Quem sofreu é que sabe, me tire dessa.

O correspondente de “O Globo” em Washington, Fernando Eichenberg, escreveu ( edição de

25.04.10, p. 10) que Marina Silva estava tendo por lá “tratamento de candidata negra”. Referia-se a alusões da imprensa norte-americana à visita da candidata do PV à Presidência do Brasil.

 

O diabo é que o comentário da candidata, na matéria do correspondente de “O Globo”, faz crer que sua vivência brasileira é de uma singularidade extremada: “Nunca me senti sofrendo preconceito por ser negra ou mulher”. Não sofri, não sou, estão falando de outra pessoa, de outras vivências.

 

Mas “outras vivências” não votam? Em princípio, nenhum candidato quer perder poder. Marina talvez nos diga, na terra de Obama, que não percebe movimento significativo na sociedade brasileira que legitime qualquer referência sua a uma identidade de mulher negra.

 

Mas sua liderança poderia, caso assumisse a identidade negra no processo eleitoral, alargar limites, vencer obstáculos partidários e outros? Sua candidatura poderia simbolizar? Naquele sentido de indicar caminhos e possibilidades futuras?

 

Antes que a candidata convença alguém da importância histórica da representação política negra, ela mesma teria de ser convencida de que é uma mulher negra. Definitivamente, não é o caso.

 

Prefiro imaginar a turma do PV argumentando que a temática racial contribui efetivamente para fechar espaços políticos, ao invés de abri-los. Digamos que a candidata esteja mais inclinada a aceitar argumentos assim, amparados em “fundamentos operacionais”.

 

Isso não excluirá, entretanto, as insinuações de marketing, levianas e artificiosas, que mais ou menos discretamente busquem tirar uma lasquinha aqui, outra ali. Nada diferente das distorções corriqueiras. De prudência em prudência, sabemos até onde pode chegar a vilania eleitoral.

 

 

Fonte:  Írohin

+ sobre o tema

Cristovam propõe bolsa de estudo para filhos de descendentes de escravos

Fonte: Agência Senado   O presidente da Comissão...

O orgulho de ser “burro” mostra que o poço não tem fundo no Brasil

Confesso que tenho cada vez menos paciência para casos...

Neofascistas decretam pena de morte em Cuiabá

Por: João Negrão A pena de morte está estabelecida...

Festa baiana atrai público americano para o Brasil

Fonte: Mercado de Eventos - Mais de 300 norte-americanos...

para lembrar

PV aumenta pressão para que Leal seja vice

Por: BERNARDO MELLO FRANCO Marina quer apresentar empresário, da...

Presidentes de TRFs rejeitam criação de tribunais e apoiam Barbosa

Presidentes dos cinco tribunais regionais federais do país...

CNT/Sensus mostra Dilma com 35,7% e Serra com 33,2%

Situação é de empate técnico, segundo Instituto Sensus.Pesquisa foi...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=