aquela seção politica e economica do jornal, mostrada com homens de terno e uma rivalidade masculinizada, parecendo mais comentaristas de futebol, justificando se foi falta ou não.

Para uma pessoa com conhecimento mais aprofundado e detalhista sabe que: Tentam mostrar que a formação de opinião política é coisa de homen de perfil privilegiado. Mas sabemos que não é bem assim.

E a mulher que participa de reuniões de Ongs, movimentos sociais, partidos, ou executivas de alto escalão e ate mesmo lideres religiosas, sabe que os tempos mudaram. Ou começaram a mudar em alguns espaços de interesse politico, que possuem ações de protagonismo feminino além da figuração feminina, como as primeiras damas com a escova em dia.

No Brasil ainda é pequena a notoriedade da representação política feminina principalmente em grandes cargos governamentais como o senado ou parlamento. A presidência é uma excessão pioneira no Brasil o Chile e a Argentina, também passaram, pela relação de estranhamento de gênero.

E as lideres enfrentam questionamentos da “postura adequada de uma mulher”; se é heterossexual ou se esta bem vestida para a cerimonia? Não defendo que o poder de gestão feminina é melhor ou tem um diferencial que acrescenta se for eleita. Mas vale a pena conhecelas de perto.

Estudar uma representante política, não é diferente do que curtir uma banda de rock. Lemos sobre a sua biografia, vamos ao seu show ou vemos a sua fala, acompanhamos as novidades no feed de noticias, sobre as ações que tem feito e ainda comentamos no nosso grupo como ela no auge da governança, poderia proceder melhor e até desistir de tal intento.

Pronto e nem doeu nada, isso é uma juventude feminista e consciente. Não só na overdose das informações que confere apoio ou indignação nas eleições.

Já a participação política partidária, é mais interessante ainda. Pois é uma aprendizagem constante. São politicas publicas que sabemos em primeira mão, são grupos de varios interesses que se encontram em uma marcha (passeata), trabalhadoras, donas de casa, quilombolas, LGBT e muito mais.

Com a finalidade de construir, reconstruir e expressar ideias. Esse processo demanda, negociação com as pessoas e plenárias sobre a prioridades de pautas. Não que seja fácil, trabalhar em grupo. Para a mulher que começa a militância é duas vezes mais difícil, para quem já foi oprimida ou sofre algum tipo de retaliação pela “costumeira” violência de genero.

Mas só quem fica nas reuniões, sabe o prazer que tem a atividade intelectual, interativa e a organização para a conquista de ações ideais e concretas que podem conferir um bem viver, contemplando você mulher negra.

Conheça mais sobre as autoridades que fazem visibilidade a nossa causa, negritude, cultura e comunidades em vulnerabilidade social.

Benedita Souza da Silva Sampaio- Ex empregada domestica, graduada em serviço social e proveniente da periferia, teve uma carreira meteórica sendo a 1º senadora negra em 1992) e prosseguindo em outros cargos de vida política ate o ano de 2010.
Maria Olivia Santana – A vida publica para a Maria Olivia, começa cedo a participar da militância estudantil. É no movimento negro que ela passa a integrar cargos importantes como dirigente da Unegro e em 2015 assumiu a Secretaria de Politica para as Mulheres.
Leci Brandão da Silva– Atual Deputada Estadual reeleita em 2014 pelo Estado de São Paulo, acumula o ofício de cantora renomada. A sua pauta de trabalho é focada em negritude, racismo e difusão da cultura.

+ sobre o tema

Cris Vianna fala sobre carreira, beleza e preconceito racial e de gênero

"Não é fácil ser negra em nenhuma profissão. Não...

O racismo, quando não nos mata, nos torna inseguras – Por Karina Vieira

Karina Vieira orienta suas pesquisas na questão da formação...

Salve as negras pensantes

A história reserva à mulher momentos peculiares. Historicamente, em...

para lembrar

Manifesto dos sem palco

Do que gostam os que odeiam a arte e...

Deborah Small, ativista negra norte-americana, participa de eventos em São Paulo

Após concluir agendas no Rio de Janeiro, em Salvador...

FNB: O percurso da voz da resistência negra brasileira (1933 A 1938)

RESUMO: O presente estudo pretende fazer uma retrospectiva histórica...

Sobre ser o suficiente

Já faz alguns dias que não me sai da...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=