Quem tem deputado machista não precisa de inimigos

Quero fazer deste artigo um ato de repúdio contra a barbaridade que o deputado federal Jair Bolsonaro pronunciou contra à deputada federal  Maria do Rosário no Congresso, nesta semana. A fala agressiva e ostensiva caracteriza um ‘parlamentar’ que tem por finalidade reproduzir a violência e o discurso do ódio.

Por Walmyr Junior no Jornal do Brasil 

Tal ‘representante’ do Estado do Rio de Janeiro foi um dos deputados federais mais votado do país. Tal sujeito é sem sombra de dúvida, aquilo que representa as características mais sombrias da pessoa humana. Olhar para um ‘parlamentar’ como Jair Bolsonaro é ter vergonha de ser eleitor.

Após a deputada Maria do Rosário elogiar o trabalho da Comissão da Verdade, que investiga os crimes cometidos durante a Ditadura Militar, foi covardemente insultada e desrespeitada pelo também deputado Jair Bolsonaro. Ao perceber que Maria do Rosário deixava o plenário durante a sua fala, Bolsonaro se exaltou. “Não sai daqui não, Maria do Rosário. Fica aí, fica. Há poucos dias você me chamou de estuprador, no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui pra ouvir.”

O ‘parlamentar’ repetiu a vergonhosa cena que produziu em 2003, quando insultou a mesma deputada chamando-a de vagabunda e a empurrando em frente às câmeras da Rede TV. A reincidência deste político só revela quem de fato ele é. Se aproveitando das recorrentes absolvições, Bolsonaro não mede esforços de se colocar contra as mulheres, homossexuais, negros e outros seguimentos da sociedade que historicamente são excluídos.

No Brasil, só no ano passado, mais de 50 mil mulheres foram estupradas. É inaceitável que um representante do povo diga à deputada ou a qualquer mulher que não a estupraria porque ela não merece. NENHUMA mulher no mundo merece ser estuprada!

A cassação do mandato é o mínimo que se pode fazer. Os partidos PT, PSOL, PC do B e PSB já entraram com ações judiciais, e se preciso for que se chegue ao STF (Supremo Tribunal Federal) para atuar esse indivíduo por crime de ofensa e decoro parlamentar.

*Walmyr Júnior é professor. Representante do Coletivo Enegrecer no Conselheiro Nacional de Juventude – CONJUVE. Integra Pastoral da Juventude e a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.

 

Leia mais sobre Violência contra Mulher 

+ sobre o tema

Mortes de mulheres no Brasil têm raça e classe definidas, dizem pesquisadores

"Violência no Brasil é um fenômeno social articulado a...

Atleticanos e sociedade não podem banalizar o estupro

Um time como o Galo, cujo slogan é "paixão...

Pelo menos sete casos de violência contra mulher são registrados este domingo

Quantidade de ocorrências espantou a PMDF, que lembrou sobre...

Patrícia Mitie, a mais nova vítima de feminicídio no Brasil

Patrícia Mitie Koike, de 20 anos, foi espancada até...

para lembrar

“Um dia vou te matar”: como Roraima se tornou o Estado onde as mulheres mais morrem no Brasil

HRW aponta falha na investigação e arquivamento de denúncias...

Dossiê mulher: maior parte da violência contra a mulher ocorre dentro de casa

Companheiros e ex-companheiros, familiares, amigos, conhecidos ou vizinhos foram...

Erros não, machismo: o caso Laís Andrade

A história é das mais tristes. Uma mulher, Laís Andrade,...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=